Faculdade pública ou privada? Veja como escolher a melhor opção!


COMPARTILHE!

O acesso adequado a educação de qualidade é um dos direitos básicos presentes na Constituição Federal Brasileira, de 1988. Além disso, a educação é uma das fontes de capital humano, que representam um dos principais motores de crescimento e desenvolvimento econômico de um país.

Nos últimos anos, a criação de programas que expandiram a oferta de vagas em universidades públicas e possibilitaram o financiamento estudantil fez com que ingressar em uma faculdade particular se tornasse possível para pessoas que não tinham essa chance anteriormente. Dessa forma, optar por fazer o ensino superior deixou de ser uma realidade distante e passou a ser uma opção cada vez mais tangível.

No entanto, há sempre aquela velha discussão sobre fazer uma faculdade pública ou privada, uma vez que a questão está cercada de mitos e clichês sobre uma ser melhor do que a outra.

Para evitar fazer uma escolha sem pensar, neste artigo vamos abordar a importância de fazer um curso superior no cenário brasileiro atual, explicar o que é e como funcionam as instituições públicas e as privadas, destacando pontos positivos e negativos de ambas. Além disso, selecionamos dicas para você escolher a melhor opção de curso e ainda saber um pouco mais sobre a absorção dos profissionais em cada um dos casos.

Leia este conteúdo até o final e descubra qual tipo de faculdade combina mais com o seu perfil!

Por que as pessoas fazem faculdade no Brasil?

Durante muitos anos, o acesso ao ensino superior no Brasil, tanto público quanto privado, podia ser considerado um privilégio, afinal, poucos eram os que conseguiam cursar uma faculdade por causa da escassez de vagas e devido ao alto custo das mensalidades.

CONTINUAR LENDO

Instituições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami