Futuro da educação: o que realmente podemos esperar na evolução do ensino?


COMPARTILHE!

Quase tudo o que fazemos hoje é diferente da forma como era feito há 30 anos. Usamos o banco de forma diferente, os telefones, nos comunicamos de outra maneira, trabalhamos de forma distinta. As crianças de hoje são nativas digitais e, para elas, a tecnologia é absolutamente natural.

A questão é que algumas escolas ainda mantêm o modelo de décadas atrás. Isso cria um distanciamento entre o aluno e o ambiente escolar que torna difícil reter o interesse do estudante. No entanto, também é verdade que o setor está, sim, passando por uma grande modernização e o futuro da educação traz tendências muito inovadoras.

Neste artigo vamos ver algumas dessas tendências para que o futuro da educação consiga atender a realidade de amanhã. Acompanhe!

Ensino híbrido

O dilema entre ensino presencial e a distância caminha para um misto entre os dois. Da mesma forma que podemos, por exemplo, comprar um produto pela internet para retirar presencialmente em um ponto de venda, a educação pode mesclar ensino tradicional e tecnologias.

O professor precisa estar adaptado também a essa nova forma de ensinar. É necessário que conheça as tecnologias, tenha intimidade com elas e saiba fazer o melhor uso para o aprendizado dos alunos.

Gamificação

Já viu alguma criança ou adolescente usando o videogame, ou joguinhos de celular? Rapidamente eles aprendem as regras e avançam nos níveis, cada vez mais complexos. É um aprendizado incremental: a cada nível o jogador usa as habilidades conquistadas nos níveis anteriores, além de ter que assimilar outras e traçar novas estratégias, se quiser passar para a próxima fase.

CONTINUAR LENDO

Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami