Conheça as profissões mais procuradas e saiba o porquê.

Escolher uma profissão e traçar o rumo da carreira não é uma decisão fácil. É preciso conciliar aptidão, gosto pessoal e as tendências do mercado, afinal, todos precisamos pagar as contas e queremos um caminho no qual seja possível crescer e ter futuro. Por isso, é importante conhecer quais são as profissões mais procuradas do momento.

É possível compreender quais são os rumos que o mercado está tomando e usar isso como base para uma decisão mais bem fundamentada. Para entender melhor, usamos como base o Guia Salarial 2019, da consultoria Page Group, que mostra quais profissões estão em alta, com elevação de salários, e quais estão perdendo terreno.

Neste artigo, listamos algumas das profissões mais procuradas, explicando melhor a atuação e o panorama de mercado para elas. Acompanhe!

Gerente de qualidade

O gerente de qualidade é responsável por definir as diretrizes do setor de gestão da qualidade e segurança, associando qualidade aos processos, produtos e rotinas de uma organização. Esse profissional coordena a equipe e gerencia os processos de controle de qualidade, por meio da análise da satisfação dos clientes internos e externos.

Entre as suas responsabilidades estão:

  • avaliação e definição do método de controle de qualidade;
  • aprovação do relatório de teste do produto acabado;
  • suporte técnico ao departamento de engenharia;
  • elaboração do treinamento relacionado aos parâmetros de qualidade do produto;
  • revisão técnica e aprovação técnica do fornecedor;
  • auditoria de qualidade em fornecedor;
  • controle de mudança;
  • gestão de melhoria e de reclamação do cliente.

Em geral, o gerente de qualidade tem graduação em engenharia ou tecnólogo em gestão de qualidade e pós-graduação na área. O campo de trabalho é amplo e vai desde a área de produção industrial até setores como saúde, educação e serviços financeiros.

Um dos motivos pelos quais está em alta no mercado é que, por garantir a eficácia dos métodos de trabalho, esse profissional ajuda a reduzir custos e desperdícios na empresa.

Gerente de compras

Esse profissional gerencia toda a atividade de compras da empresa, cuidando do controle de custos e definindo parâmetros para novas aquisições. Assim, busca constantemente obter as melhores condições de preço, qualidade, prazo de entrega para fechar os pedidos, além de garantir uma rede de fornecedores de confiança para a empresa.

Não existe uma formação específica para essa área, mas, em geral, os gerentes de compras são formados em administração de empresas, ciências contábeis, economia ou áreas correlatas. Em um ambiente extremamente competitivo como o atual, o gerente de compras é capaz de prover à empresa uma importante vantagem competitiva, conseguindo adquirir matéria-prima ou mercadoria por preços menores e com melhor qualidade.

Praticamente todas as empresas de médio e grande porte contam com esses profissionais, que devem ter certas características, como perseverança, poder de persuasão, objetividade e uma boa rede de contatos.

Gerente de omnichannel

Este é um cargo muito requisitado principalmente entre empresas de varejo, que são as mais impactadas pela multicanalidade, ou seja, pelo omnichannel. Pense em uma empresa que venda seus produtos pelo site, por lojas físicas e por aplicativos. O cliente pode comprar por qualquer um desses canais e ainda interagir com a empresa pelas redes sociais.

O gerente de omnichannel é quem vai liderar o desenho, a construção e a implementação desse modelo comercial, definir a forma de operação dos canais e a política de relacionamento com os parceiros.

Embora não haja uma formação específica desejada, esta é uma posição que demanda um profissional com características bem específicas. É preciso ter conhecimento de tecnologia, marketing digital, varejo, assim como sobre o comportamento do consumidor. É um perfil novo e multidisciplinar, em uma área que só tende a crescer.

Analista de desenvolvimento de negócios

Em nível mais operacional, essa é uma das profissões que se mantêm em alta. O analista de negócios é responsável por fazer o alinhamento entre a área de negócios e os demais setores da empresa. Por isso, ele é fundamental para que os resultados esperados sejam alcançados, uma vez que é ele que vai garantir que tudo saia conforme o programado, fazendo a interface com todos os envolvidos.

O analista de desenvolvimento de negócios atua tanto na elaboração do plano estratégico da área de negócios quanto na análise de contexto, elaborando recomendações de ações e soluções. Pode ser responsável também por estudos de viabilidade de novos produtos ou serviços.

As formações mais comuns para esse tipo de profissional são administração de empresas, relações internacionais e engenharia. Com a automação da maioria das atividades operacionais e o aumento da complexidade do mundo empresarial, o mercado exige cada vez mais capacidade analítica dos profissionais, que se inserem como solucionadores de problemas. É nesse contexto que surge o aumento da demanda por analistas de desenvolvimento de negócios.

Gerente de performance

Entrando no mundo do marketing digital, destaca-se a posição de gerente de performance. Sua função, essencialmente, é entender quais são os KPIs (Indicadores Chaves de Performance) da empresa e estruturá-los. Com isso, é preciso transformar estratégia e planejamento de vendas em programação para o dia a dia da empresa, prover inputs para otimizar processos, além de reduzir custos e aumentar a previsibilidade da demanda.

Assim, o gerente de performance tem uma função transversal na empresa, atuando diretamente na interface com outras áreas da companhia, como vendas, produtos, operações e finanças. O resultado do seu trabalho serve também como suporte para a área de vendas, já que fornece dados confiáveis para dar apoio aos processos de atração, manutenção, retenção e fidelização de clientes.

O gerente de performance precisa ter um bom conhecimento do uso de dados, especialmente de finanças. Por isso, é comum que seja graduado em matemática ou estatística, além de engenharia, administração de empresas e economia. Existem também cursos de pós-graduação de ciências de dados ou Business Analytics que são desejáveis para esses profissionais. A alta na procura por esse tipo de profissional também se insere no ambiente de alta competitividade, com busca por ganhos de eficiência e precisão nas ações.

Deu para notar que existe pelo menos uma característica em comum em todas as profissões mais procuradas que citamos aqui: elas trazem ganhos de eficiência para as empresas. Assim, na hora de escolher o rumo da sua carreira, é um aspecto interessante a observar. Antes de tomar qualquer decisão, pesquise mais a fundo sobre aquelas nas quais tiver interesse.

Gostou do artigo? Então, aproveite para continuar sua leitura e saber tudo sobre ensino a distância!

No Comments

Post A Comment