Uma boa pós-graduação pode te ajudar a assumir um cargo de liderança!

investimento feito na carreira. O problema é que, junto com os benefícios de ser um gestor, vêm também os desafios e as responsabilidades.
Para saber lidar com as situações proporcionadas pela liderança é preciso estar preparado, e a melhor aposta, nesses casos, é fazer um curso de pós-graduação ou especialização.
Ao longo deste artigo vamos explicar como o perfil de líder tem mudado ao longo dos anos, como ele pode ser diferente em algumas áreas e ainda ressaltar as vantagens de fazer uma especialização para conseguir um bom cargo. Confira!

O que era um bom líder antigamente e o que é hoje?

O perfil do que é considerado um bom líder em uma empresa tem sofrido muitas alterações ao longo dos anos, afinal, o que antes era considerado como gestor ideal, em alguns ambientes pode soar antiquado e ultrapassado.
O líder de antigamente era aquela pessoa que via os funcionários como empregados que deveriam estar submetidos totalmente às suas ordens, sem pensamento crítico ou participação nas decisões. Um chefe antiquado é aquele que delega funções e, caso algo dê errado, procura responsáveis pelo erro em vez de tentar entender o que houve.
Além disso, também é característica de um líder ultrapassado o fato de não buscar aprender coisas novas e não fazer uma autoavaliação de seus erros e suas atitudes enquanto gestor — comportamentos que podem prejudicar o andamento da empresa e colocar os resultados em risco.
Já o perfil de liderança atual tem diferenças bastante significativas. O líder moderno é aquele que consegue motivar seus liderados com ações que visam uma maior integração da equipe. Com isso, todos passam a se enxergar como peças fundamentais para que a empresa alcance os resultados e são tratados como colaboradores. Em caso de erro, esse gestor assume para si a responsabilidade pelas decisões tomadas.
Atualmente o cargo de liderança tem papel fundamental dentro das organizações, por isso, o profissional apto a exercer essa função deve estar sempre aprendendo a lidar com os diferentes problemas do ambiente empresarial e disposto a ensinar a sua equipe, mantendo-a incentivada a fazer o seu melhor pelo todo.

O cargo de liderança pode variar conforme a área?

O cargo de liderança tem algumas funções inerentes, como ter pensamento estratégico, gerenciar e motivar os colaboradores, solucionar problemas e alcançar bons resultados para a organização. Entretanto, o tipo de empresa e a sua área de atuação podem influenciar no perfil de liderança procurado para ocupar os cargos de gestão — afinal, o líder esperado para uma indústria com o perfil mais tradicional é diferente do líder ideal para empresas digitais, com foco em marketing, tecnologia da informação e vendas.
Para lidar com os diferentes cenários, o profissional pode buscar uma especialização direcionada para o segmento em que deseja atuar e o setor da empresa pretendido. Existem MBAs (especializações focadas em administração) direcionados para as áreas de gestão de pessoas, gestão de negócios, gestão de marketing e vendas e logística.
É importante destacar principalmente as empresas digitais têm uma alta demanda por profissionais preparados para lidar com um ambiente em constante transformação, fazendo com que a pós-graduação seja extremamente necessária.

A especialização é um diferencial para conseguir um bom cargo?

Até aqui foi possível perceber que o perfil de liderança atual exige uma série de características que nem sempre o profissional consegue desenvolver ao longo da graduação. Por isso, a especialização torna-se um diferencial relevante na hora de conseguir um cargo de liderança.
A seguir, confira as razões pelas quais a pós-graduação é o melhor caminho para conquistar o cargo pretendido!

Desenvolvimento de habilidades estratégicas

Com a pós-graduação o gestor aprende e desenvolve habilidades estratégicas essenciais para a área de atuação, melhorando o desempenho da função e tornando-o mais capaz para a realização de atividades mais complexas.
Além disso, a formação do pensamento estratégico é fundamental para que os conhecimentos sejam aplicados na rotina para orientar as outras pessoas a produzir mais resultados dentro do objetivo maior da empresa. Com isso, o profissional terá mais liberdade para agir, inovar e gerenciar o trabalho da melhor forma possível.

Conhecimento técnico ampliado

Mais do que o conhecimento estratégico da empresa e do mercado em que atua, uma especialização oferece uma ampliação do conhecimento técnico, essencial para o trabalho, mas que nem sempre o profissional adquiriu durante a graduação.
Também é importante para atualizar os conhecimentos de acordo com as transformações no mercado, fazendo com que esteja adequado ao tipo de trabalho demandado.

Preparo para a solução de problemas

Durante um curso de especialização, o aluno é preparado para enfrentar as mais diversas situações problemáticas de uma empresa. Com atividades em grupo — em que cada membro precisa ficar responsável pela resolução de um aspecto —, o curso capacita os profissionais para agirem da melhor forma diante de uma situação de crise.

Capacidades de sociabilidade e boa comunicação

Como visto, para assumir o cargo de liderança nos moldes atuais o profissional precisa saber se comunicar de forma eficiente com seus liderados e com seus superiores.
Mesmo que a sociabilidade e a boa comunicação não sejam características natas de uma pessoa, com a pós-graduação correta ela sai capacitada para liderar de forma clara e objetiva, estabelecendo a comunicação ideal com os demais colaboradores e criando um ambiente amigável e respeitoso.

Diferencial de mercado

O mercado de trabalho está saturado de profissionais, muitos dos quais com a mesma formação. Por isso, conseguir a vaga dos sonhos é um desafio ainda maior em tempos de crise.
Nesse cenário, ter uma pós-graduação garante um diferencial no mercado, uma vez que integrantes dos setores de recursos humanos e gestores buscam perfis cada vez mais capacitados para as empresas. Além disso, ter uma especialização demonstra que o profissional está sempre em busca de conhecimento para aprimorar suas habilidades e se tornar um líder melhor.
Por todas as razões citadas ao longo deste artigo, é possível concluir que o profissional que quer se destacar, conseguir um cargo de liderança e realizar um ótimo trabalho deve fazer um curso de pós-graduação. É importante lembrar que a escolha do curso deve ser feita com atenção. Sendo assim, pesquise as áreas que combinem com o seu perfil e busque instituições de ensino sérias.
Gostou deste conteúdo? Que tal contar aos seus amigos sobre os benefícios de fazer uma pós-graduação? Compartilhe este artigo nas redes sociais!

No Comments

Post A Comment