Pós-graduação EAD x presencial: veja as vantagens de cada uma!

No passado, quem desejava cursar uma pós-graduação limitava suas escolhas apenas ao curso e à instituição. No entanto, esse cenário mudou. Hoje em dia, além desses aspectos, o interessado deve considerar EAD x presencial.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para ajudar você a conhecer as principais vantagens tanto de uma modalidade quanto de outra. Além disso, será possível entender um pouco mais sobre o funcionamento de cada uma e as questões referente ao diploma. Então, continue a leitura e fique informado!

EAD x presencial: como funciona cada modalidade?

Talvez um dos maiores embates entre EAD x presencial seja justamente o funcionamento das duas modalidades. Nesse sentido, se você está no time de pessoas que acreditam que obrigatoriamente existe diferença na qualidade do ensino e no rendimento do aluno, saiba que está enganado. Isso porque a distinção não está nesses fatores, mas sim no funcionamento de cada uma.

Comparecimento

No geral, quem assume um curso a distância não tem o compromisso de comparecer com frequência à instituição escolhida. Já se você optar por uma pós-graduação presencial, deverá comparecer à instituição de ensino em todas as datas estabelecidas pelo calendário e escolhidas por você no momento da matrícula. Por exemplo, você pode ter optado por uma pós que acontece todas às quintas e sextas ou em sábados intercalados.
Por outro lado, quando dá preferência ao ensino a distância, basicamente você só precisa de um computador com acesso à internet. De fato, algumas instituições até exigem encontros presenciais, mas eles ocorrem com uma frequência bem menor do que na modalidade presencial.

Atendimento

A distinção no atendimento dos alunos deve ser considerada uma importante diferença no funcionamento das duas modalidades. Por exemplo, quando um aluno faz uma pergunta em sala de aula, ainda que receba uma resposta direcionada, a questão é levantada para o público que está presente naquele momento.
Já nas perguntas feitas em um curso EAD, o atendimento é personalizado. Ainda que já existam instituições que fornecem um ambiente virtual compartilhado entre os colegas, as dúvidas não são expostas para toda uma sala, mas sim tratadas de forma personalizada.
Ao mesmo tempo em que o estudante tem um atendimento individual, ele não compartilha de questionamentos feitos por outros colegas. Por isso, é tão relevante fazer um balanço das vantagens de cada categoria.

Quais são as vantagens da pós-graduação presencial?

Como citamos no início do texto, um dos objetivos do nosso artigo é apresentar as vantagens tanto do curso presencial quanto da modalidade a distância. É comum que a carga horária seja apresentada como um ponto relevante na escolha entre um ou outro.
Contudo, muitas vezes, esses elementos não são apresentados como vantagens quando falamos em ensino presencial. Assim sendo, resolvemos abordar de uma forma um pouco diferente da que você pode estar acostumado. Confira a seguir!

Horário preestabelecido

Aqueles que têm dificuldade em cumprir horários podem ser beneficiados por essa modalidade de ensino. O fato de ter o dia da semana e o horário das aulas já estabelecidos desde o momento em que se faz a escolha por curso e instituição torna-se uma vantagem para quem se organiza melhor com uma rotina mais regrada.

Contato direto com o professor

Uma das maiores vantagens da pós presencial é, sem dúvida, a possibilidade de manter um contato direto com o professor. Aqui, é possível tirar dúvidas na hora e ainda participar de discussões sobre assuntos variados pertinentes à temática da aula que acontece no momento.

E as vantagens do ensino a distância?

Antes de começar a listar as vantagens de uma pós EAD, devemos desapegar da ideia de que não é possível estabelecer uma relação com professores e colegas de turma quando se decide fazer um curso a distância.
Atualmente, é possível interagir com os outros alunos matriculados no mesmo curso que você nos fóruns das disciplinas. Além disso, nossas relações estão cada vez mais virtuais. Nesse contexto, as redes sociais (como o Facebook) e os aplicativos de conversa (como o WhatsApp) são mecanismos que permitem uma constante interação com qualquer pessoa que tenha interesse em estabelecer contato.
Ou seja, você como estudante de uma pós EAD pode tranquilamente adicionar os colegas de turma, criar grupos virtuais e trocar informações sobre mercado de trabalho, disciplinas estudadas ou qualquer outro assunto que desejar.
Dito isso, vamos às vantagens!

Autonomia para o aluno

Não há dúvidas de que a autonomia é a chave das discussões EAD x presencial. Poder fazer os próprios horários e estudar no momento e local mais adequados é o que faz o ensino a distância sair na frente.
Nesse ponto, vale frisar que não falamos apenas de encaixar o curso à rotina individual, mas também de ser viável aproveitar o período em que o aluno tem um rendimento maior. Afinal, ninguém melhor do que você para saber se o seu cérebro funciona melhor de manhã ou à noite, não é mesmo?

Melhor retorno sobre investimento

Geralmente, uma pós-graduação em EAD tende a ter investimentos menores tanto na parte acadêmica (mensalidades e matrícula) quanto na parte não acadêmica (como transporte até a faculdade, por exemplo) quando comparada a um curso presencial.
Portanto, como o diploma é o mesmo (falaremos mais sobre isso nos tópicos abaixo), o ROI do curso em EAD é maior do que o curso presencial

Possibilidade de assistir às aulas novamente

Esse é um recurso muito útil quando o conteúdo é complexo ou para quem já trabalha na área e está em busca de capacitação. Imagine você assistir a uma aula sobre um determinado assunto hoje e, daqui a um mês, deparar-se com a mesma situação no ambiente de trabalho.
A possibilidade de revisar a fala do professor e os tópicos abordados ajuda a tomar decisões mais acertadas e confirmar ações antes de realizá-las, trazendo mais segurança para você e para a empresa na qual trabalha.
Esse é mais um elemento que pode ser considerado como uma vantagem para o rendimento do aluno. Assim como a autonomia para fazer o próprio horário, assistir novamente às aulas cria uma oportunidade extra de fixação de conteúdos.

Existe diferença entre os diplomas?

Quando o assunto é EAD x presencial, outra dúvida frequente é a questão do diploma. Muitas pessoas pensam que a formação a distância perde credibilidade em relação à tradicional.
Pois saiba que, além de não existir nenhuma diferença entre os dois diplomas, o mercado de trabalho atual já absorve bem a ideia de que instituições preparadas para capacitar e formar os melhores profissionais oferecem as duas modalidades.
Então, agora que você já conhece as principais vantagens relacionadas a EAD x presencial, basta colocar na balança o que é mais adequado à sua rotina e iniciar sua pós o quanto antes!
Quer esclarecer alguma dúvida antes de fazer a matrícula? Deixe seu comentário, pois nós podemos ajudá-lo nesse processo!

No Comments

Post A Comment