Inteligência analítica: Qual a importância? Saiba mais!

inteligência analítica

COMPARTILHE!

Inteligência analítica é um conceito que pode se aplicar à pessoas ou organizações. Eventualmente, utiliza-se de técnicas matemáticas, estatísticas, modelos preditivos e machine learning na busca por padrões e informações valiosas nos dados. Além disso, consiste na transformação de conhecimento bruto em estratégias de mercado.

É cada vez mais comum vermos no cotidiano das empresas práticas que visam a análise dos dados gerados na organização. Por isso, para ajudá-lo nesta tarefa, diversas plataformas e softwares foram criados com um único objetivo: examinar essas grandes quantidades de informações. 

Pensando neste cenário, preparamos este artigo. Vamos apresentar as principais vantagens e a importância da inteligência analítica. Acompanhe!

Como fazer análise de dados com inteligência analítica? 

Planejamento

O primeiro momento da análise é destinado a planejar. Sendo assim, é a hora de compreender o que precisa ser resolvido e quais são as soluções para este problema. Por isso, com a ajuda da inteligência analítica, você terá os dados certos para trabalhar.

Planejamento da medição

Nesta etapa é importante ter a total compreensão do que deve ser medido, definir os períodos em que as medições devem ocorrer. Além disso, determinar as métricas e os valores essenciais para a análise.

Coleta de informações

Explorar as possibilidades das informações e reunir o maior número possível de dados sobre o problema auxilia na identificação das variáveis a serem consideradas. Sendo assim, não esqueça da importância de coletar os dados dos momentos e locais corretos.

Tratamento dos dados

É necessário a utilização de técnicas capazes de identificar, localizar e limpar dados para se obter análises corretas. 

Análise

Depois de tratar as informações, é hora de colocar a mão na massa. Isto é, utilizar sistemas capazes de suportar grandes quantidades de dados e assim, obter insights valiosos para a sua organização.

Exposição dos resultados 

Com o término da mensuração, chega-se o momento de expor as equipes os resultados obtidos da análise e além disso, comunicar as próximas ações a serem seguidas com os insights. 

Quais as vantagens de usar inteligência analítica no seu negócio?

Ter uma gestão de processos mais efetiva

Esta ferramenta pode ser muito útil para ajudar a manter as operações em pleno funcionamento e seguindo uma rotina. Todavia, com um processo centralizado e automatizado, as atividades diárias serão executadas com mais rapidez, deixando espaço para realizar as tarefas mais complexas com eficácia. 

Conhecer as necessidades dos clientes

Portanto com a capacidade de análise que esse tipo de ferramenta traz para a empresa, será muito mais rápido e fácil perceber quando há uma demanda de seus clientes.

CONTINUAR LENDO

Especialidades

big datainteligência analítica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *