Saiba como funciona a nota do MEC e tire todas as suas dúvidas!


COMPARTILHE!

Quando os estudantes estão escolhendo uma universidade ou faculdade para cursos de graduação e pós-graduação, a nota do MEC é um fator importante. Afinal, essa nota demonstra e certifica a qualidade das instituições de ensino.

Mas você sabe como essa nota é gerada, quais são os principais instrumentos de avaliação e o porquê de ela ser tão importante? Tire essas dúvidas nos tópicos a seguir!

Como funciona a nota do MEC?

O Ministério da Educação (MEC) avalia as instituições de ensino superior por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Trata-se de uma autarquia que leva em consideração uma série de indicadores de desempenho das faculdades e universidades. Assim, é feita uma média geral dos conceitos de cada indicador e definida uma nota que varia de 0 a 5.

Quais são os principais instrumentos de avaliação do MEC?

Para calcular a nota do MEC, o Inep utiliza uma série de indicadores, que servem como instrumentos de avaliação. Saiba mais sobre cada um deles.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador que considera o desempenho dos estudantes dos cursos da instituição de ensino, o nível de preparo do seu corpo docente, a sua infraestrutura, os recursos pedagógicos e didáticos utilizados, entre outros pontos.

CONTINUAR LENDO

Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami