Como melhorar seu currículo e conquistar mais vagas?

bagagem teórica — a qual pode ser conquistada por meio de uma pós-graduação, cursos de especialização ou de curta duração, entre outros.
Se você está em busca de saber como melhorar seu currículo e agarrar boas oportunidades, este artigo pode ajudar. Confira nossas dicas agora mesmo e dê uma potencializada em sua carreira!

Qual a importância de um currículo bem diversificado?

A oferta de bons profissionais no mercado está cada vez maior. Para chamar a atenção dos recrutadores, o primeiro passo é aprender a como melhorar seu currículo.
Geralmente, um processo seletivo conta com várias etapas. A primeira delas é a triagem dos currículos. Para garantir que o seu seja selecionado, é importante apresentar informações diversificadas. Isso porque a forma de exercer determinadas funções dentro de um negócio está mudando.
Antes, as empresas buscavam por profissionais sem vícios ou com uma carteira de trabalho limpa, com poucas mas duradouras experiências e conhecimento teórico bem específico na área profissional do indivíduo.
Esse perfil mudou. Hoje, busca-se por pessoas com uma postura multifuncional, que tenham habilidades em várias áreas, exerçam um bom trabalho em equipe e apresentem potencial para colaborar com mais de um departamento dentro da organização.
Nesse contexto, vale ressaltar que é pertinente tomar cuidado para não confundir o que significa a versatilidade desse perfil. Vamos exemplificar: uma multinacional abriu uma vaga para o departamento de RH. Nesse caso, é importante apresentar um diferencial como conhecimento em marketing digital.
Os conceitos aprendidos melhoram a capacidade de se comunicar internamente com os colaboradores, o que é muito valorizado nos dias de hoje. Profissionais que dominam as rotinas essenciais do departamento, como cálculos de férias, mas também apresentam uma atuação mais estratégica serão mais valorizados.
Nesse contexto, um currículo que compreende formação e pós em RH e ainda formação em marketing certamente vai chamar a atenção dos recrutadores.

Como melhorar seu currículo?

As competências de um profissional são frutos da experiência atrelada ao conhecimento técnico e às habilidades pessoais. As organizações buscam por profissionais completos, criativos e competentes.
Em vista disso, abaixo, listamos algumas dicas valiosas para que você seja um profissional bem cotado em novas vagas de emprego ou em promoções dentro da empresa. Acompanhe!

Apresente um layout diferenciado

Como mencionamos, a primeira ação em um processo seletivo é a triagem dos currículos. Muitos pensam que nessa etapa não há muito o que fazer além de torcer para gostarem das suas experiências. No entanto, não é bem assim. Um layout diferenciado pode ajudar o seu perfil a se destacar em meio a tantos candidatos e garantir a continuidade da sua participação no processo.
Aposte em um layout simples, com uma apresentação de informações bem objetiva. Se você for um profissional de um setor mais criativo, como marketing ou design, vale a pena apostar em uma apresentação mais diferenciada, mas tomando cuidado para não exagerar e deixar o conteúdo confuso.

Fale sobre experiências diferentes

Um bom currículo sempre tem um espaço para que o candidato fale um pouco mais das suas vivências no mercado de trabalho, mostrando ao empregador o que tem a agregar no seu quadro de colaboradores.
Se você já está inserido no mercado de trabalho, procure participar das atividades realizadas pela empresa, como cursos de brigada de incêndio e primeiros socorros. Não desperdice oportunidades quando pedem voluntariado para alguma ação. Você pode descobrir uma nova habilidade.

Invista em cursos de curta duração

A fim de manter o conhecimento atualizado, os cursos de curta duração, como os famosos cursos de extensão, são uma ótima opção para quem deseja estar sempre em dia com as novidades do mercado.
Esse tipo de formação pode ser realizada tanto por quem já se formou como por quem ainda está na graduação ou, até mesmo, cursando uma pós. Como o objetivo é uma atualização rápida, é muito comum que sejam oferecidos em poucos dias da semana, seja online ou na modalidade presencial.
Contudo, alguns cuidados devem ser tomados nessa categoria de ensino. Busque por cursos que sejam relevantes à sua carreira ou ao que você está planejando para o seu futuro e escolha uma instituição reconhecida.

Faça pós-graduação

Não tem como falar em como melhorar seu currículo sem citar a pós-graduação, requisito básico desde as vagas mais simples até os cargos mais elevados.
Um bom currículo não coleciona simplesmente um número elevado de pós, mas cursos que conversem entre si e demonstrem ao recrutador que o candidato tem um objetivo e um plano de carreira.
Atualmente, as instituições mais renomadas do país oferecem cursos na modalidade EAD, facilitando o acesso de quem deseja estudar em uma boa faculdade e se preocupa com a qualidade de sua formação.

Quais questões devem ser evitadas?

Um currículo bem elaborado deve evitar algumas informações. Por exemplo, há algum tempo, era comum que o currículo trouxesse “Curriculum Vitae” como título. Atualmente, isso é desnecessário.
Elementos pessoais como números do RG e do CPF também são dispensáveis. Por mais cuidadosa que a empresa seja, não dá para garantir que esses dados fiquem protegidos.
Dê uma atenção especial ao seu e-mail de contato. Se o último foi feito há anos e traz alguma alcunha infantil ou informal — como apelidos no diminutivo —, está na hora de fazer outro endereço. Escolha o mais simples e objetivo possível e assegure-se de que seja de fácil memorização e grafia. Assim, você não perde a credibilidade e diminui as chances de não ter uma resposta por erro de digitação.
Nossas dicas de como melhorar seu currículo vão adicionar não só informações ao documento, mas também à sua vida profissional. Adquirir conhecimento e melhorar a postura dentro da empresa só trazem benefícios. Invista na sua formação!
Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário abaixo!]]>

No Comments

Post A Comment