Fique por dentro dos principais processos de gestão de pessoas

Nos últimos anos, a forma como os líderes e liderados se relacionam passou por inúmeras transformações, o que resultou em uma nova configuração dentro das empresas. Com a concepção de que o capital humano é uma das principais riquezas de uma organização, surgiram novos processos de gestão de pessoas.

Diante disso, a concepção de uma gestão autoritária e sem espaços para a participação dos colaboradores não é mais aceita. A ideia hoje é valorizar, motivar e capacitar cada vez mais a equipe, com o objetivo de melhorar o desempenho geral da empresa.

Para atuar nessa área, mais do que ser um líder, o profissional precisa dominar uma série de habilidades. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo até o final e fique bem informado sobre essa profissão!

Como funciona a gestão de pessoas?

A área de gestão de pessoas é bastante completa. O profissional desse setor nas empresas tem como atribuições: motivar, treinar, desenvolver e priorizar a eficiência no desempenho de cada colaborador. A ideia é que, com isso, melhore a qualidade de vida e a produtividade de todos.

Para lidar com esse setor, o profissional precisa lidar com conhecimentos diversos dos campos da administração, psicologia organizacional e liderança, podendo até mesmo complementar sua formação com cursos de diferentes áreas.

Isso porque os novos processos dessa área têm como meta principal estimular a participação de todos na gestão e desenvolvimento pessoal, aumentando a eficiência e reduzindo a rotatividade na equipe. Todas essas medidas são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Para saber o porquê, continue a leitura!

Qual a importância para as empresas?

Ter uma boa equipe de colaboradores, que esteja alinhada e motivada para cumprir as metas da empresa, é uma das maiores vantagens competitivas de um negócio.

Por isso, empresas que não têm bons processos de gestão de pessoas e não cuidam do bem-estar do pessoal sofrem com a alta rotatividade e falta de motivação, o que, consequentemente, leva a uma maior queda de produtividade como um todo.

Assim como qualquer papel de liderança, quem lida com recursos humanos enfrenta uma série de desafios no dia a dia das corporações. Um deles é manter a harmonia nas relações interpessoais no ambiente corporativo, espaço em que a pressão por resultados, competitividade e até mesmo diferenças culturais e religiosas podem causar desconforto.

Esse tipo de estresse influencia o resultado final, pois os melhores talentos buscam ambientes com bastante harmonia, colaborativos e com um clima positivo

Outro ponto que merece atenção é que muitos gestores não são bem-sucedidos devido à falta de estabelecimento de metas e objetivos claros. Com isso, erram por não saberem conduzir a equipe para o objetivo final.

Isso sem falar que a falta de valorização dos colaboradores é algo que pode colocar a empresa em risco. Não por acaso, uma pessoa que não sente que sua opinião é ouvida ou não enxerga a possibilidade de crescimento de uma empresa dificilmente vai ter razões para permanecer no posto.

Diante dessas razões, é perceptível que os processos de gestão de pessoas são essenciais para organizações que prezam pela retenção de um bom quadro de pessoal e pelo trabalho em equipe.

Quais são os principais processos de gestão de pessoas?

É fato que as pessoas são a parte inteligente de uma organização e são elas as responsáveis por promover os resultados e construir um diferencial diante da concorrência, que está cada dia mais acirrada.

Nesse sentido, ter bons processos de gestão de pessoas é fundamental para que as empresas sejam eficazes, mantendo a motivação da equipe e proporcionando o alcance tanto de objetivos pessoais quanto profissionais, como o sucesso na carreira.

Mas como fazer uma boa gestão? A seguir, veja os principais processos que demandam o setor!

Agregar pessoas

O processo de agregar pessoas significa buscar novos talentos para a empresa, o que inclui fazer o recrutamento e a seleção de profissionais. A ideia é que estejam alinhados com a missão e os valores da organização.

Aplicar pessoas

Logo em seguida, vem o processo denominado aplicar pessoas. O objetivo dessa etapa da gestão de pessoas é instruir os novos colaboradores sobre todas as atividades que serão desenvolvidas na empresa.

Além disso, cabe ao líder do setor orientar quanto a regras e cultura da empresa, bem como acompanhar de perto o desempenho. É nessa etapa que acontece o desenho, análise e descrição de cargos e funções.

Recompensar pessoas

O propósito do processo de recompensar pessoas é garantir que a equipe se sinta incentivada a dar o seu melhor. Tais incentivos podem ter o intuito de satisfazer as necessidades individuais ou profissionais, como remuneração, benefícios, serviços sociais e promoções.

Desenvolver pessoas

Desenvolver pessoas significa promover a capacitação dos colaboradores, oferecendo treinamentos presenciais ou a distância, programa de mudança de carreira e incentivo à especialização.

Manter pessoas

Aqui, o objetivo é proporcionar condições psicológicas e ambientais para a prática adequada das atividades rotineiras. Isso inclui ações como disciplina nos prazos, higiene, condições de segurança no trabalho, qualidade de vida e integração da equipe.

Monitorar pessoas

Esse processo consiste em acompanhar e controlar as atividades dos colaboradores, sempre observando os resultados. Com isso, espera-se manter todos satisfeitos ao longo do tempo.

Como se capacitar nessa área?

Até aqui, já foi possível perceber que, para gerir os processos de gestão de pessoas, são demandadas diversas competências e habilidades. No entanto, é possível dizer que não existe um perfil ideal, e sim líderes que prezam pelo equilíbrio no dia a dia.

De uma forma geral, cabe a esse profissional treinar com eficiência a equipe, recompensá-la de forma justa e motivá-la para que alcance as metas e, assim, contribua para o crescimento como um todo.

Como esses conhecimentos são vistos de forma breve durante a graduação, o mais indicado é que uma pessoa que pense em seguir esse caminho opte por fazer uma especialização em gestão de pessoas. Com a capacitação adequada, o profissional será capaz de realizar de forma correta todos os processos de gestão de pessoas e se transformar em um verdadeiro líder.

Gostou dessas dicas? Se quer entender esse assunto de forma mais aprofundada, baixe o nosso e-book sobre as diferenças e semelhanças entre Gestão de Pessoas e RH!

No Comments

Post A Comment