Conheça e supere os 7 maiores desafios de trabalhar e estudar

Com o dia a dia cada vez mais movimentado, grande parte dos brasileiros passa por dificuldades para conciliar a rotina de trabalhar e estudar. Para minimizar um pouco esta situação, é fundamental que as pessoas aprendam a se organizar, a otimizar seu tempo, estabelecer prioridades e arrumar um momento para cuidar da saúde física e mental.

Tirar um tempo para descansar e se divertir é muito importante para aumentar a sua produtividade tanto na vida acadêmica quanto na profissional.

Neste post, vamos mostrar como superar os 7 maiores desafios de trabalhar e estudar. Confira!

1. Dificuldade de organização

Muita gente acha que não tem tempo para trabalhar e estudar, mas essa a verdade é que essa é uma das principais consequências da falta de organização na sua rotina. Para as pessoas que têm uma vida dividida entre a profissão e o estudo, é essencial focar em uma maneira de organizar seu tempo e aprender a montar um planejamento para não deixar tudo para a última hora.

Antes de mais nada, é muito importante que você identifique todos os seus compromissos e compreenda a sua rotina para adaptá-la aos novos hábitos. A organização influencia diretamente na sua vida profissional e acadêmica.

Um dos primeiros passos é montar um cronograma. Coloque em uma planilha tudo o que você precisa fazer durante a semana, os horários das suas aulas, do seu trabalho e veja quais são os seus períodos livres.

Nesses intervalos, inclua novas atividades, como ler um livro, fazer exercícios, estudar em casa, sair com os amigos, adiantar tarefas profissionais, entre outras.

2. Falta de motivação

Encontrar motivação para realizar diversas atividades cotidianas como estudar e trabalhar realmente não é uma tarefa fácil. No entanto, é fundamental ter pensamentos positivos para que a sua produtividade não seja impactada de maneira negativa. Todas as pessoas vão passar por dificuldades em algum momento da vida, e é preciso ter em mente que tudo aquilo vai passar.

Nenhuma dificuldade é para sempre. Em algum momento, você vai conseguir se formar em uma faculdade pública ou privada e ter um pouco mais de tempo para realizar outras atividades, ou então vai conseguir um emprego com horários mais flexíveis. É fundamental pensar que todo esse período um dia vai se tornar uma parte da sua história, da qual você vai se orgulhar bastante.

3. Dificuldade para balancear a saúde física e a mental

Um dos maiores desafios de estudar e trabalhar ao mesmo tempo é arrumar algum momento para cuidar da sua saúde física e mental. No entanto, é fundamental tirar um tempinho para relaxar a sua mente, ver um filme, se distrair, ler um livro ou fazer algum tipo de exercício — musculação, corrida na rua ou outros tipos de esportes.

Uma pessoa que tem diversas atividades diárias, mas não cuida da saúde pode ter a sua produtividade impactada de maneira negativa. Atualmente, vemos o índice de pessoas com depressão e ansiedade aumentar drasticamente. Isso ocorre principalmente por causa da falta de cuidado com a saúde mental. Além isso, é muito importante procurar auxílio psicológico para esses momentos.

4. Falta de otimização do tempo

O sonho de praticamente todas as pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo é conseguir se organizar para fazer todas as suas atividades. Dependendo do número de tarefas que você tenha, das horas que gasta com deslocamento de um lugar para o outro e no trânsito, por exemplo, é fundamental otimizar o seu tempo.

Para fazer isso, você pode tomar algumas atitudes que são essenciais para a sua organização e vão facilitar a sua vida. Uma das opções é ler livros ou apostilas acadêmicas enquanto está dentro de transportes públicos. Caso tenha facilidade para fazer isso, é uma ótima opção para otimizar seu tempo e não perder horas de produção.

Além disso, é muito importante determinar os momentos certos para se divertir. É claro que o lazer é importante, mas é preciso estabelecer limites. Procure fazer pequenos intervalos de 5 ou 10 minutos entre os estudos para ver televisão, se alongar, entre outras atividades rápidas.

5. Dificuldade para estabelecer prioridades

Quando citamos a palavra “prioridade”, isso pode dar a entender que alguma coisa é mais importante do que outra. No entanto, estabelecer prioridades nada mais é do que identificar as tarefas que precisam de mais atenção e foco durante aquele período.

Em uma semana de provas na universidade, por exemplo, é importante dar um pouco mais de atenção aos estudos e priorizar essa atividade. Em outro momento, pode ser que você tenha que apresentar um relatório importante no trabalho, então é interessante dedicar mais tempo a isso. Dessa forma, você vai se adaptando e organizando a sua rotina.

6. Má alimentação

Com uma rotina corrida e diversas tarefas cotidianas para se preocupar, é normal que grande parte das pessoas não encontre tempo para se alimentar corretamente. No entanto, essa alimentação errada pode ser bastante prejudicial à saúde, à motivação e também à produtividade. Procure levar comidas saudáveis na bolsa, mesmo que seja uma fruta ou uma barra de cereais.

7. Falta de aptidão com a tecnologia

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, com computadores e smartphones cada vez mais modernos, é essencial que as pessoas utilizem essas ferramentas a seu favor. Hoje em dia é possível gravar suas aulas, investir em um ensino a distância e otimizar o seu tempo, além de ter em mãos uma ferramenta muito útil para auxiliar nos estudos e no trabalho.

Trabalhar e estudar são duas tarefas que exigem muita disciplina e planejamento. As dificuldades vão sempre existir, mas com empenho e organização é possível encontrar soluções para ter mais facilidade durante a realização dessas atividades.

Procure otimizar e organizar o seu tempo, tire um momento para montar um planejamento com seus horários e com a sua rotina. Use a tecnologia a seu favor, estabeleça prioridades e invista na sua saúde física e mental.

Conseguiu entender um pouco mais sobre essas dicas para superar os desafios de trabalhar e estudar? Então continue o seu processo de aprendizado e saiba como conciliar trabalho e estudo EAD!

No Comments

Post A Comment