Por que fechar parcerias com instituições de ensino? Entenda os benefícios!

Não é novidade que muitas empresas não encontram soluções para seus problemas ou não conseguem criar produtos devido às dificuldades em trabalhar com a área de pesquisa e desenvolvimento. Há várias alternativas para resolver tal situação, como fechar parcerias com instituições de ensino.

Esse tipo de parceria é uma via de mão dupla, uma vez que traz vantagens tanto à empresa quanto à instituição de ensino. Descubra a seguir quais são esses benefícios e como você pode fazer para colaborar com a sua empresa na escolha de uma instituição de ensino parceira ideal. Acompanhe!

Como fechar parcerias com instituições de ensino pode colaborar com a empresa?

Uma parceria é um acordo que foi pensado com a ideia de promover benefícios para todos os envolvidos. Dessa forma, graças à parceria com uma instituição de ensino, a empresa não precisa investir recursos em tecnologia e equipamentos para manter toda a estrutura necessária para a pesquisa e atividades relacionadas.

Por outro lado, a universidade, que já tem toda a estrutura pronta para tal, tem interesse em desenvolver seus estudantes envolvendo-os em pesquisas e, ainda, conseguir uma fonte de financiamento para a atividade. A parceria permite atender aos interesses de todas as partes.

Cabe também ressaltar que a estratégia de fechar parcerias com instituições de ensino é muito comum na Europa e nos Estados Unidos. Assim, os resultados positivos gerados por esse modelo nessas regiões demonstram o potencial dessa ação.

Quais são as vantagens dessas parcerias?

Confira a seguir os benefícios das parcerias com instituições de ensino para as empresas!

Usar a estrutura física das instituições de ensino

Como vimos, usar a estrutura física e os equipamentos sem ter que gastar com isso para pesquisar ou testar um novo produto significa uma grande economia para uma empresa. Esta é a oportunidade perfeita para investir em novos produtos e serviços.

Muitas universidades têm laboratórios especialmente montados com tecnologia de ponta para desenvolver novas ideias, criar protótipos e realizar os testes necessários.

Aproveitar o capital intelectual das universidades

Trabalhar com pessoas que estão constantemente estudando, se atualizando e aprofundando seus conhecimentos permite que a empresa parceira tenha as últimas novidades à sua disposição. Na universidade, pode haver aquela informação essencial que faltava para sua ideia inicial dar certo.

Ter acesso a metodologias inovadoras

Ter acesso ao que há de mais moderno em pesquisa e tecnologia só pode proporcionar benefícios para os projetos. É nas instituições de ensino que são desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para a solução dos problemas que são encontrados na vida real das empresas.

Localizar os melhores talentos

Com a dedicação dos estudantes nas pesquisas, é possível encontrar aqueles que se destacam e têm potencial para alcançar sucesso na carreira profissional. Para eles, pode ser a ocasião perfeita para saírem da universidade já trabalhando em uma boa empresa.

Contratar profissionais já qualificados

Aproveitar os talentos encontrados na universidade durante a pesquisa e trazê-los para a empresa como estagiários, ou até mesmo contratando-os como funcionários, permite ter colaboradores com alto nível de qualificação. Nesse contexto, os responsáveis conhecem o trabalho e dedicação do estudante desde a época da pesquisa, o que facilita sua contratação.

Qualificar seus colaboradores

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação à qualificação e atualização profissional, principalmente para um cargo de liderança. Sair da zona de conforto e voltar a estudar também pode ser um grande desafio.

Quando a empresa oferece uma parceria com uma instituição de ensino, ela demonstra que está preocupada com a formação acadêmica de seus colaboradores. Isso dá uma motivação maior para que eles se interessem em fazer um programa de estudos, seja um curso técnico, uma graduação ou pós-graduação.

Alguns profissionais não sabem como funciona uma pós-graduação e não fazem ideia de como ela pode alavancar suas carreiras. Além disso, um colaborador motivado e qualificado é mais produtivo, exerce melhor sua função e gera melhores resultados para a empresa. Assim, todos saem ganhando.

De que forma você pode colaborar na escolha de uma parceria universitária para sua empresa?

É função do departamento de Recursos Humanos escolher uma instituição de ensino que seja apropriada aos interesses dos colaboradores e da empresa. Também é responsabilidade desse departamento zelar pelo bem-estar dos funcionários, incentivar o estudo contínuo, assim como valorizar e reconhecer o potencial e a dedicação de cada profissional.

Mas você pode colaborar com o RH na busca por uma parceria estudantil que venha ao encontro das necessidades da empresa. Dar uma opinião ou compartilhar um link demonstra que você tem interesse pelo assunto e se preocupa com o crescimento da empresa. Veja o que pode fazer:

Compreender as forças e as fraquezas da empresa

A partir de uma boa compreensão dos pontos fortes e fracos da empresa, fica mais fácil entender como uma parceria estudantil pode ajudar na qualificação dos colaboradores. Falta qualificação técnica ou conhecimentos mais específicos que poderiam ser adquiridos em uma pós-graduação? Precisaria de mais pessoas dominando um segundo idioma?

Identificar uma instituição adequada às necessidades da empresa

Já que você conhece as fraquezas e necessidades da empresa, encontrar uma instituição de ensino que ofereça o tipo de curso que supra essa necessidade é essencial para que essa parceria seja de sucesso.

Você pode procurar por alguma instituição que ofereça o que a empresa precisa, sem esquecer que a instituição de ensino também deve se beneficiar. Caso conheça alguma, você pode fazer uma indicação; se não, o passo seguinte é o ideal.

Indicar eventos relacionados à educação para networking

Você pode não conhecer uma instituição específica para indicar à empresa, mas ter conhecimento sobre eventos e feiras relacionadas à educação. Indique tais eventos a colaboradores do departamento de RH, que poderão nesses espaços fazer um bom networking.

Só depois de pesquisar bastante é possível tomar uma decisão acertada e escolher uma excelente instituição, que ofereça os cursos de qualificação que os funcionários necessitam. O ensino a distância é uma boa opção, pois oferece flexibilidade de horário e local de estudo, de modo a facilitar a conciliação entre trabalho e estudo.

Existem várias formas de fazer a empresa na qual trabalha crescer, como fechar parcerias com instituições de ensino. Esta é uma das alternativas mais benéficas para a qualificação dos colaboradores, a solução de problemas corporativos e a criação e desenvolvimento de novos produtos.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, assine nossa newsletter e receba direto em seu e-mail outros conteúdos relevantes!

No Comments

Post A Comment