Veja como o Business Analytics pode transformar seu negócio!

A informação é determinante para o sucesso de quaisquer negócios. É nesse sentido que o Business Analytics tem sido usado, como um processo estratégico corporativo que vai desde a escolha de ferramentas para a coleta de dados até a indicação de qual decisão deve ser tomada, passando pela elaboração de relatórios e apresentação das informações.

A incorporação deste conceito tem resultado em uma cultura empresarial baseada em conhecimento, na qual os gestores têm as informações corretas, no momento certo e podem, assim, tomar decisões inteligentes com potencial para transformar o futuro da empresa.

Se interessou pelo assunto e está se perguntando como estudar esse conceito e colocá-lo em prática no seu negócio? Então, comece pela leitura deste conteúdo!

O que é Business Analytics

Antes de pensar em como colocá-lo em prática, é preciso entender o que é esse conceito. O Business Analytics, também conhecido como BA, é uma metodologia focada em fazer uma análise de dados, a partir da qual serão orientadas as ações e decisões do negócio. 

Assim, a ciência preditiva dessa abordagem consiste na adoção de técnicas analíticas e estatísticas que tornam possível identificar tendências e probabilidades do que ocorrerá no futuro. A partir dessas técnicas, o gestor consegue saber qual caminho seguir para chegar ao destino desejado que, neste caso, é o sucesso do negócio.

O que um profissional de Business Analytics precisa dominar

Na prática, os profissionais que trabalham com essa solução utilizam uma série de ferramentas — técnicas de machine learning, algoritmos estatísticos e observação de dados — para observar o passado e identificar a probabilidade de resultados futuros.

Para realizar esse tipo de análise, é necessário que os profissionais estudem e dominem, dentre outras disciplinas mais específicas:

  • os processos e a natureza do negócio;
  • conhecimento em gestão de base de dados;
  • estatística e modelagem;
  • programação na linguagem SQL, R, Python, entre outros.

Com essa base de conhecimento, é possível manusear os dados, entregar resultados e indicar ações para que os gestores tomem suas decisões.

De que maneira o Business Analytics transforma os negócios

Agora que já ficou mais claro em que consiste o conceito de Business Analytics, elencamos quais são os benefícios da aplicação dessa ferramenta. Confira abaixo!

Otimiza a segmentação de dados dos clientes

A segmentação dos clientes tem a ver com a organização de dados dos clientes e grupos, de acordo com critérios, tais como grau de semelhança e atributos que os caracterizam (esses elementos variam de acordo com o ramo de cada negócio).

Essa divisão permite que a empresa consiga se adaptar e direcionar suas estratégias, ações e decisões de marketing com maior precisão, alinhando-as aos interesses e às necessidades de cada grupo de clientes. De forma detalhada, se torna possível, por exemplo:

  • estabelecer com precisão o perfil de seu consumidor;
  • otimizar a participação no mercado;
  • acompanhar o comportamento e as ações da concorrência;
  • estabelecer o direcionamento de novos produtos.

Além de todas essas possibilidades, ainda se tornará mais acessível a identificação de quais grupos são mais lucrativos e quais são mais dispendiosos.

Aumenta a vantagem competitiva

Como já dissemos, o foco principal do Business Analytics é a determinação e a identificação de padrões que acabam escondidos em grandes volumes de informação. São esses padrões que permitirão a identificação das tendências de mercado.

A novidade está aqui: essas tendências identificadas são a chave para obter uma vantagem competitiva. Isso porque, como elas são preditivas, permitem que os gestores se adiantem à concorrência e introduzam novos produtos e serviços no mercado antes mesmo de existir uma demanda volumosa para eles.

Por exemplo, na área comercial, os dados podem mostrar que existe uma crescente preocupação com questões sociais ou ambientais. A empresa detentora dessa informação pode direcionar suas campanhas de marketing para que suas ações sociais ou ambientais sejam evidenciadas.

Analisa a satisfação dos clientes

As soluções de BA incluem, dentre outras ferramentas, algoritmos que permitem reconhecer palavras-chave e classificar o status emocional dos clientes. Essa informação pode ser organizada de forma que os gestores consigam entender e possam acompanhar o feedback dos seus consumidores e assim melhorar ou ajustar a sua presença online.

Por exemplo, com base nos dados, é possível planejar estratégias de posicionamento, melhorar a abordagem dos atendentes, criar soluções proativas para reclamações frequentes. Em outras palavras, os algoritmos permitem capacitar os colaboradores para prestar um serviço com excelência.

Possibilita a tomada de decisões fundamentadas

A ciência preditiva que integra a abordagem do BA não é uma adivinhação, mas o resultado de um estudo sério. Assim, ela permite que os gestores tomem as suas decisões baseadas em dados concretos e fidedignos. Essa certeza está no fato de que o Business Analytics permite testar diferentes possibilidades, introduzir fatores variáveis e, assim, avaliar resultados em diferentes cenários.

Uma forma de exemplificar este tópico é pensar nos colaboradores. Com as informações do BA, o gestor pode constatar que existe um problema com sua equipe e seus colaboradores precisam passar por treinamento e restruturação.

Reduz os custos organizacionais 

As soluções de BA ajudam a obter dados sobre os diferentes processos e departamentos da empresa, possibilitando que os gestores consigam desenvolver estratégias que agilizem os processos organizacionais, reduzindo custos.

Nesse caso, pense no BA como um raio x da empresa. Ele pode identificar os gargalos que atrasam os processos e resolvê-los antes que se tornem um grande e dispendioso problema para a empresa.

Como começar a implantar o Business Analytics

A implantação da abordagem Business Analytics precisa adotar algumas medidas simples para que seja bem-sucedida. São as principais:

  • a definição de projetos menores — que consistem em adotar essas soluções em áreas com menor complexidade primeiro, e acompanhar o processo de torná-las mais eficientes. Por ser um processo em menor escala, essa ação permite a obtenção e verificação dos resultados mais rapidamente. Esses resultados podem ser apresentados para a equipe completa posteriormente para conseguir aumentar a aceitação das outras áreas da empresa;
  • o treinamento da equipe e a definição de facilitadores — já dissemos que os profissionais precisam dominar alguns tópicos muito específicos, assim, a qualificação de todos os colaboradores envolvidos na implantação é fundamental para que o processo ocorra harmonicamente e obtenha o comprometimento de todos. Além disso, os gestores devem definir facilitadores que atuarão nas operações posteriormente para que a abordagem funcione continuamente;
  • a execução de processos com transparência — formar uma base apropriada de comunicação e envolvimento dos colaboradores é fundamental para que se tenha bons resultados.

As soluções Business Analytics impactam diretamente em toda a organização. Isso ocorre porque elas integram as informações de toda a empresa, não apenas de setores específicos. Ou seja, mesmo que seja implantado em projetos menores, o BA tem um resultado global.

Você gostou deste post sobre como o Business Analytics pode transformar seu negócio? Lembrou-se de outros benefícios? Então deixe um comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

No Comments

Post A Comment