Pós-graduação em Contabilidade Pública: o que você vai aprender?

jornada profissional? Confira a seguir um pouco mais sobre o curso e descubra o que você vai aprender no programa.

O que é a contabilidade pública?

A contabilidade pública é uma vertente da contabilidade que atua na análise e no gerenciamento de contas de entidades governamentais municipais, estaduais e federais. O profissional da área é responsável por registrar e controlar os atos e fatos relacionados ao patrimônio público, ao orçamento e às finanças do setor.
O foco da contabilidade pública é sempre conduzir os órgãos do governo de modo a prestar contas e passar total transparência à sociedade, fornecendo relatórios e informações necessárias para fiscalização dos agentes públicos e para evitar a corrupção.

Por que fazer uma pós-graduação em contabilidade pública?

Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000, as entidades governamentais passaram a ser obrigadas a apresentar demonstrativos detalhados de contas públicas à população. Um dos trechos principais da lei aponta, por exemplo, a necessidade de planejamento e clareza para prevenção de riscos e desvios que possam afetar o equilíbrio das contas públicas.
A partir dessa demanda, surgiu a necessidade de contratação de profissionais especializados e capacitados para esse gerenciamento, o que criou um extenso campo de atuação na contabilidade. Por isso, apostar em uma pós-graduação em contabilidade pública é uma ótima escolha para quem deseja expandir sua carreira.
Existem duas principais formas de ingressar na área: por indicação ao cargo de confiança ou em processo seletivo. A segunda opção é a mais indicada para quem deseja um plano de carreira. Nesses casos, os salários costumam ser altos e valem o investimento na pós-graduação.
Dentre as principais oportunidades de cargos que o contador pós-graduado pode ocupar, estão:

  • auditor público;
  • contador público;
  • contador perito;
  • analista público de finanças;
  • analista público previdenciário.

Além disso, cursar uma pós-graduação em contabilidade pública é um excelente diferencial para o profissional, auxiliando no destaque do contador em processos seletivos e possibilitando planos de carreira e bonificações.

O que o aluno vai aprender no curso?

Durante o curso, o aluno passará por aulas teóricas e práticas que darão todo o conhecimento necessário para que ele possa atuar com flexibilidade no gerenciamento do registro contábil em todos os níveis de órgãos públicos.
Ao final do programa, o profissional estará apto a elaborar relatórios contábeis sobre os aspectos orçamentários e tributários do setor público. Além disso, o curso abrange os pontos que seguem.

Registro de atos e fatos do patrimônio público

É função da área de contabilidade pública registrar os atos e fatos praticados pelos órgãos governamentais que alterem, de forma quantitativa ou qualitativa, o patrimônio público.
Atos são decisões que não alteram o patrimônio de imediato, enquanto os fatos provocam alterações no patrimônio e, normalmente, têm valor monetário. Por exemplo, encarregar um funcionário de determinada tarefa é considerado um ato administrativo. Pagar um salário para que o funcionário execute a tarefa constitui um fato administrativo.

Objetivo da contabilidade pública

A contabilidade privada é realizada com foco na análise do patrimônio, com o objetivo de aumentar os lucros e o crescimento do negócio. Já no caso da contabilidade pública, o foco deixa de ser o lucro e passa a ser a gestão de órgãos do governo, fundações, agências e autarquias, com a intenção de apresentar, de forma transparente, as contas para a sociedade.

Controle de receitas e despesas

O controle de receitas e despesas é extremamente importante, tanto para a tomada de decisões públicas quanto para responsabilizar agentes públicos em casos de improbidade. O contador, então, se torna uma figura relevante para a garantia da transparência da gestão, facilitando a fiscalização e atuando em prol dos direitos da sociedade.

Políticas públicas

Cabe ao profissional de contabilidade elaborar relatórios contábeis para esclarecer e prestar contas sobre os serviços prestados pela entidade à comunidade, validando se os serviços e as políticas foram eficazes e eficientes.

Qual o perfil do contador público?

Caso você anseie por entrar na área, saiba que as características desse profissional não se diferenciam muito de um contador que atua no setor privado. Contudo, existe uma peculiaridade que deve ser levada em conta: o contador público deve ser um profissional generalista.
O que isso quer dizer? Que é preciso incorporar conhecimentos em diversas áreas da administração pública, como pessoal, tributária, políticas públicas, previdenciária, gestão de dívidas e captação de recursos.
Portanto, é preciso que o contador seja um profissional completo e esteja em constante atualização para que possa cumprir todas as demandas exigidas. Além disso, torna-se necessário entender a importância de trabalhar com ética e transparência, buscando sempre agir em prol da comunidade e contra a corrupção.

Como se especializar?

A área de contabilidade está em constante transformação e, por isso, o profissional deve sempre atualizar seus conhecimentos. No caso de quem quer entrar para a carreira pública, a pós-graduação é essencial para figurar no currículo.
Apesar de a formação em ciências contábeis oferecer um leque vasto de oportunidades, o setor público apresenta particularidades que serão melhor abordadas em uma especialização. Programe-se para iniciar sua pós-graduação e escolha uma instituição de ensino de qualidade para acompanhar você nessa jornada.
A especialização é uma ótima oportunidade para capacitar o aluno na execução de contabilidade, finanças e orçamentos das instituições governamentais, enfatizando aspectos de ética e governança. O curso pode ser encontrado em instituições como FECAP, Estácio e Unisul.
A pós-graduação em contabilidade pública é uma excelente oportunidade para quem busca investir na área governamental e partir para novas experiências na carreira. O curso abrange todos os aspectos relevantes para a gestão e o gerenciamento de contas, e o aluno sai capacitado para atuar no campo.
Gostou do post e quer saber mais sobre pós-graduação? Visite nosso site e confira os melhores artigos para ajudar você a dar um passo adiante em sua carreira profissional e conquistar o sucesso que sempre sonhou.]]>

No Comments

Post A Comment