Será que vale a pena fazer mestrado em marketing digital? Descubra!

Quando o assunto é marketing digital, os profissionais da área sabem que é preciso investir em atualização constantemente para ter sucesso na carreira. De olho nas necessidades desses profissionais e no mercado, as instituições de ensino têm investido em cursos que vão desde a modalidade extensão até o nível de mestrado em marketing digital.

Se você é um profissional da área, percebeu esse cenário e está se perguntando se vale a pena investir na sua formação, nós adiantamos que vale a pena! Quer saber o porquê e qual modalidade escolher? Então continue a leitura deste post!

Entenda o que são as especializações em marketing digital e por que elas estão em alta

Você sabia que mais da metade da população mundial já conta com acesso à internet? Segundo uma pesquisa divulgada em 2018, atualmente, 53% de todas as pessoas do planeta estão conectadas à rede mundial de computadores.

Esse dado nos apresenta uma realidade inegável: a população mundial está online! Se o mundo está mais conectado, as ações entre as empresas e as pessoas precisam, necessariamente, ser digitais. É aí que entra a atual relevância do marketing digital.

O marketing digital consiste em um conjunto de atividades e estratégias executadas online com o objetivo de atrair clientes, estabelecer relacionamentos, fidelizar clientes e potencializar uma identidade de marca.

Se você compreende a relevância do marketing digital, mas não sabe que curso escolher, a primeira coisa que você precisa descobrir é qual é o seu objetivo — que pode ser desde ter uma certificação para apresentar aos seus empregadores até a ter um título de mestre para se destacar no mercado e ter mais oportunidades de emprego.

Definindo isso, passe para o próximo passo, que é conhecer as opções e ver o que melhor se adapta às suas necessidades. Para ajudar você nesse segundo passo, separamos as principais possibilidades.

  • Cursos de extensão em marketing digital: essa modalidade tem um conteúdo introdutório que mescla teoria e prática para pessoas que desejam ter uma primeira certificação.
  • Cursos avançados em marketing digital: o conteúdo dessa modalidade é para quem já tem a base introdutória e quer se aprofundar em tópicos estratégicos do marketing digital.
  • Pós-graduação em marketing digital: essa modalidade, por sua vez, aposta em uma formação mais abrangente e aprofundada. Quando concluir o curso, o profissional receberá um diploma de pós-graduação reconhecido pelas empresas com mais destaque no ramo.
  • Mestrado em marketing digital: nessa modalidade, o profissional terá a formação mais avançada e qualificada que uma pessoa pode obter. Serão trabalhadas bases teóricas, estratégias práticas e bases acadêmicas.

Em geral, o mestrado se destaca das outras opções por ser uma formação que um grupo muito pequeno de pessoas tem. Um mestre em marketing digital se sobressai mais do que qualquer outro profissional do ramo no mercado.

Conheça os motivos pelos quais vale a pena fazer mestrado em marketing digital

Se você tem uma visão de longo prazo, certamente o mestrado saltou aos seus olhos. Pensando nisso, separamos alguns motivos pelos quais vale pena investir nesse curso e se tornar um profissional único. Veja!

Permite planejar o próprio negócio

Um mestre em marketing digital tem inúmeras possibilidades para planejar e desenvolver um negócio próprio. Ele pode se tornar:

  • um profissional autônomo;
  • um consultor;
  • um empreendedor.

Se você está começando a tocar o seu próprio negócio, em qualquer campo de conhecimento — odontologia, engenharia, direito etc. —, vai ser capaz de alcançar o sucesso com mais facilidade se tiver esse título.

Há quem pense que após a conclusão do mestrado, o único destino possível seja uma agência de publicidade. Entretanto, um profissional com essa formação tem abertura para atuar em diversos segmentos, tais como serviços, indústria, varejo e até ONGs.

Possibilita seguir na área acadêmica como professor ou pesquisador

Essa modalidade de curso tem como foco um aprofundamento na vasta fundamentação teórica e científica da área. Assim, ele é ideal para a formação de pesquisadores e docentes.

Com duração média de dois anos e o modelo seguido — produção de pesquisa, leitura e produção de artigos científicos, escrita da dissertação etc. —, o mestrado é indicado para aqueles que têm desejo de atuar na área acadêmica.

Como pesquisador, o profissional vai idealizar e criar as condições necessárias para o progresso de projetos. Além disso, ele vai executar e supervisionar trabalhos, organizar grupos de pesquisa na área e prestar contas à sociedade por meio da publicação de seus estudos.

Como educador, o mestre vai atuar na organização de aulas, no incentivo para que os alunos participem das atividades em sala e em campo — como em estágios. Além disso, ele também estará apto a lecionar as certificações que comentamos no início deste post, como cursos de extensão, cursos avançados e especializações.

Proporciona a ampliação de contatos qualificados

Até agora, tudo o que falamos demonstra que não há dúvidas de que o mestrado em marketing aumenta não apenas os seus conhecimentos, mas as oportunidades de trabalho. Entretanto, ainda há um ponto importante: o aumento do seu networking.

Tudo isso pode ser conquistado por meio de um curso 100% online? O profissional terá uma vivência periódica com especialistas qualificados e com grande experiência no mercado, e mesmo que aulas sejam online, vale lembrar que existem eventos e congressos. Essa convivência permite a criação de vínculos vantajosos com diversos profissionais.

Forma um profissional mais completo

O mestrado tem a finalidade de desenvolver e aprimorar a qualificação profissional. Para ilustrar o nível dessa qualificação, veja quais são os principais módulos do mestrado em marketing digital do DMI:

  • Marketing de Mídias Sociais;
  • Search Marketing;
  • E-commerce e e-mail;
  • Marketing Mobile;
  • Digital Marketing Communications;
  • Business Innovation.

Perceba como o curso é amplo e ao mesmo tempo coloca o profissional a par dos fundamentos das relações mercadológicas.

Saiba como e onde encontrar uma instituição de ótima qualidade

Um mestrado é uma pós-graduação, portanto, ele só pode ser obtido após a conclusão de uma graduação em qualquer disciplina.

Fique atendo às exigências para ingresso no curso, pois elas são fortes indicadores da qualidade dele. Em instituições de ensino sérias como o DMI, os critérios para tentativa de ingresso são altos. Para se ter uma ideia, é necessário:

  • ter experiência relevante anterior — de no mínimo 2 anos — em marketing digital;
  • demonstrar experiência significativa em marketing digital — de no mínimo 4 anos — e nível aceitável de responsabilidade, quando o candidato não atende ao requisito normal de qualificação;
  • ter conhecimento em inglês comprovado por apresentação do resultado no exame IELTS, que atesta proficiência no idioma.

Esses são critérios mínimos, ou seja, a aprovação precisa ser avaliada. O rigor é necessário, pois é isso que garantirá a continuidade da qualidade e dos resultados do programa.

Animado para começar? Então é hora de procurar o DMI! Além de todos os benefícios que já listamos, saiba que a certificação de mestre concedida pela Universidade de Stanford foi projetada para ajudar você a desenvolver uma compreensão avançada dos principais conceitos que sustentam o marketing e a venda digital!

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