computador sobre a mesa com a sua tela mostrando uma página de mídia paga

Mídia Paga: Saiba como anunciar no Face Ads!

O Facebook é uma das maiores e mais populares redes sociais e um dos principais serviços de mídia paga. Por isso, investir em anúncios na ferramenta é uma boa opção para quem está em busca de conquistar clientes ou apresentar seu produto/serviço.

Neste artigo iremos apresentar as principais características do Face Ads, o passo a passo para fazer anúncios e dicas para otimizar suas campanhas. Acompanhe!

O que é Face Ads?

O Face Ads é a plataforma de mídia paga do Facebook. A ferramenta oferece diferentes formatos de anúncios e opções de segmentação. Os anúncios podem ser exibidos no próprio Facebook, Instagram, Messenger e sites parceiros. 

Em suma, um dos principais atrativos e um dos motivos de ser uma ferramenta tão popular dentre as estratégias de marketing digital, é o fato de apresentar diferentes tipos de segmentação de público-alvo. Vamos conhecê-las!

Localização: Seus anúncios podem ser direcionados para uma localidade específica. 

Idade: É possível direcionar os anúncios baseados em uma faixa etária. 

Gênero: Os anúncios poderão atingir homens, mulheres ou pessoas de outros gêneros. 

Idiomas: Direcione os seus anúncios para públicos que falem outros idiomas.

Direcionamento Detalhado: Você poderá adicionar ou excluir pessoas de um público a partir de critérios como interesses, comportamentos e dados demográficos.

Conexões: Adicione ou exclua públicos que tenham algum tipo de conexão com a sua Página, eventos ou apps. 

Públicos Personalizados: É o público formado por pessoas que você já conhece. A ferramenta baseia-se nas informações fornecidas por você ou geradas pelos produtos do Facebook.

Públicos Semelhantes: É um subconjunto dos Públicos Personalizados, em que o usuário receberá uma audiência baseada nos seus públicos anteriores. 

Como fazer anúncios de mídia paga

Antes de conhecermos o passo a passo para fazer anúncios, vamos entender os diferentes tipos de anúncios que a ferramenta permite usar. Vamos lá!

Anúncios de Imagem: Todos os anúncios, seja do Facebook ou Instagram, necessitam de uma imagem. Normalmente, esse tipo de formato é usado para reconhecimento  de marca, envolvimento, alcance e tráfego. 

Anúncios de vídeo: Para aqueles interessados em envolver o público, alcançar mais pessoas ou impulsionar conversões, o formato de anúncios em vídeo é uma boa alternativa. Esse formato é permitido no Facebook e Instagram. 

Anúncios em apresentação multimídia: É um formato que combina imagens, vídeos, sons e textos para contar uma história e assim, atrair a atenção do público. Independentemente do seu objetivo de marketing, esse é um formato que pode ser usado em qualquer situação. 

Anúncios em carrossel: Neste formato é possível apresentar até 10 imagens ou vídeos em um único anúncio. Esse formato está disponível para os seguintes objetivos de marketing: reconhecimento da marca, conversões, alcance e tráfego.

Anúncios de coleção: Combina vídeo, apresentação multimídia ou fotos obtidas de um catálogo do produto. É o formato ideal para donos de e-commerce, pois é possível mostrar várias imagens do produto sem sair do Facebook. Pode ser usado para os seguintes objetivos de marketing: tráfego, conversão, tráfego para o estabelecimento ou vendas de catálogo. 

Agora que conhecemos os formatos de anúncios disponíveis na plataforma, vamos ao passo a passo para anunciar. 

Para criar uma campanha, o primeiro passo é fazer uma fan page! Logo depois, é necessário escolher a maneira que se deseja anunciar. Existem duas maneiras de anunciar: impulsionando um post ou usando o Gerenciador de Anúncios. 

Abaixo vamos explicar como anunciar por meio do Gerenciador de Anúncios. Acompanhe!

Gerenciador de Anúncios

O Facebook divide os objetivos de marketing em 3: 

  • Reconhecimento: É um formato para os profissionais que estão em busca da construção da marca, da sua imagem.
  • Consideração: Os formatos de anúncios encontrados neste objetivo são o de engajamento, geração de leads. 
  • Conversão: É a parte dos anúncios do Facebook focadas especificamente em vendas. 

Depois de definir os objetivos, a plataforma de mídia paga irá te guiar para uma nova área: a área de segmentação. Como já mencionamos no artigo, você pode segmentar por localização, idade, gênero, interesses, entre outros.

Após determinar a segmentação, a ferramenta irá pedir para você definir o posicionamento do seu anúncio. As opções disponíveis são feed de usuários, coluna da direita, vídeos sugeridos, Messenger e Instagram. 

Para finalizar, você deverá estabelecer um orçamento e o tempo que a campanha será veiculada. 

Dicas para otimizar campanhas de mídia paga

Para continuar aproveitando as vantagens de anunciar no Face Ads, preparamos algumas dicas para você otimizar suas campanhas e melhorar sua estratégia digital.

Instale o Pixel do Facebook

O pixel do Facebook é um código que ao ser inserido nas páginas do seu site, irá ajudá-lo a mensurar os resultados da suas campanhas.

Faça testes A/B

Na prática, é testar versões diferentes de um mesmo anúncio para ver qual performou melhor. Assim, uma simples alteração na imagem, no texto ou CTA (Call to action) pode fazer uma grande diferença em como o público reage ao seu anúncio.

Teste diferentes segmentações

No começo, os seus públicos vão ser mais abrangentes afinal, você está no caminho para encontrar a sua audiência ideal.  Aos poucos, você irá descobrir os públicos que melhor reagem ao seu anúncio e produtos. 

Aposte na versão mobile

Pode parecer óbvio, mas tão importante quanto fazer um anúncio criativo, é ter uma landing page ou um site otimizados para a versão mobile. Afinal, de nada adianta um bom anúncio, se o link para o qual seu público está sendo redirecionado não funciona em smartphones.

Assim como toda ferramenta, o Face Ads depende de um esforço constante e principalmente, de atenção aos resultados. Por isso, é importante entender as métricas para executar as modificações da melhor maneira. 

Além disso, por ser uma ferramenta que oferece inúmeras possibilidades de segmentação os usuários tem uma boa oportunidade para trabalhar com testes e assim, investir nos públicos que realmente interessam. 

Quer receber mais dicas e informações como estas? Assine a newsletter e não perca nenhuma novidade!

 

Referências utilizadas:

Como usar a plataforma

Por trás da ferramenta

Gerenciador de anúncios

Passo a passo para anunciar

Para criar uma campanha efetiva

Guia completo sobre o assunto

Ações para melhorar seus resultados

Dicas de otimização

Como analisar e otimizar seus esforços

No Comments

Post A Comment