Curso de marketing digital: qual é o impacto para a minha carreira?

Profissionais com habilidades e conhecimentos em estratégias de marketing digital são cada vez mais requisitados. Com o mercado em crescimento, as marcas estão mais concentradas em estratégias online para atrair visitantes, gerar leads, identificar oportunidades e vender.

A verdade é simples: as empresas estão investindo em marketing digital como nunca. Assim, orçamentos maiores, mais opções de carreira e aumento de remuneração são apenas alguns dos benefícios imediatos do profissional com conhecimentos nessa área.

Em contrapartida, devido à constante e rápida evolução da área, é fundamental que o profissional se mantenha atualizado por meio de cursos de marketing digital.

Neste texto, forneceremos um guia de carreira para que você tire suas principais dúvidas referentes a cursos de marketing digital. Vamos lá!

O benefício do curso de marketing digital

Se você está começando no mundo do marketing digital ou já é um profissional da área, participar de cursos traz um benefício fundamental à carreira: a atualização. Afinal, quanto mais recentes forem seus conhecimentos, mais fácil será comprovar suas habilidades e competências baseadas nas últimas tendências, estratégias e metodologias de marketing.

Além de aumentar o seu valor no mercado, é importante considerar que este é um campo em constante crescimento, com aumento de demanda e evolução acelerada. Por isso, as empresas sempre buscarão, prioritariamente, profissionais que têm a capacidade de se manterem atualizados.

Com a atualização frequente, você também aumentará a sua autoridade e confiança à medida que constrói seu conjunto de habilidades. Além do conhecimento renovado, esse aumento de confiança será importante durante processos seletivos ou tomadas de decisão que impliquem na implementação de uma nova estratégia de marketing.

Os diferentes tipos de curso

Não seria correto afirmar que um curso a distância é melhor que um curso presencial, ou que um MBA ou mestrado em marketing digital é melhor visto no currículo em relação a um curso técnico. Cada profissional tem seus objetivos e os caminhos para conquistá-los são diversos.

Há profissionais que desejam aprender um pouco de tudo para definir a melhor estratégia a partir de uma visão mais ampla, e outros preferem focar em áreas mais específicas e técnicas com o objetivo de desenvolver alguma habilidade, como o domínio de ferramentas de e-commerce.

Além da modalidade, é importante avaliar o tempo que será dedicado ao curso de marketing digital e o valor a ser investido. O preço de um MBA costuma ser superior ao de um curso mais técnico e um curso presencial demandará tempo de deslocamento até a instituição, enquanto um EAD pode ser realizado de acordo com sua agenda.

Ou seja, para tomar a melhor decisão, é fundamental avaliar qual conhecimento deseja adquirir, quanto tempo tem disponível para se dedicar aos estudos e o montante que pretende investir.

Cursos generalistas ou específicos

Estes são dois modelos de curso de marketing digital que podem ser encontrados. Em uma estrutura de curso com uma abordagem mais generalista, o conhecimento ministrado será amplo, abrangendo temas que vão desde o comportamento do consumidor até o marketing estratégico.

Os cursos generalistas são excelentes para iniciantes entenderem, de forma geral, o marketing digital. Também são uma boa oportunidade para gestores, que podem aprimorar seus conhecimentos para a aplicação das melhores estratégias para alcançar os resultados desejados.

Já os cursos específicos são todos aqueles focados na facilitação e aplicabilidade de tecnologias e ferramentas, ou seja, os requisitos necessários para colocar a mão na massa e aplicar a estratégia traçada. A vantagem desse modelo é a possibilidade de escolher o tema de estudo. Por exemplo, se seu objetivo é melhorar suas competências em social media, o curso escolhido deve estar voltado para essa ementa.

Mas não se engane os modelos dos cursos não são independentes: eles são complementares! Isto é, não adianta ter excelentes conhecimentos técnicos e não entender como se aplicam à estratégia, ou estruturar uma estratégia sem saber se é possível aplicá-la com os recursos técnicos disponíveis.

Principais instituições para curso de marketing digital

Manter-se atualizado sobre as últimas estratégias e metodologias do marketing digital é fundamental para o desenvolvimento do profissional da área. Por isso, separamos as instituições que são referências na área!

DMI

A DMI, Digital Marketing Institute, é uma instituição de ensino que oferece:

  • cursos de extensão: marketing digital internacional e social selling internacional;
  • cursos avançados: especialista em search machine, em mídias sociais ou em estratégia digital e planejamento;
  • especializações: pós-graduação em marketing digital e mestrado em marketing digital.

Com suas certificações validadas por gigantes do mercado, como Google, LinkedIn e Microsoft, a DMI busca formar profissionais digitais com as habilidades e competências requisitadas pelo mercado.

Rock Content

A Universidade Rock Content reúne todos os conteúdos do marketing digital em módulos separados. É uma excelente opção para aqueles que desejam se especializar em algum conhecimento mais técnico, ou até mesmo unir diversos módulos que contribuam para o melhor desempenho nas estratégias de marketing digital.

RD University

A RD University é uma plataforma da Resultados Digitais que disponibiliza cursos introdutórios livres, como Introdução ao Marketing Digital, Inbound Marketing, Inside Sales, além de cursos mais avançados, como Inbound para Gestores, Marketing para Analistas e Inside Sales para Gestores, que são pagos.

Portanto, profissionais atuantes no mercado, assim como aqueles que desejam ingressar no mundo das mídias digitais, devem sempre se manter atentos às novidades do setor. Assim como a tecnologia, as estratégias e o uso das ferramentas de marketing digital evoluem de forma acelerada.

Para que seus conhecimentos não fiquem defasados, nem o seu currículo desatualizado, não esqueça da importância de um curso de marketing digital. Como ele, seus conhecimentos serão alavancados e você acompanhará todas as mudanças.

Vale lembrar que, antes de se matricular, é de suma importância analisar as suas necessidades. Tenha também sinceridade em relação ao tempo que efetivamente tem disponível para dedicar aos estudos, verifique se o investimento está dentro do seu orçamento e, por fim, decida qual a instituição de ensino que trará o melhor reconhecimento perante o mercado de trabalho. Dessa forma, você aproveitará ao máximo o curso de marketing digital.

Quer receber mais dicas e informações como estas? Assine a newsletter e não perca nenhuma novidade.

No Comments

Post A Comment