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Web Analytics: O que você sabe sobre essa estratégia?

Dados divulgados pela universidade de Harvard, em sua pesquisa sobre big data, comprovou que empresas que adotam o web analytics conseguem ser 5% mais produtivas. 

Com esse cenário em mente, preparamos um artigo completo para explicar os principais pontos sobre o Web analytics. Vamos conhecer métricas, ferramentas e dicas. Acompanhe!

O que é Web Analytics?

Web analytics é definido como sendo a estruturação e análise de dados digitais com o propósito de criar uma orientação preditiva para auxiliar os profissionais a tomarem decisões mais acertadas e a otimizarem os investimentos feitos nas estratégias de marketing digital

Análise Descritiva

Essa análise se baseia em perguntas mais simples como, “o que” e “qual”. Dessa forma, espera-se que com as informações obtidas fique mais fácil para entender o presente e prever futuras ações.

Análise Preditiva e Prescritiva

Os modelos de análise preditiva e prescritiva dependem da coleta dos dados anteriormente. Para que assim você possa entender o seu funcionamento, suas estatísticas e padrões.

Preditiva: Baseia-se na utilização de dados prévios para conseguir apontar como essas informações serão no futuro e entender o seu comportamento. 

Prescritiva: É feita a partir da utilização de ferramentas para obter estatísticas. Assim, conseguir recomendar ações a serem feitas futuramente. Seu objetivo está em ajudar na otimização de estratégias e melhorar resultados. 

Métricas importantes de Web Analytics para analisar

As métricas de web analytics existem para ajudar os profissionais a entenderem  como está a saúde da sua empresa e então, trabalhar em otimizações para alcançar bons resultados. 

Duas das principais métricas que iremos analisar são: CAC e LTV. Vamos conhecê-las!

CAC (Custo de Aquisição do Cliente) 

Este cálculo é o resultado de uma conta matemática em que se divide o investimento feito para a aquisição de cliente pela quantidade de clientes. A partir desse valor, você terá mais clareza sobre os gastos feitos para obter um cliente. 

Lifetime Value (LTV)

É uma métrica que representa o valor que o cliente trará para a empresa enquanto durar o relacionamento entre marca-consumidor. Este cálculo é feito a partir do ticket médio e da média de tempo. Assim como o CAC, ajudará você a compreender se os seus gastos para trazer um cliente são maiores que os valores que eles trazem de receita. 

ATENÇÃO! Se os seus valores de LTV estão menores do que o seu CAC, isso não é um bom sinal. Pois, significa que você está investindo mais para conquistar um cliente do que na sua retenção.

LTV > CAC = RUIM

CAC > LTV = BOM

Ferramentas de Web Analytics

Vamos apresentar algumas das principais ferramentas de Web analytics utilizadas no mercado pelas empresas para obter informações valiosas. Acompanhe!

Excel

É o programa do Windows feito para ajudar os usuários a estruturar as suas informações e fazer cálculos rápidos e organizados. Uma das suas principais funcionalidades são os gráficos e tabelas, em que é permitido inserir fórmulas e critérios para facilitar a análise dos dados.

Google sheets

É uma ferramenta bem parecida com o Excel, mas seu funcionamento acontece pela nuvem. Os arquivos podem ser compartilhados com várias pessoas para trabalharem simultaneamente.

Tableau

Esta ferramenta é a solução para seus dados internos. Os usuários podem criar tabelas e gráficos de uma forma visualmente mais atrativa. Além disso, é perfeita para organizações que geram uma grande quantidade de dados e permite realizar integrações com outros programas.

Google Analytics

É a ferramenta mais utilizada e conhecida no mercado para análise e acompanhamento de dados de campanhas e sites. 

Ferramentas para dados qualitativos

Hotjar

O usuários podem obter análises de mapa de calor, análises sobre o preenchimento de formulários, permite a criação de funis de conversão, pesquisa com os visitantes do site e elaboração de enquetes. É uma ferramenta paga.

Lucky orange

Outra opção paga e muito popular no setor. Suas funcionalidades incluem análise de dados qualitativos e possui um dashboard geográfico para que os usuários observem o comportamento dos visitantes da página por região.

Dicas

Separamos algumas dicas simples para ajudá-los a investir em web analytics no seu dia a dia. Vamos lá!

Entender os objetivos do seu site

Todas as páginas na internet foram criadas com um propósito. Por isso, ao utilizar o web analytics você entenderá o comportamento dos visitantes do seu site para otimizar os seus resultados a partir de dados estratégicos.

Decisões precisam ser tomadas com base em dados

Pode parecer óbvio, mas a tomada de decisões precisa ser feita apoiada em dados. Pois, não é possível decidir estratégias levando em consideração apenas a sua opinião pessoal. Utilize-se de ferramentas de web analytics para obter as informações que seu negócio necessita. 

Avaliar quais métricas mensurar

Nem tudo que pode ser medido é importante! Portanto ao utilizar as ferramentas, é preciso observar quais são as métricas que precisam ser observadas. Consequentemente, entender quais necessitam de esforços. 

Atualmente, a mensuração de dados é um dos grandes aliados dos profissionais de marketing. Pois, somente a partir da análise das informações é possível montar campanhas, otimizar sites e produzir conteúdos que vão de encontro às necessidades da sua audiência. 

Neste cenário, empresas e profissionais que utilizam web analytics saem na frente da sua concorrência e possuem mais chances de chegar nos resultados desejados. 

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Referências usadas:

Otimize sua estratégia

Para potencializar os seus resultados

Aprenda a analisar seus dados

Principais ferramentas

Entenda a importância de analisar as métricas

Motivos para investir na estratégia

Por dentro dos tipos de análise

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