Conheça os principais programas de financiamento estudantil


COMPARTILHE!

Nos últimos anos, fazer um curso superior se tornou mais fácil, até mesmo para quem não tem muita disponibilidade de recursos financeiros, graças às oportunidades oferecidas por programas de financiamento estudantil. Em sua maioria, esses programas são propostos pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação.

Isso porque, depois da reestruturação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), diversas universidades públicas e privadas passaram a adotar o desempenho do aluno no exame como porta de entrada tanto para o ingresso no ensino superior quanto para conseguir bolsas ou financiamento das mensalidades.

Os principais programas de financiamento estudantil no Brasil atualmente são o Sisu, ProUni e Fies. Esses programas têm como características em comum: a ampliação e a facilitação do acesso ao ensino superior; a utilização da nota do Enem como critério de seleção; o ingresso por meio de processos seletivos baseados na maior nota e o atendimento a alunos de todas as regiões do país graças ao processo automatizado via internet.

Além desses, as faculdades privadas podem oferecer programas próprios de financiamento para os alunos. Se você se interessou e quer conhecer mais sobre essas diversas oportunidades para incluir de vez um curso superior em seu currículo, continue lendo este post! Aqui vamos falar tudo sobre cada um desses programas e como utilizar o benefício. Confira!

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, ou Sisu, foi criado pelo Ministério da Educação como forma de selecionar candidatos para as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior e usa a nota do Enem como principal critério. O sistema já é utilizado em parte ou integralmente em quase todas universidades públicas do Brasil.

CONTINUAR LENDO

DicasMelhores Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami