Conheça 4 estratégias de marketing digital para potencializar os seus resultados

As estratégias de marketing digital são o caminho para quem deseja elevar os resultados de um negócio ou mesmo uma marca pessoal. Para tanto, é preciso dominar as ferramentas disponíveis, identificando quais serão mais efetivas para elevar os resultados do planejamento traçado.

Com isso, você consegue melhorar os resultados e aumentar de forma considerável as chances de atrair clientes, o que favorece o aumento do fluxo de caixa. Para ajudar você a conquistar seus objetivos, separamos 4 estratégias de marketing digital para potencializar os seus resultados. Acompanhe!

Estratégias de marketing digital para potencializar resultados

Uma estratégia de marketing digital depende de vários fatores: público-alvo, orçamento disponível e objetivos do negócio. No entanto, existem algumas iniciativas que têm se mostrado efetivas para vários segmentos de negócios. Acompanhe a seguir!

1. Redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas de relacionamento, capazes de influenciar o seu público-alvo para determinada ação. É importante se posicionar nessas plataformas como uma empresa/pessoa que está ali para ajudar e atender as demandas do público.

Para tanto, invista na produção de conteúdo. Isso ajudará você a gerar autoridade para a sua marca, além de conversas que podem ser revertidas em vendas.

Mas, atenção! Você ou a sua empresa não precisam estar em todas as redes sociais. É importante conhecer o seu público e avaliar qual rede social possui maior audiência para os seus objetivos de negócio.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é composto por estratégias que têm por objetivo criar e compartilhar conteúdo altamente relevante para o seu público-alvo.

Com conteúdos adequados à sua persona, você tem a chance de construir um relacionamento de confiança entre sua marca e o cliente. Como consequência, você gera mais credibilidade frente ao mercado, tornando-se referência no tema.

A captação de leads (contatos qualificados) está entre as principais estratégias do marketing de conteúdo. Você pode manter uma base de contatos de e-mail para ter um relacionamento próximo com as suas personas e, quando elas estiverem prontas para efetivar a compra, seu produto ou serviço será lembrado. Nesse momento, você tem a oportunidade de efetivar a venda.

Para colocar em prática essa estratégia, crie um blog para publicação de artigos, vídeos e e-books. Fique atento à periodicidade das postagens e monitore os resultados.

3. Mídia paga

A publicidade paga chegou às redes sociais e portais dos mais variados segmentos. Ela é ideal para empresas que buscam por resultados mais rápidos e já têm familiaridade com o manuseio e a mensuração de suas campanhas com objetivos comerciais.

As maneiras mais usuais de fazer mídia paga no ambiente on-line são o patrocínio de banners em portais de conteúdo, anúncios nas redes sociais, em especial por meio do Facebook Ads, e links patrocinados no Google Adwords.

4. SEO

O SEO (Search Engine Optimization), sigla para Otimização para Mecanismos de Busca, trata-se de uma série de estratégias para que seu site fique bem posicionado no Google.

Para aqueles que desejam dar mais visibilidade para a sua marca por meio de estratégias de marketing digital, os esforços para aumentar a visibilidade do site são válidas, já que esta é a principal porta de entrada de clientes.

O SEO tem três bases, que envolvem:

  • tecnologia — velocidade de carregamento e qualidade da parte técnica do site;
  • conteúdo — com análise e utilização de palavras-chave com boa quantidade;
  • relevância — a autoridade do seu site na internet. De forma geral, esta é conquistada por meio de links externos e menções da empresa por outras pessoas.

Ferramentas de marketing digital para otimizar resultados

Uma boa estratégia de marketing digital requer o uso de boas ferramentas. Listaremos algumas a seguir!

SEMRush

SEMRush é uma ferramenta destinada à análise de concorrentes e também de palavras-chave. Basicamente, ele revela os termos-chave que a concorrência está usando para se manter bem posicionada nos buscadores. Ele também possui a função de evidenciar palavras-chave de anúncios para qualquer site que você informar.

Open Site Explorer

Ferramenta de uso avançado da MOZ, o Open Site Explorer é mais uma eficiente ferramenta de análise de SEO e SEM. Suas funções ajudam a explorar todo o site, de forma a otimizá-lo. É possível usar esse recurso para identificar oportunidades de construção de links e descobrir onde sua marca está sendo mencionada na rede mundial de computadores.

FeedTheBot PageSpeed

Feedthebot PageSpeed é a ferramenta de marketing digital que você precisa para melhorar a velocidade de carregamento do seu site. Ele mensura a velocidade e aponta as maneiras de você otimizá-lo. Vale lembrar que manter um site de carregamento rápido é fundamental para o sucesso dos negócios, pois 47% dos usuários abandonam o site se a página não carregar em 2 segundos ou menos.

Ferramentas para mapas de calor

Hotjar, Clicktale e Crazy Egg são ferramentas que avaliam os sites criando mapas visuais coloridos que revelam por onde os usuários mais passam o mouse. Por que isso é útil? Sabendo onde estão os conteúdos que mais interessam às pessoas, você pode otimizar seus esforços de anúncios pagos, colocando os banners nesses locais, por exemplo.

Erros mais comuns nas estratégias de marketing digital

Infelizmente, não adianta investir em estratégias de marketing digital e usar as melhores ferramentas se você cometer os erros abaixo. Saiba quais são e como evitá-los!

Não responder comentários

A rede social tem como base o relacionamento. Se você atrai a atenção do seu público-alvo e não interage com ele, estará jogando tempo e recursos no lixo.

Logo, se você recebeu um comentário no seu post, blogpost, vídeo e outros canais, invista tempo para ler e responder a cada uma dessas pessoas.

Assim, você aumenta o engajamento com o seu público e mostra que tem alguém atento a tudo o que está acontecendo nas plataformas da empresa.

Ficar preso a apenas uma rede social

É verdade que o Facebook ainda é a maior rede social na atualidade. Contudo, não é a única, por isso nem sempre será a mais indicada para sua empresa.

Testar é a melhor forma de verificar onde está a sua melhor audiência. Lembre-se de criar métricas para acompanhar e avaliar os seus resultados.

Ser resistente a novas práticas

Um dos principais erros quando o assunto é estratégia de marketing digital é engessar seu plano de marketing, ignorando as mudanças e as novas tendências. É preciso testar as novas funcionalidades e interagir com o que surge, sem deixar de lado as possibilidades de melhorias contínuas no seu planejamento de marketing.

Tente melhorar cada vez mais as funcionalidades do seu site. Além disso, o marketing de conteúdo não é mais tendência para vendas, mas uma realidade. Aposte em chamadas para ação (CTA) nas suas redes sociais e em landing pages para o site.

Teste com responsabilidade e corrija as rotas sempre que necessário. Se você deseja melhorar ainda mais as estratégias de marketing digital da sua empresa, experimente um curso avançado em estratégia digital e planejamento. Ele ajudará você a desenvolver ações ponderadas com um plano de negócios coerente para a sua organização.

Se você gostou deste post sobre 4 estratégias de marketing digital para potencializar os seus resultados, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!

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