Sucesso na carreira profissional: tudo o que você precisa saber!

Você sabe como desenvolver sua carreira profissional?

Planejamento, metas e referências podem ajudar muito em definir o seu percurso profissional.

Tenha um projeto de carreira

Para chegar onde se deseja é preciso ter certeza dos seus objetivos a serem conquistados e dos caminhos a serem percorridos. Ter um plano de carreira profissional é base de uma carreira de sucesso. A dica vale inclusive para você que já está no mercado de trabalho e ainda não fez o seu.
Um plano de carreira estabelece os objetivos de curto, médio e longo prazos na sua vida. Além disso, ele projeta quais posições você pretende ocupar a cada três ou cinco anos, em qual perfil de empresa e com que faixa salarial.
Para isso, obviamente, é preciso considerar a sua formação educacional formal (ensino superior e cursos de especialização feitos), bem como as habilidades pessoais (capacidade de falar em público ou de articular discursos e convencer pessoas).

Avalie e revise as suas metas

Tenha o seu plano de carreira escrito. Estabeleça metas anuais com os pontos levantados aqui — formação, habilidades pessoais, posição, salário e perfil da empresa — e faça uma avaliação daquilo que você conquistou e dos pontos que precisam ser melhorados. Esses são momentos de autocrítica, mas também de reconhecimento da trajetória já realizada — e são muito importantes.
Logicamente, questões conjunturais como crises econômicas no país podem dificultar que você atinja os objetivos esperados. No entanto, pessoas com formações educacionais sólidas e que se destacam nas suas áreas de trabalho tendem a ter percursos menos acidentados.
Além disso, a partir do surgimento de novas tendências no mercado de trabalho, você pode fazer alterações no seu plano. Um profissional que iniciou a carreira nos anos 80, por exemplo, não imaginava que precisaria aprender a lidar com computadores e que um dia navegaria na internet. Se essa pessoa sempre trabalhou com vendas, muito menos havia pensado na possibilidade de um dia atuar com e-commerce.

Tenha referências de modelos de carreiras que você admira

Além de saber onde você deseja chegar na sua carreira, é importante ter referências de pessoas que você admira pela maneira como construíram as suas bases. Pessoas que são exemplos na profissão mas que também se destacam pela persistência, tenacidade e postura diante da vida conseguiram convencer os outros sobre as suas posições, construir inovações e lançar tendências.
Esses profissionais podem estar ao seu lado, como seus pais, avós, irmãos, amigos e professores. Podem também ser ícones mundiais, como o empresário da área de tecnologia Steve Jobs, o líder sul africano Nelson Mandela, a jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai ou o inventor escocês Alexander Graham Bell, um dos pais das telecomunicações.
Pensar como essas pessoas agiriam pode auxiliar você a superar situações de dificuldade, a fazer planos para o futuro e também a considerar que é possível superar momentos de falha — afinal, todas elas também erraram um dia.
Nesse sentido, ler biografias de grandes personalidades que você admira pode ser interessante para aprender a superar adversidades e se planejar para o sucesso.

Como desenvolver a carreira profissional ideal?

Para quem está pesquisando como progredir na carreira, o caminho profissional passa por diversas questões. Citamos algumas delas a seguir. Confira:

Respeite os seus interesses e afinidades

Traçar caminhos para a carreira a partir das áreas do conhecimento com as quais você tem mais afinidade é um dos melhores caminhos para fazer uma boa escolha — que não levará a frustrações futuras.
As afinidades podem ser tanto a partir das grandes áreas do conhecimento e das disciplinas com as quais você teve contato na faculdade quanto por habilidades que desenvolvemos no dia a dia e na carreira profissional — como facilidade de relacionamento interpessoal e na resolução de conflitos.
As disciplinas dos cursos de pós-graduação também tendem a dar contribuições para as suas escolhas. O que você gostava de estudar na faculdade pode ser uma boa referência do que pretende investir na sua especialização.

Conheça o mercado de trabalho

É importante que você considere não só o estágio atual do mercado de trabalho, mas as perspectivas de salário e postos de trabalho no médio e no longo prazo para saber em quais caminhos seguir.
Alguns campos passam por boas fases. Elas podem levar à saturação do mercado, com a presença de vários profissionais da área se formando, mas têm o potencial de absorver a da mão de obra capacitada.

Converse com profissionais da área

Um bom caminho para saber o que esperar do mercado é conversar com profissionais mais experientes da área.
A experiência e a história de vida dessas pessoas no dia a dia da profissão são muito ricas e podem fazer com que você pense em aspectos não considerados ao pesquisar sobre determinado campo ou mesmo a área de atuação na internet.

Tenha calma

Para tomar uma boa decisão, fique tranquilo e pesquise bem. A pressão de gestores na empresa em que você trabalha pode — mas não deve — interferir na sua escolha. Conversar com seus amigos e colegas de trabalho pode ser importante para tomar uma decisão, mas não se deixe levar somente pela opinião dessas pessoas.
Saiba que a escolha de agora não é necessariamente definitiva. Caso o caminho escolhido não esteja de acordo com as suas expectativas, há sempre a possibilidade trocar de área e até mudar de rumos com outra especialização. Lembre-se sempre que o plano de carreira pode e deve ser revisto com frequência para se adequar às suas expectativas e às demandas do contexto.
No entanto, ter a felicidade de acertar na escolha é uma grande vantagem para o resto da sua vida.

O que é importante para uma carreira profissional de sucesso?

Uma carreira profissional de sucesso vai muito além de um diploma de ensino superior, que é somente a base para uma longa trajetória, que envolve aprimoramento constante.

Mantenha-se atualizado

Um bom profissional é aquele atualizado em relação ao seu campo de atuação. É preciso estar por dentro das principais novidades legais, tecnológicas e de procedimentos para otimizar os trabalhos, melhorar a produtividade da empresa e sugerir percursos para que ela possa conquistar novos mercados.
É nesse sentido que participar de cursos de atualização, fazer pós-graduações e estabelecer diálogo com profissionais por dentro das novas novidades é fundamental.

Construa redes de relacionamento fortes

Um ponto fundamental para a sua carreira ter solidez é manter boas redes de relacionamento profissional — o chamado networking.
A sua rede de relacionamentos pode ajudar você a encontrar empregos em momentos de dificuldade, abrir as portas em novas empresas ou em outras cidades, além de ser um suporte para você ter referências técnicas em momentos de dúvidas.
Por meio do networking você também é capaz de descobrir novos caminhos profissionais que não se encontram nos seus horizontes no curto e no médio prazo.

Aprenda a se automotivar

Este ponto é fundamental na carreira de qualquer profissional: aprender a se automotivar. Essa tarefa muitas vezes se demonstra difícil. A rotina de trabalho e a existência de metas muitas vezes distantes de serem alcançadas não podem ser capazes de esmorecer a confiança e a determinação.
Fazer com que os colegas de trabalho reconheçam o seu papel na instituição e premiar-se pelas pequenas e grandes conquistas alcançadas pode ser um caminho para manter o ânimo.

Saiba valorizar o seu trabalho

É preciso saber valorizar o trabalho desenvolvido por você, fazendo com que os subordinados e superiores reconheçam as suas ações e a importância delas para o bom desempenho da empresa. Esse reconhecimento lhe trará credibilidade, estabilidade em momentos de crise e possibilidade de crescimento dentro da empresa ou mesmo de abertura de novas oportunidades em outros locais.
No entanto, é fundamental que o trabalho a ser valorizado tenha, de fato, sido feito por você. Há e haverá cada vez menos espaço para deslizes éticos nas corporações. Tomar para si algo feito por outra pessoa não é aceitável, ainda que seja algo que partiu de um subordinado. Muito pelo contrário: reconhecer boas ações feitas por pessoas sob a sua hierarquia é apontar que você está exercendo bem o papel de líder.
Além de fazer com que os profissionais com quem você interage reconheçam as suas conquistas, pode ser estimulante que você mesmo valorize o que faz de bom.
Premie-se ao alcançar objetivos e metas planejadas. Vá àquele restaurante que você sempre sonhou, faça uma viagem, compre uma peça de roupa que você estava de olho. Valorizar-se por méritos conquistados é uma maneira de estimular o cérebro a continuar trabalhando forte para alcançar objetivos maiores.
Além disso, saiba os momentos de descansar. Não abdique das férias e, ainda que um fim de semana tenha que ser sacrificado para finalizar aquele projeto essencial, aproveite os momentos com a família, com os amigos e cuide de si mesmo.

Mantenha-se informado

Leia. Leia muito. Informação é essencial para saber se posicionar publicamente, tomar decisões e antever movimentos no mercado. Um profissional de qualidade sabe as tendências da sua profissão e da área em que sua empresa atua. Muito mais do que isso, ele sabe como essas tendências dialogam com o contexto político, social e econômico no qual está inserido.
Para isso, é preciso ir além das informações que lhe chegam pelo feed do Facebook ou pelas correntes do WhatsApp. Um profissional bem informado precisa ler os principais jornais de referência, ter acesso às revistas de referência da sua área e compreender razoavelmente os cenários político, micro e macroeconômico do país e do mundo. Sim, muitas vezes é preciso pagar por isso! Mas isso não é gasto, é investimento!

Quais são as 4 dicas mais importantes para a alavancar a sua carreira profissional?

1. Seja ético

Seja um profissional reconhecido pela retidão, pelo respeito às instituições e às leis. Faça as coisas corretamente, mesmo que elas não estejam previstas na legislação. A ideia de que o Brasil é o país “do jeitinho” e que é possível conseguir progredir na vida e lidar com problemas com base na camaradagem e dando a volta nas instituições é cada vez mais abominada.
As maiores empresas do país têm criado departamentos de compliance, destinados a evitar que desvios éticos e legais aconteçam — o que tem implicações enormes para a imagem da marca e para a reputação no mercado. Além de multas pesadas, desvios podem acarretar em demissões e na ruína de uma carreira profissional.
O respeito às diferenças de gênero, raciais, etárias e de renda também é fundamental. Os espaços para pessoas que demonstram preconceitos de qualquer tipo são cada vez menores, e em pouco tempo hão de acabar.

2. Aproveite as vantagens da sua idade

É possível aproveitar as vantagens da idade de diversas maneiras, esteja você no início, no meio ou no final da pirâmide etária.
Profissionais jovens contam com a vantagem de ter poucas coisas que lhes prendam — como casa própria e família constituída. Isso facilita investir mais recursos em formação, bem como transitar entre vários pontos do país para trabalhar e encontrar empregos.
Já profissionais mais maduros trazem consigo a experiência de vida, o que facilita em ganhos de relacionamento e na maneira de encarar desafios. Eles têm a vantagem de, muitas vezes, saberem lidar com maior facilidade com adversidades, já que encontraram muitas delas pela vida. Saber transmitir isso para o empregador e para os colegas de trabalho pode ser um grande diferencial para a sua carreira.

3. Estude idiomas

Você certamente já ouviu isso antes, mas se ainda não teve a oportunidade de aprender uma nova língua, coloque esse ponto enquanto prioridade.
Cada vez mais as empresas estabelecem parcerias ou sociedades com outras de fora do país. É uma tendência irreversível e que crescerá muito nas próximas décadas. Saber atuar nesse contexto não será um diferencial, mas lhe trará estabilidade.
Além disso, ter conhecimento de idiomas como o inglês permite o acesso a uma infinidade de informações, notícias e textos técnicos além dos que são encontrados em português. E o processo de aprendizagem de idiomas traz estímulos cognitivos ao cérebro que estimulam a criatividade e a inovação.

4. Cuide do seu corpo

Você é o que o seu corpo é capaz de produzir. O que você pensa, o que você fala, o tempo que você consegue trabalhar por dia hoje, amanhã ou daqui a 20 anos dependem da maneira como você se alimenta e da saúde do seu organismo.
Não é à toa que executivos de grandes empresas multinacionais, como o renomado publicitário Nizan Guanaes, ou o presidente da P&G Brasil, Alberto Carvalho, praticam esportes como maratona e triatlo.
Além de dar disposição e vitalidade, a prática esportiva aumenta a concentração e o foco, reduz o estresse e libera endorfina — uma substância que produz o bem-estar, melhora a autoestima e reduz a ansiedade. Todos esses pontos são fundamentais para um profissional que pretende manter boa produtividade e alto rendimento.
É claro que você não precisa se tornar um maratonista, mas busque fazer exercícios com regularidade — matricule-se em uma academia ou faça caminhadas ou corridas diárias.

Qual é a importância dos estudos (pós-graduação) para a sua carreira?

Há inúmeros benefícios de fazer pós-graduação para a sua carreira. Confira os principais deles a seguir.

Mantenha-se atualizado

Como já foi mencionado aqui, a atualização profissional é fundamental para qualquer plano de carreira. É importante que você esteja por dentro das principais inovações e tendências técnicas e de posicionamento do seu mercado de atuação.
Os cursos de pós-graduação permitem que pessoas que concluíram a graduação há mais tempo tenham contato com as principais novidades do seu campo. Em áreas do direito, da contabilidade, de engenharias, tecnológicas e de saúde, o surgimento de inovações tem ocorrido de forma cada vez mais vertiginosa. É preciso estar atento e por dentro para se manter ativo no mercado de trabalho.
Ao mesmo tempo, os cursos de pós-graduação permitem que jovens recém-saídos da faculdade se especializem, por meio de um conhecimento mais direcionado e de aplicação prática. Ter um curso de pós-graduação é fundamental (e não um diferencial) para conquistar espaços e demonstrar capacidade de atuação para os recrutadores das empresas — devido à grande concorrência provocada pela ampliação no número de pessoas com curso superior na última década.

Melhore o seu salário

Cursos de pós-graduação têm um impacto muito grande no salário dos profissionais que o fazem. Boa parte dos gestores de empresas têm cursos de especialização ou MBA.
As empresas esperam por profissionais com formação sólida e experiência profissional para definir seus quadros de liderança. Sendo assim, especialize-se e tenha mais chances de conquistar melhores salários.

Amplifique o seu networking

Lembra-se da formação de networking que foi citada anteriormente? Além dos colegas de faculdade, a pós-graduação é um momento muito interessante de criar redes de relacionamento. Com ela, você pode ter contato com profissionais das mais variadas idades — pessoas que podem abrir as portas para você em outras empresas ou que você poderá contratar para trabalhar onde você atua.
Sem contar os professores, que na maior parte das vezes são pessoas com experiência não só acadêmica, mas com conexão direta com o mercado de trabalho, atuando nas principais empresas da região onde o curso é ofertado.
Outro ponto interessante é que, principalmente nos casos de cursos a distância, é possível se relacionar com profissionais das mais variadas regiões do país, já que você pode estudar de qualquer lugar com acesso à internet.

Conheça as propostas da sua empresa

Para quem está empregado, fazer um curso de pós-graduação pode sinalizar ao empregador uma relação de interesse entre você e instituição em que trabalha.
É interessante que você converse com o seu gestor sobre a pretensão de fazer uma pós-graduação e discuta com ele em qual área seria mais interessante investir — com base nas pretensões de atuação de médio e longo prazo da empresa.
Para as empresas, muitas vezes é mais interessante capacitar os profissionais já existentes nos seus quadros de funcionários do que contratar alguém de fora, que passaria por um processo longo de ambientação até entrar no ritmo do lugar.
Se você atua em uma indústria que pretende melhorar a distribuição dos produtos, pode, por exemplo, solicitar à marca o financiamento da sua pós-graduação em logística.
Aliás, esse processo de ter o curso de pós-graduação ou parte dele pago pelas empresas é cada vez mais comum. Com a existência de cursos noturnos e de educação a distância (EAD), torna-se cada vez mais prático e fácil fazer uma pós — mesmo se você trabalha o dia todo, precisa cuidar da família ou mora em uma cidade longe de um grande centro urbano.

Abra-se para novos horizontes

Cursos de pós-graduação podem ampliar o seu horizonte de perspectivas de trabalho para muito além do que você espera. Em várias ocasiões, profissionais se inscrevem em cursos com a expectativa de sanar deficiências na formação em determinadas áreas, e além de resolvê-las, aprimoram suas formações em muitas outras áreas.
Uma característica comum em vários cursos de pós-graduação, por exemplo, é a ênfase nas qualidades e nas capacidades de gestão no campo trabalhado.
Neste post abordamos os principais pontos necessários para que você possa construir uma boa carreira profissional. Levantamos a importância de ter um planejamento de carreira, como escolher a sua profissão e a importância de ter boas redes de contatos. Além disso, vimos que manter-se atualizado e fazer uma pós-graduação pode ser um diferencial na sua vida profissional.
Gostou de saber como alcançar o sucesso profissional por meio de dicas simples e diretas? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mails!]]>

No Comments

Post A Comment