Como fazer um bom networking na educação a distância?

Ter boas relações interpessoais é um passo importante para o sucesso profissional. As relações que mantemos com colegas de trabalho e parceiros podem nos proporcionar laços que renderão bons frutos profissionais para toda a vida, mas será que nessa era cada vez mais virtual também é possível fazer networking na educação a distância?

Certamente! Nosso objetivo aqui é exatamente apresentar maneiras para você fazer networking mesmo em uma graduação ou pós-graduação a distância. Vamos explicar por que isso é importante, como ajuda na sua vida profissional, quais são as melhores formas de praticar e como pode ser feito em ambientes de educação a distância. Vamos lá?

Por que o networking é importante?

Fazer um bom networking, ou seja, uma boa rede de contatos, é saber aproveitar as oportunidades para criar boas relações profissionais. Há quem acredite que esse tipo de relação pode soar um pouco falsa, e alguns defendem que não há nada mais natural do que criar essa rede.
Divergências à parte, o fato é que estamos a todo momento nos relacionando com pessoas diferentes, com interesses distintos. Manter bons relacionamentos é fundamental na vida de qualquer um. Quando paramos para pensar no setor profissional, então, conservar boas relações é ainda mais importante.
Os relacionamentos profissionais são momentos propícios para trocas e partilha de informações e experiências. Nesse caso, construir um bom networking é um importante passo para abrir novas possibilidades de trabalho e ter sucesso na carreira.

Como o networking ajuda na vida profissional?

É claro que realizar bem as tarefas que lhe são atribuídas é algo básico para manter boas relações de trabalho e fazer com que você seja uma boa referência de profissional. No entanto, tudo isso terá pouco efeito se você não cultivar bons relacionamentos. Afinal, ninguém constrói uma vida profissional sozinho e isolado.
Se feito de forma correta, o networking pode ser decisivo na hora de subir na hierarquia de uma empresa, destacar-se como bom profissional na sua área e até mesmo se você resolver mudar de emprego. Sem contar que conviver bem com quem você admira pode ser inspirador, além de uma oportunidade de aprimorar seu conhecimento.
Contudo, você não deve criar essa rede de contatos pensando apenas em se promover profissionalmente. É preciso entender que não é à toa que falamos em uma rede. Todos os pontos estão interligados e são interdependentes. Ter um bom networking é fazer com que as pessoas saibam que podem ter confiança e contar com você, assim como você pode procurá-las quando precisar.

Quais são as melhores formas de praticar networking?

Em qualquer relação profissional precisa haver uma troca, ou seja, um lado oferecer algo ao outro. Além disso, as relações precisam ser cuidadas e cultivadas. Por esses motivos, o networking costuma ser feito principalmente, mas não exclusivamente,  em ambientes de trabalho e educacionais. Ainda assim, bons networkings podem acontecer em qualquer lugar.
Nesses espaços, encontramos pessoas com características das mais diversas possíveis. Por isso, é preciso focar a energia em relacionamentos que sejam bons para todos e que possam gerar frutos. Afinal, ninguém tem tempo de sobra para perder em relações que são desgastantes, superficiais e não geram bons retornos.
Sendo assim, nada de sair distribuindo cartões de visita sem foco, na tentativa de criar uma rede com centenas de pessoas. Lembre-se que a qualidade dos relacionamentos é muito mais importante do que a quantidade. Torne-se visível, mas de maneira estratégica e natural.
Uma dúvida bastante comum é como identificar os contatos certos em uma relação que é basicamente virtual, como nos cursos de educação a distância (EAD). Não se preocupe. Adotando as estratégias corretas, é possível fortalecer também as conexões virtuais.

Quais são as maneiras para fazer networking na educação a distância?

1. Aposte em grupos de estudo

Grupos de estudo e de discussão online são espaços excelentes para você incrementar seu relacionamento com os colegas de curso.
Nesses momentos de troca, você consegue identificar com quem tem mais afinidade e quem pode contribuir de maneira mais eficiente para a sua vida profissional.

2. Esteja engajado nas redes sociais

Aproveite as redes sociais nas quais você está engajado para estabelecer contato com os seus colegas de curso — Twitter, Facebook e Instagram são ótimos meios.
A partir da observação dos colegas nas redes, é possível compreender seus interesses, suas afinidades em comum e melhorar a forma com que você estabelecerá a interlocução com eles.
Além disso, tenha uma conta ativa no LinkedIn, a principal plataforma de relacionamento no mercado de trabalho do mundo.

3. Participe ativamente dos fóruns

É muito comum que os cursos de graduação e pós-graduação a distância ofereçam o espaço conhecido como fórum — o coração do espaço de aprendizado, em que os alunos e professores trocam informações, solucionam dúvidas e podem interagir entre si.
Aproveite esse espaço para se tornar visível e ser lembrado como uma boa referência para os colegas e professores. Além disso, tente criar vínculos mais fortes com essas pessoas.

4. Use as ferramentas de bate papo

Use as ferramentas de bate papo da plataforma de ensino para conversar com seus colegas e professores. Ao contrário das turmas presenciais, que tendem a formar panelas, os cursos a distância têm a vantagem de você poder distribuir a atenção para o um grupo maior de pessoas. Aproveite também as ferramentas de vídeo e áudio para fortalecer ainda mais os vínculos.

5. Convide os colegas para encontros presenciais

Eventualmente, promova eventos presenciais com os colegas e professores da sua cidade e das cidades próximas, como confraternizações de fim e início de semestre, festas de aniversário etc.
Saber dosar momentos de seriedade e comprometimento com algum grau de descontração é importante para mostrar a sua humanidade e fortalecer vínculos.

Quais são os benefícios de um bom networking na educação a distância?

A rede de relacionamentos construída durante os cursos de graduação e pós-graduação poderão reverberar positivamente por toda a sua carreira. Aproveite bem todas as oportunidades de cultivar bons contatos.
Além disso, lembre-se que, como os cursos a distância podem reunir pessoas de qualquer lugar do mundo com acesso à internet, ao criar uma boa rede de relacionamentos você pode estar abrindo portas para oportunidades futuras em qualquer lugar do Brasil e outros países.
Gostou de saber mais sobre networking na educação a distância? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que outras pessoas fiquem por dentro do assunto!

No Comments

Post A Comment