Você sabe como funciona uma pós-graduação a distância?

Tem aulas, provas e professores? O diploma vale “de verdade”? A prática é reconhecida pelo MEC? Como é possível aprender sem estar em uma sala de aula? Muita gente ainda tem dúvidas sobre fazer ou não uma pós-graduação a distância (EAD).

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como esse tipo de especialização funciona e apresentar o porquê de ela ser considerada uma das formas mais inovadoras de formação profissional, indispensável para quem busca se manter atualizado e quer se especializar para seguir firme no mercado de trabalho.

Ainda contamos o motivo de não existir um perfil fechado de aluno para esse tipo de curso e as vantagens proporcionadas por fazer essa pós-graduação. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Como funciona a pós-graduação a distância?

Para ser aprovado pelo MEC, um curso de pós-graduação EAD precisa ter pelo menos 360 horas de aula. Esses cursos podem ser as chamadas especializações “lato sensu”, que aprofundam o conhecimento nas várias áreas do conhecimento, ou MBA (Master of Business Administration), com foco na área de gestão.
Elencamos aqui alguns pontos que explicam como funciona essa forma de pós.

Base no ambiente virtual

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é o coração de um curso a distância. Basta você ter um computador conectado à internet para ter acesso ao ambiente virtual da sua instituição de ensino.
Nele você encontrará vídeo-aulas, imulações, transmissões ao vivo, e-books e atividades colaborativas das disciplinas, fóruns de discussão e contato com os professores e tutores que vão auxiliá-lo no percurso do curso e muito mais.

Atividades práticas e mão na massa

Os ambientes virtuais contam com exercícios pensados para que você fixe o conteúdo desenvolvido nas unidades. Além disso, os alunos podem ter que realizar exercícios avaliativos práticos e teóricos que devem ser entregues enquanto componente da formação das unidades dos cursos.
Assim como as aulas, os exercícios são pensados com dinâmicas pedagógicas diferenciadas, envolvendo propostas multimidiáticas (áudios e vídeos) e interação entre alunos.

Professores acessíveis

Sim, os cursos de educação a distância contam com a presença de professores. Boa parte das aulas têm vídeos gravados por esses profissionais, que estão nos ambientes virtuais.
Todo o conteúdo das aulas é pensado e elaborado por professores especializados no assunto da disciplina. E é possível entrar em contato com eles via chat e e-mail, a qualquer momento.
Além disso, a maior parte dos cursos EAD conta com a presença de tutores — profissionais dedicados a acompanhar os alunos para tirar dúvidas, auxiliar com a resolução de atividades e dar suporte técnico ao funcionamento do ambiente virtual.

Provas e exercícios avaliativos

Para avançar no curso, é preciso fazer provas ou outros exercícios avaliativos, com graus de exigência iguais ou superiores aos dos cursos presenciais.
Os alunos recebem notas e precisam comprovar que aprenderam os conteúdos para receber o certificado final.

Existe “perfil correto” de aluno de EAD?

Não existe um “perfil correto” de aluno de pós-graduação EAD. Esse é um mito. Ela pode ser realizada por qualquer pessoa que já tenha concluído um curso superior, tenha motivação e desejo de se especializar em uma área do conhecimento.
Por suas facilidades, a pós EAD é uma oportunidade para todos, tendo se tornado uma excelente opção para quem já está inserido no mercado de trabalho, mas quer continuar impulsionando a carreira. E também para quem acabou de se formar e busca um complemento indispensável para se mostrar um profissional capacitado. Afinal, ter um curso de graduação é, atualmente, algo comum e é preciso ir além.

Quais as vantagens proporcionadas por fazer uma pós-graduação a distância?

Possibilita conciliar trabalho e estudo

A flexibilidade de tempo é uma das principais vantagens da educação a distância. Não há limite de horários para estudar: noites, madrugadas, fins de semana…
Com isso, é possível conciliar mais facilmente trabalho e estudo, já que muitos cursos de pós-graduação presenciais demandam horários específicos da manhã ou da noite para que os alunos assistam às aulas.
Essa flexibilidade facilita não só o controle do tempo de quem trabalha, mas também das pessoas com outras responsabilidades que demandam atenção permanente, como o cuidado de filhos ou de familiares idosos.
Assim, se você escolher uma pós-graduação EAD, não precisa ter que contratar babás ou cuidadores de idosos para voltar a estudar!

Democratiza o acesso

Com uma pós-graduação EAD não há despesas e tempo gasto com deslocamento, o que facilita a vida de quem já perde muitas horas do dia com o trânsito para ir trabalhar, frequentar a academia ou levar os filhos para a escola.
Além disso, é possível que pessoas que moram em cidades sem a presença física de uma faculdade, participem dos cursos. Mais uma vez, economia de transporte, hospedagem alimentação.
Assim, a pós-graduação a distância é formidável para vencer distâncias geográficas! Você pode até mesmo sair do país para uma viagem e continuar a seguir as matérias.

Dá mais autonomia ao aluno

Respeitado o programa do curso, o aluno dita o ritmo dos estudos conforme as suas possibilidades e vontades.
Enquanto no estudo presencial é o professor quem determina o andamento de análise de um conteúdo, no EAD o aluno pode escolher se vai passar uma, duas ou três horas se dedicando a certa questão.
Com isso, é possível avançar mais rápido em temas com os quais se tem maior familiaridade ou dar mais atenção às temáticas que você deseja se aprofundar com mais afinco.
Ao final, basta que, no momento das provas e exercícios, você seja capaz de responder às questões que dizem respeito ao conteúdo da unidade avaliada.

Possui a mesma validade de um curso presencial

legislação do país estabelece que cursos presenciais e a distância têm o mesmo valor educacional. Os cursos EAD são regulamentados e avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Inclusive, não há nenhum ponto no diploma de uma pessoa que fez EAD que o diferencie de um diploma de pós-graduação feita em curso presencial.

Demonstra maturidade e esforço

Um aluno que conclui uma pós-graduação EAD demonstra ao mercado de trabalho que tem esforço, dedicação, interesse em aprender e se aprofundar, além de disciplina e organização para conseguir concluir o curso de especialização.

Por que é importante pesquisar antes de escolher?

Para garantir todas as vantagens de um curso EAD — e para que o tempo e os recursos financeiros investidos valham a pena — é fundamental escolher uma instituição de ensino superior de excelência.
Encontrar uma instituição reconhecida pelo mercado de trabalho, com estrutura didática adequada, profissionais de referência à frente das disciplinas e o credenciamento para operar junto ao Ministério da Educação são pontos a serem priorizados no momento da escolha de uma pós-graduação a distância.
Gostou do nosso post? Se sim, basta nos seguir no Facebook para ter acesso, em primeira mão, a novos conteúdos sobre o assunto.

No Comments

Post A Comment