O que é SEO? Tudo para otimizar estratégias on-line!

Você sabia que algoritmo do Google baseia-se em alguns elementos para determinar o ranqueamento das páginas no buscador? Fatores como autoridade da página e do domínio, conteúdo relevante e velocidade de carregamento são alguns dos itens que se bem trabalhados dentro de uma estratégia de SEO podem trazer resultados expressivos. 

Por isso, preparamos este artigo. Para que você conheça o significado de SEO e compreenda a importância da sua aplicabilidade para ter boas estratégias de Marketing Digital.

Vamos lá!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization ou em português, Otimização para mecanismos de buscas. É definido como um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs ou páginas na web com o intuito de melhorar o posicionamento no ranking e a autoridade do domínio.

As técnicas de SEO são divididas em:

SEO On-Page: São as otimizações feitas dentro do próprio domínio, isto é, na estrutura das páginas e no conteúdo do seu site do usuário.

SEO Off-Page: São levados em consideração os fatores externos do site ou blog, como backlinks e divulgação. 

Ferramentas

Atualmente existem no mercado diversas ferramentas de SEO, algumas são específicas para cada uma das etapas do trabalho. 

Abaixo vamos apresentar algumas das principais ferramentas e para qual tipo de processo ela é indicada. Acompanhe!

Pesquisa de Palavras-chave

Ubersuggest: 

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita e de fácil uso. Atualmente é controlada por um dos mais principais nomes do Marketing Digital, Neil Patel. Com essa ferramenta, o usuário poderá conhecer o volume de buscas da palavra-chave pesquisada, CPC (custo por clique), ideias de termos. Apresenta duas novas funcionalidades específicas de SEO: Auditoria do Site e Backlinks. 

Keyword Planner:

O Keyword Planner é uma ferramenta disponível para os usuários do Google Ads. Infelizmente, só é possível acessar o planejador com a criação de uma campanha no Ads. 

A ferramenta permite que o usuário conheça as estimativas de lances sugeridos das palavras-chave, volumes de buscas e ideias de keywords.

On-Page

Google Search Console:

O Google Search Console é uma ferramenta que possibilita conhecer o total de cliques, total de impressões, CTR média e posição média dos domínios do usuário. Além disso, é possível saber quais pontos do site precisam de melhorias e as páginas que estão válidas. 

PageSpeed:

O PageSpeed é uma ferramenta gratuita lançada pelo Google para ajudar na otimização da velocidade do carregamento de páginas. Um dos principais fatores de rankeamento do Google, é a velocidade de carregamento da uma página. 

Off-Page

Majestic SEO: 

O Majestic SEO é uma ferramenta que oferece relatórios sobre os backlinks de site, keywords, histórico de links, conhecer a diversidade dos perfis de links, entre outros. Apenas algumas das funcionalidades são oferecidas de forma gratuita, para ter acesso a todas as funções é preciso assinar um plano. 

Ahrefs:

O Ahrefs é uma ferramenta paga que oferece as mesmas funcionalidades que o Majestic, porém apresenta um banco de dados maior. É possível utilizar uma versão trial de 7 dias por 7 dólares. 

Monitoramento de Posições

RD Station: 

O RD Station é o software de Marketing Digital da Resultados Digitais. Com a ferramenta, é possível acompanhar a evolução do ranking do seu site, relatórios de avaliação das suas páginas e conhecer maneiras de melhorar o seu posicionamento. 

A ferramenta é paga, mas é possível realizar um teste gratuito aqui

SEMRush: 

O SEMRush é uma ferramenta de SEO com inúmeras funcionalidades. O usuário poderá ver o desempenho de cada palavra-chave cadastrada, adicionar keywords, ver a taxa de melhora do posicionamento. É uma ferramenta paga, porém há a possibilidade do usuário usar uma conta gratuita com um número limitado de pesquisas antes de optar por uma assinatura.

Dicas práticas

Separamos algumas dicas para você otimizar suas estratégias de SEO: 

Utilizar links internos 

Ao criar no seu conteúdo links para outras páginas do seu blog ou site, você estará mostrando para o algoritmo do Google que os seus conteúdos são relevantes. 

Otimizar sites para versão mobile

Se o seu blog ou site não possui uma versão mobile, você está perdendo um público importante. Além disso, o Google prioriza as páginas que funcionam no mobile. 

Determinar uma frequência de postagem 

Para conquistar uma audiência é preciso ter uma estratégia de postagens. Isto é, planeje quantas vezes irá postar no blog e programe-se para isso. Ter um cronograma definido pode melhorar a sua autoridade de domínio, posição de SERP e tráfego. 

Utilizar a palavra-chave na URL

Quando você utiliza a palavra-chave na URL está mostrando para o algoritmo a importância dela para o seu site e os seus conteúdos, o que resulta no ganho de uma autoridade da sua página em relação à palavra. 

Conquistar links externos

O algoritmo do Google entende que quando uma página é citada por outra dentro de um conteúdo é porque ela é relevante. 

Mas cuidado! Ter links em sites não confiáveis pode prejudicar suas chances de crescer no ranqueamento. Isso porque, a ferramenta preza pela experiência do usuário e isso é mais importante que uma quantidade excessiva de links.

Não existe uma fórmula mágica para conseguir ranquear nas primeiras posições rapidamente! Ao utilizar-se de esforços de SEO e de marketing de busca, é preciso entender que estamos tratando de um trabalho de médio/longo prazo. Isso significa que vai demorar alguns meses para ter um resultado expressivo. 

O Google valoriza os conteúdos que são relevantes para o seu usuário, por isso preocupe-se em ofertar materiais interessantes, isso com certeza irá ajudar aumentar a sua autoridade e trará novos clientes.

Quer receber mais dicas e informações como estas? Assine a newsletter e não perca nenhuma novidade.

Referências utilizadas:

Off-page

Guia especial sobre o tema

On page

Dicas de otimização

Guia para iniciantes

Aprenda sobre o assunto

Hacks para posicionamento de site

Dicas importantes

Conheça ferramentas

No Comments

Post A Comment