Aprenda o que faz um social media e como se especializar

aptos a lidar com a tecnologia e com as novas formas de comunicação. Em meio a esse cenário, surge a figura do social media. Mas você sabe o que faz esse profissional?
Se você é interessado por comunicação, está de olho nas tendências das redes sociais e gosta de novidades, precisa saber mais a respeito dessa profissão que cresce diariamente. Neste artigo, falaremos sobre o social media, quais são suas atribuições e como se especializar nessa área. Confira!

O que faz um social media?

O social media também costuma ser conhecido como analista de mídias, assistente de mídias ou assessor de marketing digital. Se o cargo for de gerência, esse profissional pode receber o nome de gestor de mídias sociais de uma empresa.
No senso comum, um social media é conhecido como a pessoa que cuida das redes sociais de uma empresa, de um negócio ou de uma pessoa famosa. Contudo, a verdade é que o leque de atribuições desse profissional vai muito além de cuidar de Facebook, Instagram ou Twitter do contratante.
De forma geral, pode-se dizer que o profissional especializado nessa área é o responsável por consolidar o nome da marca para a qual presta serviço, fazendo com seja reconhecida pelo público e, com isso, alcance mais sucesso.
Para tanto, ele precisa ter conhecimentos sobre as próprias plataformas de comunicação e também em marketing digital, marketing de conteúdo, relações públicas, análise de resultados, entre outros assuntos relacionados.

Qual a importância desse profissional para as empresas?

Até poucos anos atrás, os profissionais que cuidavam da comunicação das empresas eram, principalmente, jornalistas, assessores de comunicação, publicitários e marketeiros.
No entanto, com a popularização das redes sociais, tornou-se necessária a presença de pessoas especializadas nesses canais e que consigam intermediar a relação com o público de forma eficiente, levando em conta as particularidades desse meio.
Assim sendo, hoje em dia é praticamente impossível que uma empresa ou empreendedor pense em ser bem-sucedido sem ter uma presença forte nas redes sociais. Isso porque é por meio desses canais que a maioria das pessoas tiram dúvidas, fazem reclamações ou, até mesmo, adquirem produtos. Por isso, é fundamental que o responsável por essa área esteja devidamente especializado no assunto.

Quais são as principais funções de um social media?

Quem deseja seguir nessa área tão promissora precisa dominar alguns aspectos relativos às suas funções. Na sequência, conheça as principais atribuições dessa profissão.

Análise e monitoramento de redes sociais

Uma das principais funções de um analista dessa área é monitorar as redes sociais. Isso significa dominar tudo sobre as plataformas e entender como o público da empresa age, o que espera da marca e o que as pessoas estão dizendo a respeito.
Além disso, cabe ao social media responder a mensagens em nome da empresa, interagir com usuários, resolver problemas e ainda estar atento às tendências da área, incluindo monitorar o que os concorrentes fazem.
Vale ressaltar que para essa tarefa, o profissional precisa saber tudo da empresa e responder como se fosse o próprio CEO ou gerente.

Produção de conteúdo especializado

Outra atribuição do analista de redes sociais é a produção de conteúdo que seja, ao mesmo tempo, relevante para o público e se adeque ao perfil da empresa. Para isso, é crucial o profissional conhecer a fundo quem são os clientes da marca, o que consomem na internet e que tipo de informação pode despertar o interesse deles pelos produtos ou serviços comercializados.
Depois disso é preciso compreender como o serviço está relacionado a esses interesses e, então, pensar estratégias para que as pessoas interajam com as postagens nas redes sociais.
Dependendo do tamanho da empresa, principalmente se for o único do setor, o social media precisa ser capaz de, mais do que dominar as redes sociais, lidar com ferramentas que auxiliem na produção do conteúdo, como editores de fotografias, vídeo e áudio e softwares de design gráfico.

Análise de dados e métricas

Depois de entender sobre as redes sociais e produzir conteúdo atrativo e relevante para todos os canais, o profissional que lida com essa área também deve saber qual impacto do seu esforço para os números da empresa.
As métricas são importantes para compreender a eficácia de suas ações e perceber que tipos de estratégias poderiam ser seguidas e quais podem ser deixadas de lado por não estarem gerando os resultados esperados. Assim sendo, é relevante que quem deseja seguir nessa área tenha conhecimento de ferramentas de análises de dados e planilhas.

Gerenciamento de crises

Inevitavelmente, as empresas estão sujeitas a passar por momentos difíceis, como as crises. Nessas situações, é preciso que haja um profissional apto a gerenciar a imagem do negócio e reverter a situação, minimizando os danos à marca — sobretudo nos ambientes das mídias sociais, que é o espaço no qual tudo ganha proporções maiores.
Nesse sentido, cabe ao social media gerenciar os momentos de crise de uma empresa lidando com o público, produzindo material para a imprensa e reconstruindo a imagem da marca diante do mercado.

Como se especializar nessa área?

Por ser uma profissão relativamente nova, as faculdades ainda não oferecem essa formação em forma de graduação. Normalmente, quem atua no setor são profissionais formados na área de comunicação (jornalismo, publicidade, marketing) ou com formação em administração e gestão de pessoas.
No entanto, profissionais de todas as áreas que desejam investir nessa profissão podem fazer pós-graduação e se especializar, podendo atuar no próprio negócio ou em grandes empresas, afinal, a demanda é grande.
As principais instituições que oferecem a especialização na área são ESPM, PUC Minas, ComSchool e DMI (Digital Marketing Institute), sendo esta última voltada para certificação para profissionais de marketing e vendas digitais com um certificado reconhecido internacionalmente.
Por ser uma área nova e em crescimento, vale a pena investir em conhecimento, a fim de atuar como social media e se destacar no mercado de trabalho.
Quer receber mais dicas de especialização como essas? Siga nossa página no Facebook!]]>

No Comments

Post A Comment