Confira 4 motivos para você fazer MBA em Gestão Pública

A formação em Administração é bastante ampla e permite ao profissional atuar em diversas frentes — uma delas é o setor público. Para atuar nessa área, é fundamental buscar uma especialização que garante o desenvolvimento das habilidades necessárias para lidar com suas particularidades. Nesse caso, o mais indicado é fazer um MBA em Gestão Pública.

Você sabe como funciona a Gestão Pública e o que é exigido do profissional que opta por atuar nesse setor? Neste artigo vamos explorar essa área e ainda apresentar 4 bons motivos para fazer um MBA em Gestão Pública e se destacar nesse mercado em expansão. Acompanhe!

O que é Gestão Pública?

A área da Gestão Pública é a especialização da Administração destinada à gerência de instituições públicas e governamentais, bem como a elaboração, a implementação e o acompanhamento de políticas públicas.

De uma forma geral, podemos dizer que essa área é a aplicação das teorias clássicas da administração com o intuito de gerenciar instituições e órgãos públicos. Ou seja, é uma profissão que se destina a atuar em processos de planejamento, organização e controle das atividades desenvolvidas por órgãos governamentais e integrantes do terceiro setor, como as ONGs.

O profissional que se especializa nessa área tem como principais empregadores órgãos como ministérios, secretarias, concessionárias de serviços públicos e entidades governamentais nos âmbitos federais, estaduais e municipais. Nesse sentido, pode ser lotado em áreas como educação, saúde, cultura, assistência social e habitação.

Nesses locais, cabe ao gestor público elaborar, coordenar e avaliar políticas que tenham como propósito atender às mais diversas demandas das coletividades, tais como melhorar índices educacionais, combater a exclusão social e possibilitar o acesso à alimentação de qualidade — tudo isso de forma preventiva.

Dessa forma, quando trabalha na elaboração de tais políticas, esse profissional precisa estabelecer os objetivos e as diretrizes, analisando as condições para que haja a sua aplicação, além de acompanhar licitações e controlar o orçamento.

Na maioria dos casos, para ingressar nessa função — principalmente na administração direta pública — é necessário fazer concurso ou comprovar experiência (obtida com estágios, por exemplo), como no caso de ONGs.

Quais são os 4 principais motivos para fazer um MBA em Gestão Pública?

Essa é uma área da Administração bastante promissora, e o caminho mais indicado para a pessoa que esteja pensando em atuar no ramo é fazer o MBA em Gestão Pública.

A pós-graduação denominada MBA (Master in Business Administration) é um formato cuja proposta é atender às necessidades práticas do dia a dia e consolidar o conhecimento de experiências vividas todos os dias no mundo das organizações.

O MBA em si consiste em uma qualificação que prepara o aluno para adquirir experiências capazes de auxiliá-lo no cotidiano das empresas. Algumas das vantagens dessa modalidade de pós-graduação são:

  • vantagem competitiva na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho;
  • conhecimentos alinhados à realidade do mercado;
  • mais possibilidade de networking.

Diante disso, percebe-se que fazer uma especialização no formato de MBA é altamente vantajoso. A seguir, confira 4 motivos pelos quais vale a pena fazer um MBA em Gestão Pública!

1. Causa impacto social na vida das pessoas

Quem está em busca de uma carreira que promova algum tipo de impacto social pode se reconhecer na área de Gestão Pública. Isso acontece porque, nesse setor, os gestores podem atuar elaborando e avaliando políticas que, de fato, transformarão a vida das pessoas na sociedade.

Mais do que isso, é dever desse profissional estar sempre aperfeiçoando os processos existentes, com o objetivo de aumentar a efetividade de tais políticas.

A ideia de fazer uma especialização e Gestão Pública é que o aluno desenvolva um senso crítico mais aguçado em relação aos procedimentos, além da consciência da necessidade de fomentar o bem-estar coletivo.

2. Propõe políticas mais efetivas para a sociedade

A administração voltada para setores públicos demanda muita responsabilidade, de tal modo que o aluno que conclui um MBA nessa área precisa sair consciente do seu papel enquanto agente que pode gerar inúmeros benefícios para a comunidade que o cerca.

A eficiência de um serviço está intimamente ligada à forma com que gestão é conduzida pela instituição e pelo gestor. Quando um profissional está apto a ocupar esse posto dentro de uma instituição, ele pode otimizar os serviços, corrigindo pontos que necessitam de atenção e planejando os investimentos adequados para que as políticas públicas sejam mais eficientes para a sociedade — buscando elevação nos indicadores econômicos e na qualidade de vida das pessoas.

3. Auxilia na redução de gastos públicos

Algumas das funções do gestor público são:

  • coordenar equipes em instituições e serviços públicos;
  • elaborar políticas de acordo com as necessidades da população;
  • controlar o orçamento;
  • traçar estratégias para a otimização dos processos;
  • acompanhar o desempenho das instituições de forma transparente.

Sendo assim, quando o ocupante desse cargo consegue desenvolver todas as etapas da melhor forma possível, ele automaticamente reflete na redução dos gastos públicos.

4. É uma profissão estratégica

Por fim, outro bom motivo para fazer um MBA em Gestão Pública é que essa é uma profissão que tem se tornado estratégica para as instituições — e isso não é por acaso.

O profissional nessa função deve prezar pela ética e pela responsabilidade, uma vez que, sobretudo nos últimos anos, a cobrança por uma boa Gestão Pública se tornou mais evidente. Assim, é fundamental que o gestor tenha conhecimentos suficientes para agir de forma estratégica, visto que está no centro de projetos econômicos e sociais e, consequentemente, da destinação dos recursos.

Além disso, essa é uma área que está em expansão, principalmente devido ao maior número de projetos sociais ligados ao Estado. Por isso, o número de concursos públicos para o setor é cada vez maior.

Onde encontrar o MBA em Gestão Pública?

O profissional de Gestão Pública se depara com questões complexas e que são de interesse público. Por essa razão, o administrador precisa ter uma formação completa com as especificidades do setor, bem como a legislação que rege os órgãos públicos — aspectos que o MBA é capaz de providenciar.

Com a popularização da profissão, algumas instituições de ensino já estão oferecendo essa especialização. As principais faculdades brasileiras a oferecerem a pós-graduação são a Dom Cabral, a PUC Minas, a Unopar e a FECAP.

Vale ressaltar que o mais importante na hora de buscar um MBA em Gestão Pública é verificar se a instituição é respeitada e qualificada. Feito isso, certamente boas oportunidades de trabalho surgirão.

Ficou interessado nessa especialização ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para explicarmos melhor as questões sobre o MBA!

]]>

No Comments

Post A Comment