Por que fazer um curso de mídias sociais? Conheça a profissão de agora e do futuro

Para quem já tem uma formação superior e deseja apostar em uma especialização para ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, o curso de mídias sociais é uma ótima alternativa.

Contudo, estar preparado para enfrentar os desafios da área é fundamental para garantir sucesso nessa carreira, e a escolha de um bom curso pode ser decisiva para o seu sucesso profissional.

Neste post vamos trazer motivos para você investir em um curso de mídias sociais. Acompanhe!

Qual a importância de ter um curso de mídias sociais no currículo?

Em especial para os profissionais que atuam na área de comunicação e marketing, manter um curso de mídias sociais atualizado no currículo é fundamental para garantir a empregabilidade.

Estudo realizado pela empresa Rock Content deu origem ao relatório Social Media Trends 2018. A pesquisa evidenciou que 94,4% das companhias que responderam ao estudo estão presentes nas redes sociais. Dessas, 62% consideram as redes sociais muito importantes para seus negócios.

Facebook continua sendo a rede social mais utilizada pelas empresas, seguida pelo Instagram que, inclusive, teve o maior crescimento entre as redes sociais no ano de 2017.

Por ordem de utilização, foram citados:

  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • YouTube;
  • Pinterest;
  • Snapchat.

Agora que você já sabe qual a importância de ter um curso de mídias sociais no currículo, veja a seguir como é a carreira do profissional que atua na área!

Como é a carreira do analista de mídias sociais?

Quem se dedica à função geralmente ocupa o cargo de analista de mídias sociais. Esse profissional deve conhecer cada uma das redes de relacionamento e saber como estabelecer uma boa comunicação com o público-alvo em cada uma delas.

Esse é o requisito mínimo para atuar nessa área. Além disso, o profissional deve:

  • ter domínio da língua portuguesa;
  • ser criativo;
  • ter algum domínio do inglês;
  • ter um bom senso estético para escolher as imagens que ilustrarão os conteúdos;
  • saber monitorar as ferramentas para verificar os resultados das ações, entre outras aptidões.

Também é necessário ter uma visão ampla do mercado de atuação da marca que representa. Isso porque um profissional completo deve estar apto para identificar e compreender as oportunidades, tanto de audiência quanto de negócio, que surgem nesses veículos.

Veja a seguir as principais funções do profissional de mídias sociais.

SAC 2.0 e monitoramento das redes sociais

Gerenciar redes sociais também significa gerir o relacionamento com o cliente. Isso acontece porque as pessoas já não ligam mais para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas, como acontecia há alguns anos.

Hoje, o consumidor reclama nas redes sociais, e o profissional responsável por essa área precisa estar preparado para esclarecer e orientar o público acerca das questões expostas.

Para tanto, é necessário ter habilidades de comunicação e conhecimento dos processos da marca, já que sua resposta representa o posicionamento da empresa.

Produção de conteúdo para as mídias sociais

Essa é a tarefa que, talvez, demande mais tempo e esforço do analista de mídias sociais. É preciso pensar em cada post para que ele seja adequado à persona e às plataformas digitais, bem como pensar em vídeos, imagens e GIFs que representem a marca e a ideia que se deseja transmitir.

Da mesma forma, dominar o uso de hashtag, da linguagem de cada rede, meme e estar atento a tudo o que acontece na atualidade são funções de quem atua nessa área.

Gerenciamento de crise

Como mencionamos, o analista de mídias sociais também absorveu as funções do SAC 2.0 nas empresas. Por isso, ele precisa saber gerir crises e ter as habilidades técnicas e emocionais para responder o consumidor de forma a atender as suas solicitações e ainda preservar a integridade da marca.

Desenvolvimento de relatórios

O que não pode ser medido não pode ser melhorado, por isso é dever desse profissional criar e gerir relatórios acerca do desempenho de cada uma das redes sociais das empresas.

Planejamento de campanha

O analista de mídias sociais deve conhecer as possibilidades de mídias pagas dentro das redes socais para criar campanhas. Para tanto, precisa dominar os processos de entrega de cada ferramenta e saber otimizar os recursos.

Para ter sucesso como um profissional de mídias sociais, é preciso ser um heavy user. Também é essencial conhecer o maior número possível de redes sociais, pois todas elas são importantes, já que o público-alvo da sua empresa pode estar lá.

Isso inclui entender as funções dessas ferramentas, inclusive em nível avançado, ter boas referências de social nessas plataformas e ser um curioso nato para desbravar e entender todas as particularidades de cada rede social.

Quais os benefícios de estudar mídias sociais?

Os profissionais que já atuam no mercado têm inúmeras opções para trabalhar em empresas dos mais variados segmentos, além das agências de publicidade.

Também é uma boa opção para quem deseja trabalhar como freelancer e com atuação remota. Tudo isso aumenta as chances de conquistar uma posição no mercado de trabalho.

Qual a ementa do curso?

Quem pretende se especializar com um curso de mídias sociais já deve ter cursado uma graduação. A ementa do curso inclui:

  • pesquisa social;
  • criação de conteúdo;
  • divulgação de conteúdo;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • aplicativos sociais;
  • conteúdo de vídeo;
  • automação de marketing;
  • estratégia e planejamento.

Quais os desafios da carreira?

Talvez o grande desafio seja se manter atualizado, pois grande parte das redes sociais passa por atualizações constantes, que influenciam o alcance orgânico do conteúdo postado. Como exemplo, podemos citar o Facebook, que por diversas vezes muda seu algoritmo, impactando diretamente nas estratégias traçadas.

A disciplina para entender e estudar a jornada do cliente dentro dessas ferramentas também é um desafio, já que a intenção da maioria das empresas ao manter uma rede social é gerar relacionamento e converter os usuários para clientes da marca.

Como vimos ao longo deste post, o curso de mídias sociais é bastante amplo e oferece grandes oportunidades para quem deseja se empregar na área. Para tanto, é importante escolher uma instituição renomada para garantir a qualidade do curso.

A Digital Marketing Institute oferece um curso completo para especialista em mídias digitais, desenvolvido para todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos na área.

O que você achou deste post sobre curso de mídias sociais? Conheça nosso site e receba todas nas novidades sobre este e outros assuntos!

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