É possível fazer pós-graduação em outra área diferente da sua formação?

Se você já encerrou a sua graduação e até cogita fazer uma pós-graduação, mas a sua área de interesse não é exatamente a mesma que a da sua formação, fique tranquilo: é possível fazer uma pós-graduação em outra área!

Expandir o conhecimento e adquirir habilidades é mais do que necessário para quem deseja uma posição de destaque no mercado de trabalho. Em vista disso, preparamos este artigo para que você receba orientações sobre a mudança de área.

Descubra aqui as questões mais relevantes a serem consideradas nesse processo e invista no seu futuro. Acompanhe!

É possível fazer uma pós-graduação em outra área?

A resposta é sim! Todo e qualquer indivíduo que tenha finalizado uma graduação e esteja em posse do certificado de conclusão ou diploma pode cursar uma pós-graduação ou mestrado em qualquer área, quantas vezes quiser!
O que pode acontecer é a instituição escolhida não aceitar o aluno em seu processo seletivo, uma vez que cada entidade é responsável por determinar os critérios de seleção. Contudo, isso é muito difícil de acontecer, pois esses locais reconhecem a importância da formação continuada e a demanda do mercado por profissionais qualificados.
Ao diversificar o currículo em outros segmentos, o profissional aumenta suas chances de encontrar boas oportunidades para construir uma carreira de destaque, agregando conhecimentos à sua área ou partindo para outro ramo, caso seja o seu desejo.

Quais são as vantagens?

Complementar o currículo com uma formação em outra área pode ajudar, e muito, na busca por uma nova oportunidade de emprego. No mercado de trabalho, qualquer estudo extra é valorizado, principalmente se fizer parte de uma estratégia para a carreira.
Fazer uma pós-graduação em outra área pode ser uma oportunidade para que as pessoas que estão insatisfeitas com o seu atual trabalho encontrem novas perspectivas e possam se encontrar novamente na vida profissional.
Potencializar o currículo também é uma vantagem que merece destaque. Vamos exemplificar: imagine que você terminou recentemente o curso de Gestão em Recursos Humanos e está em busca de meios para melhorar o currículo e conseguir se destacar diante de um mercado inflado de profissionais.
Muitos vão pelo óbvio e escolhem as especializações da área, entretanto, já imaginou o que pode acontecer se escolher uma pós-graduação na área de Marketing? Certamente você encontrará o destaque que tanto procura.
Isso porque hoje em dia, o setor de RH exige profissionais que conheçam muitos bem as ferramentas e técnicas de comunicação. Sendo assim, você sempre será uma opção por ter propriedade no assunto.
O tempo de duração de uma pós-graduação também é uma vantagem que deve ser considerada. Isso porque uma nova graduação leva um tempo médio de 3 a 5 anos, enquanto você encontra cursos de MBA com duração de 1 a 2 anos.
O baixo custo e a possibilidade de cursar na modalidade EAD (a distância) permite ao aluno fazer mais de uma especialização ao mesmo tempo, criando e estruturando um plano de carreira próprio para alcançar objetivos específicos. Ou seja, você pode ser um profissional do RH especialista em Comunicação Interna e Direito Trabalhista, por exemplo. Não é demais?

Como a decisão impacta a carreira?

É importante ficar claro que os impactos são com relação ao crescimento profissional e habilidades em uma determinada área, mas cursar uma pós não possibilita uma mudança radical de profissão.
Novamente, vamos usar um exemplo para explicar melhor: se você é formado em Ciências Contábeis e faz uma pós em Direito Tributário, não poderá advogar, já que essa profissão exige um diploma de graduação em Direito e a aprovação no Exame de OAB.
Fora isso, cursar uma pós-graduação em outra área tende a ser muito interessante, já que esses novos conhecimentos serão utilizados dentro do contexto da sua profissão.
Outro impacto a ser considerado é quando o indivíduo entra muito cedo no mercado de trabalho. Fazer uma escolha profissional ao sair do Ensino Médio é cruel e pode resultar em arrependimento no futuro. Cursar uma especialização em outra área pode ser o impulso que faltava para que essas pessoas consigam seguir o que realmente desejam.

Como escolher uma segunda área?

Na hora de escolher uma segunda área, é necessário fazer uma boa reflexão sobre a carreira que deseja seguir. O interessado deve, em primeiro lugar, analisar como e quanto será útil para a sua atividade atual, até mesmo para conseguir aplicar os conhecimentos de imediato.
Não que o candidato não possa escolher uma nova área por hobby, mas a relação custo-benefício deve ser sempre um elemento importante a ser considerado. Até porque, uma pós-graduação exige tempo de dedicação e investimento financeiro, portanto, considerar o retorno é interessante.
Outro ponto essencial a ser considerado é pesquisar como anda o mercado atual da nova ocupação desejada. Se o seu objetivo é dar uma repaginada e buscar novas oportunidades, a situação atual do mercado para aquela profissão em específico se faz extremamente importante.

Que áreas podem ser integradas?

Para facilitar, separamos algumas graduações que podem ser complementadas por outras áreas para você ter uma ideia dos investimentos que pode fazer. Veja!

  • Graduação em Letras com especialização em áreas do Jornalismo;
  • Graduação em Pedagogia com mestrado em Matemática;
  • Formação em Ciências Contábeis com especialização em Direito Tributário;
  • Bacharel em Psicologia com mestrado em Educação;
  • Licenciatura em Educação Física com pós em Docência do Ensino Superior;
  • Serviço Social com pós em Educação Especial, para atuar com portadores de alguma limitação física e afins.

Nesse contexto, o curso de Administração tem um amplo leque. Conheça as possibilidades:

  • Gestão de Pessoas;
  • Turismo e Hotelaria;
  • Gestão de Negócios;
  • Administração Pública;
  • Gestão em Marketing;
  • Finanças;
  • Logística;
  • Gestão de Serviços Hospitalares;
  • Gestão Estratégica de Negócios;
  • Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores;
  • Marketing Digital;
  • Comunicação e Desenvolvimento de Produtos;
  • Comércio Exterior;
  • Gestão de Varejo.

Viu como fazer uma pós-graduação em outra área, além de possível, pode ser necessário para o seu crescimento profissional? Comece a analisar as possibilidades para expandir a sua carreira!
E podemos ajudar ainda mais. Confira nosso guia completo sobre como funciona uma pós-graduação e faça a melhor escolha!

No Comments

Post A Comment