Afinal, o que é big data? Entenda como as empresas estão usando


COMPARTILHE!

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o que é Big Data. Isso acontece porque se trata de um conceito relativamente novo, embora muito relevante, aplicável, real e imediato.

Você já refletiu sobre a quantidade de dados que recebemos e produzimos diariamente? São redes sociais, e-mails, transações bancárias, entre outros. Big Data é a tecnologia que ajuda a gerenciar todos esses dados e transformá-los em algo relevante.

Pensando em ajudar você a entender melhor o quanto esse conhecimento pode influenciar o sucesso de uma empresa e como ele é utilizado na prática, preparamos um guia completo sobre o assunto. Ficou curioso? Então continue a leitura!

O que é Big Data?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é o Big Data. Esse conceito começou a ser trabalhado no início da década de 2000 e se refere a um conjunto de dados muito grande. Exatamente pelo seu volume, ele não pode ser processado utilizando ferramentas convencionais.

É aí que entra a tecnologia Big Data. Os dados que serão analisados podem vir de fontes variadas, como:

  • estruturadas (por exemplo, tabelas);
  • semiestruturadas (seguem diversos padrões);
  • não-estruturadas (provenientes de uma mescla de fontes distintas como vídeos, textos, áudios etc).

Ou seja, estamos falando em gestão, organização e análise de diferentes dados, gerados em diferentes formatos e provenientes de fontes diversificadas. Tudo ao mesmo tempo!

CONTINUAR LENDO

Especialidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami