Liderança e gestão de pessoas: como se preparar da melhor forma?

A sociedade e o mercado de trabalho mudaram ao longo do tempo, e a maneira como se gerencia pessoas acompanhou esta evolução. O antigo chefe, aquele que apenas ordenava, deu lugar a outra forma de gestão: o líder. Dessa forma, pode-se dizer que os cargos de liderança e gestão de pessoas estão mais próximos do liderado. Afinal, hoje a figura do líder tem um papel mais voltado para a conquista dos resultados em conjunto.

No entanto, estar à frente de uma equipe não é nada fácil. É preciso que o líder desenvolva certas competências e enfrente alguns desafios no dia a dia para que o time alcance o seu propósito.

Pensando no grande desafio que é gerenciar pessoas da melhor forma, neste artigo daremos 5 dicas para ser um líder bem-sucedido. Também indicaremos os principais desafios encontrados e listaremos os líderes que podem ser inspiração para quem está começando a trilhar esse caminho. Confira!

Como ser um líder bem-sucedido

O que era considerado um líder ideal há alguns anos, hoje pode soar antiquado. Isso porque, antigamente, o chefe enxergava a equipe como pessoas que deveriam estar submetidas às suas ordens. Nesse cenário, excluíam-se o pensamento crítico e a participação nas decisões. Assim, o chefe delegava funções e culpava os funcionários pelos seus erros, sem fazer uma autoavaliação da sua participação no resultado final de uma ação.

Atualmente para atuar na liderança e gestão de pessoas, o líder precisa desenvolver determinadas características uma vez que seu papel é fundamental para as organizações. Confira abaixo algumas dicas para ser um líder bem-sucedido.

Estabeleça uma filosofia de liderança

Um bom gestor precisa compreender que o seu cargo está relacionado à formação de novos líderes. Por essa razão, estabelecer uma filosofia de liderança é fundamental para que o profissional esteja empenhado em levar os colaboradores para onde ele está.

Mais do que isso, é preciso que o gestor enxergue com alegria o fato de poder ajudar a equipe a chegar aonde ela precisa.

Fale com clareza sobre suas prioridades

De uma forma geral, liderar está diretamente ligado ao ato de se comunicar, uma vez que o gestor está frequentemente em contato com as pessoas para que as ações sejam desenvolvidas. Uma comunicação eficiente é aquela em que os interlocutores são capazes de se expressar e compreender o sentido da mensagem passada.

Por tal razão, é crucial que o líder estabeleça uma comunicação clara sobre as suas prioridades para que os colaboradores saibam exatamente aonde é preciso chegar e por quais caminhos.

Desafie sua equipe

O líder ideal precisa conhecer a capacidade da equipe com a qual trabalha para, então, saber exatamente como desenvolver as melhores características de cada colaborador.

Dessa forma, cabe desafiar cada um dos profissionais a alcançar sempre mais e melhores resultados, sem deixar ninguém desconfortável.

Forneça feedbacks

Outra dica para se sair bem na liderança e gestão de pessoas é saber fornecer os feedbacks para a equipe. Um bom gestor precisa informar aos funcionários se o seu rendimento está adequado à função ou não.

Isso pode ser feito prestando atenção e apreciando as ideias de cada um, para deixar clara a importância de cada colaborador e criar um relacionamento de confiança mútua.

Reconheça o bom desempenho

Outra característica que deve ser desenvolvida em alguém que aspira ser um bom líder é a capacidade de reconhecer os esforços de um colaborador, mesmo que não tenha alcançado o objetivo final.

Essa habilidade demonstra que o líder confia na equipe e tem consciência de que com um bom trabalho em conjunto todos podem alcançar as metas. Sendo assim, reconhecer e recompensar o bom desempenho é essencial para manter a equipe motivada.

Desafios da liderança e gestão de pessoas

Chegar a uma posição de liderança e gestão de pessoas é o sonho de muitos profissionais. No entanto, a função está repleta de desafios que precisam ser superados.

O primeiro deles é manter a equipe engajada. Para que o liderado dê o seu melhor, ele precisa sentir que faz parte da empresa e que seu talento é essencial para o bom andamento das atividades. Para fazer isso, mais do que contratar pessoas qualificadas, o gestor precisa estabelecer metas claras e objetivas e investir na capacitação do time.

Outro grande desafio encontrado na gestão de pessoas é a construção de um planejamento claro. É preciso que a equipe conheça e compreenda o porquê de cada número. Vale ressaltar que, nesse processo, ouvir a opinião dos liderados é fundamental.

Gerir o tempo e manter o foco dos liderados nas atividades que devem ser feitas é outro grande desafio que o líder encontra no dia a dia. Para isso, é fundamental estabelecer as suas prioridades e orientar a equipe quanto à importância dessas ações.

Por fim, outro desafio que um líder enfrenta todos os dias é trabalhar a visão de futuro com a equipe. Para isso, procure ser uma pessoa que inspire os liderados a querer pensar longe, criando perspectivas de crescimento dentro da empresa.

Exemplos de líderes de sucesso

Agora que você já viu como ser um líder de sucesso e conheceu os principais desafios da função, que tal conhecer alguns casos de sucesso de pessoas que passaram por todos esses dilemas e se tornaram bons líderes? Veja a seguir:

  • Luiza Trajano fundou o Magazine Luiza e um dos primeiros modelos de comércio eletrônico do mundo;
  • Steve Jobs, fundador da Apple, inspirou milhares de pessoas a inovar;
  • Walt Disney, criador do universo Disney, foi à falência diversas vezes e mesmo assim construiu um império de sucesso;
  • Oprah Winfrey, apresentadora de maior sucesso da TV americana, foi a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários;
  • Jorge Paulo Lemann, homem mais rico do Brasil, é um dos maiores empresários do ramo de alimentos e bebidas do mundo.

A liderança e a gestão de pessoas têm hoje uma importância fundamental e se baseiam em uma relação mais horizontal entre líderes e liderados. Por isso, ser líder requer um conjunto de habilidades, como saber ouvir os outros e valorizar o trabalho dos colaboradores.

Essas habilidades necessárias para se tornar um líder de sucesso podem ser trabalhadas por meio de cursos e treinamentos. Dentre as opções disponíveis estão os programas de pós-graduação em gestão de pessoas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre como uma boa pós-graduação pode ajudar você a assumir um cargo de liderança.

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