O que se estuda no Curso de Gestão Pública? Veja aqui

Sharing is caring!

No início do século passado, os estudantes que entravam na faculdade tinham poucas opções. Direito, Medicina e Engenharia eram as carreiras mais procuradas — e, de fato, ainda são objetos de desejo para muitas pessoas —, mas outras graduações surgiram com a especialização dos profissionais. É o caso do curso de Gestão Pública.

Essa área tem grande importância porque lida com questões prioritárias para a sociedade (como saúde e educação), a qual, muitas vezes, sofre com a ineficiência dos projetos públicos. Assim, os profissionais que se interessam pelo assunto e têm capacidade administrativa são procurados para solucionar os problemas e melhorar a rotina da população.

Preparamos um material para você conhecer o curso e entender o perfil desse profissional que tem diversas oportunidades no mercado. Continue a leitura!

O que é o curso de Gestão Pública?

A gestão pública é a adaptação dos conceitos de administração para a esfera governamental, com foco no planejamento e no controle das atividades de órgãos, ONGs e instituições ligados a essa instância. Assim sendo, o profissional é capacitado para desenvolver programas em prol do bem-estar da população, gerenciar orçamentos e melhorar o uso dos recursos.

O curso não se restringe às funções no poder público. Empresas que têm alguma relação com os governos ou que trabalham com políticas sociais também demandam esse gestor, que pode atuar no relacionamento com as autoridades e em parcerias que envolvam as duas áreas.

Com 5.570 municípios e em um estágio de desenvolvimento aquém do ideal, o Brasil demanda por profissionais na administração pública que sejam capazes de propor ações efetivas e eficientes. Educação, saúde e segurança são temas que precisam de projetos para melhorar a qualidade de vida da população.

Essa graduação pode ser feita no grau tecnológico, com dois anos de duração, e no grau bacharelado, com quatro anos de duração. Durante os estudos, é possível estagiar em diversas áreas (tanto em instituições públicas como no terceiro setor) para encontrar um foco de atuação.

Para quem esse curso é indicado?

O curso de Gestão Pública é recomendado para os futuros profissionais que têm vontade de trabalhar em projetos que envolvem diretamente a população. Ao contrário do curso de Administração, que tem o foco em organizações privadas, essas pessoas criam políticas de cunho social, que buscam melhorar a sociedade.

Por isso, o gestor público deve ser empenhado em solucionar os problemas que assolam o país, com o objetivo de prestar serviços de maior qualidade e lutar no combate à pobreza e ao mau funcionamento do Estado. Ao contrário daquela imagem de repartições ineficientes, o novo contexto dessa profissão é de inovação e alta produtividade.

Como lida com recursos públicos, o gestor precisa seguir a constituição à risca e ter compromisso com a ética e a transparência. Essas características ganham maior relevância no contexto atual, em que o Brasil sofre com casos de corrupção e tem dificuldades para garantir o básico para os seus mais de 200 milhões de habitantes.

As habilidades de comunicação são importantes devido ao contato com diversas entidades e empresas. Também é necessário ter liderança para tocar os projetos e organizar o trabalho da equipe, além de uma visão sistêmica para gerir bem os recursos e alcançar os resultados desejados.

Quais as principais disciplinas do curso de Gestão Pública?

As disciplinas do curso de Gestão Pública contemplam áreas como Administração, Economia, Sociologia, Direito e Matemática Financeira, entre outros conhecimentos. Separamos as mais conhecidas para você entender o direcionamento dos estudos!

Fundamentos da Administração

Disciplina que também aparece no curso de Administração de Empresas e similares e oferece um contexto geral sobre os processos administrativos e suas funções. O aluno estuda os principais teóricos para ter uma visão ampla sobre a gestão nas organizações e acerca de aspectos como planejamento e controle.

Liderança

A gestão de pessoas é uma parte importante nessa área, principalmente pela necessidade de ser eficiente com os recursos. Além disso, o gestor deve atuar como um líder e comandar o planejamento das ações, sendo o responsável direto pelos seus resultados.

Finanças Públicas

O administrador público também precisa gerenciar o orçamento das políticas desenvolvidas. Cabe a esse profissional planejar a captação dos recursos e definir como gastá-los para atender aos interesses da população. Também há matérias sobre Matemática Financeira e Estatística.

Legislação

No setor público, o cuidado com a legislação é fundamental. Por isso, disciplinas como Direito Administrativo e Direito Constitucional aparecem na grade da maioria dos cursos, além de assuntos relacionados à Teoria Geral dos Processos e ao Direito Tributário.

Formação Econômica e Social do Brasil

Ligada à área econômica, essa disciplina visa apresentar um histórico da formação da sociedade brasileira e como ela impacta na realidade da população. O aluno estuda o período colonial, a produção do agronegócio e o Império até a transição para o século XXI.

Qual a importância da instituição de ensino no curso?

A graduação é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Dessa forma, é essencial encontrar uma instituição que tenha o foco na preparação dos seus alunos para assumirem cargos importantes. A carga horária e as disciplinas devem ser voltadas para uma mistura de conhecimentos teóricos e práticos.

Um dos benefícios da universidade é o networking, que é a criação de uma rede de contatos entre alunos e professores. Os profissionais do mercado buscam novos talentos para compor suas vagas em aberto, e as instituições que estimulam esse relacionamento garantem uma vantagem competitiva.

É fundamental que a instituição tenha credibilidade no mercado e forme profissionais que ocupem cargos de relevância. Na área de gestão pública, o curso precisa desenvolver um administrador que seja capaz de trabalhar com grandes orçamentos e ser eficiente, sem desperdício do dinheiro da população.

O curso de Gestão Pública é uma ótima opção para quem tem interesse em trabalhar com administração, mas deseja impactar a sociedade de uma forma positiva. Ao fim da graduação, o profissional estará preparado para tocar projetos importantes e transformar o poder público com ações mais efetivas.

Ficou interessado em conhecer mais informações sobre Gestão Pública? Entre em contato conosco e saiba como você pode dar o próximo passo na carreira!

No Comments

Post A Comment

shares