Marketing de Conteúdo: Conheça canais e ferramentas!

A necessidade de estar na internet com a empresa ou negócio já foi assimilada pelo mercado, agora os esforços são feitos para ter uma estabilidade no mundo online.  Com isso, o Marketing de Conteúdo tornou-se um dos principais aliados das empresas nessa missão. É por meio da criação de artigos para blogs, posts em redes sociais ou vídeos que as empresas estão montando suas estratégias de marketing digital e garantindo o seu espaço no mundo digital.

Pensando nesse cenário, preparamos esse artigo para que você conheça as principais vantagens do Marketing de Conteúdo e os seus canais. 

Metodologia Inbound

Também conhecido como marketing de atração – é uma estratégia que busca atrair o interesse do público de forma não invasiva ou incessante. Sua lógica funciona ao contrário das propagandas tradicionais, o objetivo é conquistar de forma sutil.

Para entender o que é Inbound Marketing, é preciso entender os pilares que norteiam a metodologia:

Atrair: Conquistar visitantes regulares e valiosos para sua empresa. Essa atração pode acontecer por pesquisa orgânica, redes sociais ou busca paga.

Converter: Transformar os visitantes mais engajados e estratégicos em leads. A conversão pode acontecer por meio de uma oferta em uma landing page.

Vender: Converter leads interessados em boas vendas.

Encantar: Oferecer a melhor experiência para seus clientes para fidelizá-los e torná-los promotores da marca. 

O que é Marketing de Conteúdo?

O Instituto de Marketing de Conteúdo define o Marketing de Conteúdo como uma abordagem de estratégia digital que tem o intuito de produzir e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair e conquistar um público-alvo bem definido. 

Na prática, significa oferecer um conteúdo sobre o seu nicho de mercado, pois o importante não é o que a empresa faz, mas sim as necessidades do cliente.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Abaixo vamos enumerar 4 vantagens que o Marketing de Conteúdo pode trazer para sua empresa:

Aumento da visibilidade na internet

A produção de conteúdos relevantes e pensados nas necessidades da audiência ajudam na melhora do seu ranqueamento no Google. Na prática, você estará trabalhando para ser melhor avaliado pelo algoritmo do site de buscas, já que a ferramenta analisa milhares de conteúdos e sites para ver quais podem ser relevantes para o usuário.

Nutrição da base de leads

Uma base de leads é composta por pessoas que estão em diferentes fases do funil de venda. Por isso, ao utilizar o marketing de conteúdo, você terá a chance de conseguir informar essa audiência, que futuramente, pode vir a se tornar um cliente da sua empresa ou comprar seu produto. 

Ganhar a confiança do público

Oferecer um conteúdo de qualidade aumenta a autoridade da sua empresa e consequentemente, traz a confiança do público. Pois, você não estará oferecendo apenas informações, mas agregando valores e experiências. 

Fidelização de clientes 

Tão importante quanto confirmar uma venda, é interessante oferecer uma boa experiência pós-venda. Isto é, seus clientes vão permanecer utilizando seus serviços ou produtos por mais tempo, além de se tornarem ótimos porta-vozes da marca. 

Canais

Para ter um Marketing de Conteúdo eficiente, é preciso montar uma estratégia e principalmente, escolher os canais certos para divulgar esse material. Os principais canais são:

  • Blog
  • Conteúdos Ricos
  • Vídeos
  • Redes Sociais
  • E-mail Marketing

Blog

É considerada a forma mais comum de atração na internet, visto que são suportados inúmeros tipos de formatos. Entretanto, o maior benefício do blog é que todo o tráfego conquistado é do dono do domínio. 

Conteúdos Ricos

Um material rico é aquele que tem como função ser educativo e agregar valor aos clientes. São considerados conteúdos ricos os eBooks, Webinars, infográficos e templates. 

Vídeos

É um formato que está se tornando cada vez mais popular, isso acontece devido a facilidade em produzir esse material. Os vídeos podem ser feitos para blogs, redes sociais ou mesmo ter um canal de vídeo dentro de plataformas como Youtube, Vimeo. 

Redes Sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta para atrair clientes e em alguns casos, para vender. Além de serem um local para divulgar os materiais produzidos para o blog, você também pode produzir conteúdos específicos para a plataforma. A maioria das redes sociais são multimídias, fato este que permite produzir textos, imagens, vídeos, realizar transmissões ao vivo.

E-mail Marketing

É uma alternativa para quem deseja espalhar seu conteúdo de forma eficiente e rápida. Você poderá enviar newsletters, divulgar novos produtos ou materiais e nutrir leads. Com a nutrição de leads, você informa e educa clientes e potenciais clientes.

Dicas de Ferramentas de Inbound Marketing

Conheça algumas das principais ferramentas usadas por profissionais de Inbound Marketing e por que você deveria usá-las:

Gerenciamento de blogs: WordPress

É uma plataforma que possui um sistema de gerenciamento conteúdo de blogs. Você pode inserir ou editar arquivos de mídia (imagens, vídeos), acompanhar dados básicos de acesso, mexer no layout do site, exportar e importar dados do blog e essas são só algumas das funções.

SEO: SEMrush

Permite visualizar o tráfego mensal, analisar como a concorrência está trabalhando, descobrir quais palavras-chaves você está ranqueando e quais sites estão linkando para seu site (backlinks).

Análise de métricas: Google Analytics

Essencial para monitorar sites e blogs. Você tem acesso aos dados do seu tráfego, das suas conversões, redes sociais e de campanhas de mídia paga;

Automação de marketing: HubSpot, RD Station, MailChimp

HubSpot: por meio desse software é possível criar landing pages, testes A/B, gerenciamento de leads e avaliar os resultados das suas campanhas.

RD Station: cria fluxos de e-mail para nutrir os seus leads, campanhas de e-mail marketing, landing pages, testes A/B e lead scoring.

MailChimp: plataforma de e-mail marketing que permite ao usuário gerenciar toda a sua estratégia, incluindo automação de marketing, abandono de carrinho, entre outros.

Percebemos que o principal objetivo por trás do Marketing de Conteúdo está em contar histórias relevantes e valiosas para uma audiência. Por isso, ao adotar essa estratégia tenha em mente o público que você está buscando atingir. 

Lembre-se que estamos tratando de uma estratégia a longo prazo, por isso os esforços precisam ser feitos a partir de um planejamento. 

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Referências utilizadas:

O que é e suas definições

Guia especial 

Por dentro do assunto

Conhecendo táticas para impulsionar tráfego

Tipos de estratégias para seu blog

Passo a passo sobre o tema

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