Como funciona um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?

Quem decide estudar inicia uma pesquisa sobre cursos, custos e a modalidade ideal para o seu estilo de vida. Valores acessíveis e possibilidade de rotina flexível costumam ser cruciais para que o futuro aluno opte pelo EAD. Uma das ferramentas mais importantes no ensino a distância é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que é a principal forma de interação do aluno com a instituição de ensino.

Conhecer o funcionamento do AVA é fundamental para escolher a instituição mais adequada para as necessidades de cada um. Tanto os que têm mais familiaridade com a tecnologia quanto aqueles que acham os espaços virtuais complicados de acessar devem estar atentos às funcionalidades da plataforma.

Preparamos este artigo para esclarecer o que esse espaço deve contemplar e, assim, permitir que você faça uma escolha segura. Continue a leitura e fique informado!

O que é um ambiente virtual de aprendizagem

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é uma plataforma desenvolvida para o gerenciamento de cursos online, sejam eles de formação livre ou ensino regular. Seu objetivo é corrigir problemas que existem no modelo presencial e que podem ser ajustados para promover uma evolução disruptiva na educação, usando metodologias ativas e centradas no aluno.
Os avanços na tecnologia mudaram a forma das pessoas se relacionarem e adquirir bens e serviços. Com isso, a educação também foi impactada e as instituições que oferecem cursos na modalidade a distância se popularizaram.
Nesse contexto, o AVA não tem o propósito de representar uma sala de aula no que é relacionado ao espaço físico, mas sim prover um ambiente mais adequado às necessidades atuais dos alunos, com maior interação e aumento das redes de relacionamento. Os recursos tecnológicos utilizados permitem, ao mesmo tempo, que alunos troquem mensagens com os colegas de classe e com os professores, compartilhem informações e acessem o conteúdo para estudos.
A sala de aula virtual precisa ser um ambiente formal, tal qual nos cursos presenciais, e pode ser utilizada por instituições e empresas que desejam fazer conferências e promover treinamentos online.

Comunicação com agilidade

Historicamente falando, as inovações da educação no final do século XX e início do século XXI trouxeram tantas inseguranças quanto o EAD e o seu ambiente de aprendizagem. Já duvidou-se, por exemplo, da necessidade da capacitação dos professores e muitos apresentavam ressalvas sobre a efetividade da comunicação online.
Contudo, a tecnologia muda rapidamente e, com ela, novas ferramentas são criadas periodicamente. Isso faz com que a educação seja contemplada com técnicas e ferramentas que contribuem para uma comunicação ágil e efetiva.

Como o AVA é constituído

O AVA é constituído de duas partes: a tecnológica e a pedagógica. As empresas especializadas em desenvolver sistemas escolares e acadêmicos criam uma ferramenta própria para cada cliente, com algumas especificidades. Ainda assim, contempla as duas esferas:

  1. Parte tecnológica: trata-se da área do gerenciamento do curso. Aqui são administrados alunos, cursos, senhas, turmas, acessos, publicação de conteúdo, correção de atividades, reuniões, as aulas em si e os recursos para interação como fóruns e chats.
  2. Parte pedagógica: diz respeito aos aspectos educacionais pelos quais o AVA permitirá a interação dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, e como essa relação será hierarquizada.

Vale ressaltar também que os ambientes virtuais de aprendizagem foram pensados e são constantemente atualizados para melhorar a atmosfera presente nas salas de aula tradicionais, ou seja, nos cursos presenciais.
Um bom exemplo é o uso de tutores. Os cursos EAD contemplam a presença de um tutor, que assume um papel de intermediar os processos de ensino e aprendizagem, promovendo uma comunicação bilateral, direta e imediata, em que os alunos interagem entre si e também com os tutores, promovendo mais autonomia no aprendizado sem deixar de lado a sociabilidade.
Além disso, o  AVA viabiliza uma metodologia de ensino chamada de “metodologia ativa”, em que o aluno deixa de ser um mero ouvinte para se tornar protagonista na construção do conhecimento proporcionado pelas aulas.

Quais são as principais funcionalidades

O ambiente virtual de aprendizagem pode ser desenvolvido por diversos fornecedores. Por esse motivo, pode apresentar funções, recursos e aspectos particulares.
Contudo, existem funcionalidades básicas que todo AVA deve apresentar para fornecer um ensino de qualidade. Conheça:

Integração entre alunos e professores

Quem nunca realizou um curso EAD geralmente imagina que não há interação entre professores e alunos ou com os colegas de classe. Muitos veem a prática do estudante de cursos online resumida ao log in no sistema e cumprimento das atividades.
Na realidade, os ambientes de aprendizagem virtual devem proporcionar um espaço para discussão. Ali, os alunos podem tirar dúvidas, trocar mensagens com os colegas e participar de discussões.
Esses recursos enriquecem o aprendizado e criam uma atmosfera ainda mais rica do que a de uma sala de aula física, na qual acontece mais trocas de experiências e crescimento intelectual.

Avaliações virtuais

Cursos oferecidos na modalidade EAD muitas vezes exigem que as provas sejam feitas no polo presencial. Ainda assim, é mais comum que as avaliações sejam realizadas dentro do AVA.
As questões são inseridas no ambiente virtual com um prazo de conclusão da prova. Os alunos ficam sabendo do calendário de avaliações por e-mail ou pelo próprio sistema. Vale lembrar que a plataforma é programada para que os estudantes não possam colar ou fazer pesquisas simultâneas ao preenchimento da avaliação.

Assiduidade

A assiduidade é uma questão importante quando se trata do ensino a distância. O fato de cursar uma graduação ou pós no modelo online passa a falsa impressão de que não é preciso se dedicar tanto aos estudos, ou manter uma quantidade de presenças satisfatória.
Isso, no entanto, não é verdade. Assim como nas modalidades presenciais, o EAD exige que o estudante cumpra uma carga horária mínima para que o curso possa ser dado como concluído.
Esse controle é realizado por meio do número de aulas assistidas ou atividades realizadas ao final dos conteúdos aplicados, sempre obedecendo ao prazo máximo estabelecido. Assim, o aluno não é prejudicado caso prefira assistir a mais ou menos aulas em um só dia, ou semana.

Experiência do usuário

É verdade que a educação a distância vem se popularizando, a sociedade está cada vez mais tecnológica e as relações, mais virtuais. Mesmo assim, professores e alunos imaginam que podem ter dificuldades em interagir entre si ou acessar os conteúdos no ambiente virtual de aprendizagem.
No entanto, se você tem receio de não se adaptar ao sistema, pode ficar tranquilo. O AVA conta com uma equipe de suporte para melhorar a experiência do usuário, tanto do professor como do aluno.
A realidade é que os envolvidos nesse processo não precisam conhecer todos os recursos tecnológicos necessários para estruturar ou assistir a uma aula. Por isso existem profissionais disponíveis dando a ajuda necessária para que o conteúdo seja entregue e estudado da melhor maneira.
A troca de mensagens favorece a interação entre todos os envolvidos e também deve ser bem orientada, para que os objetivos pessoais, tanto de ensino e aprendizagem como de networking, possam ser alcançados.
Se você não tem tanta familiaridade com a tecnologia além do smartphone, fique tranquilo! Boas instituições fornecem suporte.

Quais as principais plataformas

Conheça as três principais plataformas que você pode acessar caso inicie um curso na modalidade EAD:

  • Moodle: uma das mais populares plataformas, o Moodle oferece uma interface simples de ser utilizada. O software é gratuito e não exige um preparo técnico de ponta;
  • Canvas: o Canvas promete um ambiente virtual dinâmico e flexível, fornecendo uma experiência agradável e produtiva, tanto para professores como para alunos;
  • Blackboard: o Blackboard é sinônimo de inovação e sua grande vantagem é a interatividade e o engajamento. Se a instituição escolhida faz uso desse sistema, dificilmente você terá problemas em se relacionar com tutores e colegas de classe.

Percebeu a importância de conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e quais as funcionalidades básicas ideais para possibilitar a interação e garantir total aproveitamento dos conteúdos disponíveis?
Quer continuar acompanhando as novidades na área? Siga a nossa página no Facebook, nosso perfil no Twitter ou no LinkedIn e tenha acesso a conteúdos que vão ajudar você a fazer as melhores escolhas.

No Comments

Post A Comment