Como conciliar trabalho e estudo EAD? Confira 6 dicas incríveis!

Conciliar trabalho e estudo é um dos grandes problemas de quem já está atuando no mercado, mas sabe a importância de investir em capacitação.

No cenário atual, a pós-graduação é um requisito obrigatório para quem deseja sucesso na carreira, e a modalidade a distância chegou para facilitar a vida de quem tem a agenda e o orçamento apertados.

Para que você consiga administrar o seu tempo e aproveitar o que de melhor essas instituições têm para oferecer, preparamos este post. Continue a leitura e aprenda a organizar e seguir uma rotina saudável e estimulante!

A importância de aprender a se planejar

Se você é uma pessoa que tem dificuldade em organizar a rotina, saiba que a solução para esse problema pode ser mais simples do que pensa.
De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, pertencente à superconceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o gerenciamento do tempo pode estar diretamente ligado às atividades cerebrais.
Indivíduos que têm dominância natural no quadrante responsável pelo raciocínio lógico, geralmente, sentem-se mais confortáveis em seguir um planejamento à risca. Entretanto, não são todos os que nascem com essa habilidade.
Felizmente, é possível exercitar essa capacidade e facilitar tal processo por meio da prática. Assim, conciliar trabalho e estudo torna-se uma atividade mais leve, e os resultados esperados podem ser alcançados com mais facilidade.

Os meios para desenvolver essa habilidade

Algumas atitudes podem ajudar a desenvolver essa habilidade em nosso cérebro. O primeiro passo é tentar reconhecer por que evitamos algumas atividades, deixando para realizá-las no último minuto. Quais seriam essas ações? Qual o motivo de evitá-las?
Descobrindo esses elementos, tenta-se buscar mecanismos para solucionar esses problemas.
Vamos supor que o mais difícil seja perder horas de sono para estudar. A solução pode ser diminuir as horas de estudo durante a semana e compensá-las aos sábados ou domingos.
O importante é encontrar meios para driblar esses problemas e persistir nos exercícios para conseguir cumprir a rotina sem sacrifícios.

A organização da rotina

Agora, que você já sabe como treinar seu cérebro para conseguir cumprir uma rotina sem grandes sacrifícios, confira as nossas seis valiosas dicas para organizar o seu tempo e conciliar trabalho e estudo!

1. Fazer um cronograma

Fazer um cronograma e segui-lo à risca é o primeiro passo para quem precisa conciliar a rotina entre trabalho e estudo EAD e colher bons frutos em sua formação. Tudo isso aliado à experiência que vem adquirindo no trabalho.
Para que seja eficiente, deve contemplar toda a rotina do estudante, incluindo o tempo livre para lazer e os horários de descanso.

2. Adaptar a rotina

Montar um cronograma completo, conforme sugerimos acima, é fundamental para que o aluno consiga adaptar a sua rotina.
Isso significa que, ao montar o seu cronograma, o indicado é não fazê-lo de forma simples. Assim, você pode ter uma visão ampla sobre o seu dia a dia e incluir os estudos nas ocasiões mais oportunas, sem ficar sobrecarregado.
Por exemplo, ao adicionar ao cronograma o seu intervalo para o almoço no trabalho, você pode perceber que consegue aproveitá-lo para estudar.
O tempo de deslocamento entre o trabalho e a sua casa também é imprescindível. Muitos esquecem desse período e acabam criando uma rotina que não é compatível com o que acontece na realidade, negligenciando os estudos e as horas de descanso.
Nesse caso, o ideal é respeitar as oito horas de sono recomendadas e separar algumas horas do final de semana para completar a carga horária semanal estabelecida por você mesmo.

3. Estabelecer prioridades

Seja sincero: no que diz respeito à sua vida profissional, quais são as suas prioridades a médio e longo prazo?
A resposta a essa pergunta é fundamental para que você escolha o curso mais adequado para a sua carreira, a instituição que ofereça mensalidades que cabem no seu bolso e se organizar quando já tiver iniciado a pós.

4. Estar com o material sempre em mãos

Quem concilia trabalho e estudo precisa aproveitar ao máximo as oportunidades que tem para estudar. Por isso, estar com o material sempre em mãos é uma boa alternativa.
Resenhas, apostilas, resumos e outros instrumentos utilizados para fazer as suas anotações devem ter espaço obrigatório na sua mochila.
O notebook também deve estar presente, desde que os locais em que você circula sejam seguros para levar o computador na bolsa.
O horário de almoço, os fins de semana na casa de um familiar ou até mesmo tomar um café sozinho podem ser momentos de calmaria ideais para concentração, revisão e fixação de conteúdo.

5. Criar um sistema de recompensas

Quem está em busca de conhecimento e de melhorar a vida profissional precisa fazer alguns sacrifícios. Devemos ser realistas: horas de lazer serão perdidas e algumas atividades devem ser deixadas de lado.
Para que você não caia na armadilha da procrastinação, crie um sistema de recompensas pelas horas de estudo cumpridas durante a semana. Vale tudo: um tempinho a mais nas redes sociais, uma soneca pós-almoço, um maravilhoso hambúrguer da sua lanchonete preferida.
Mas, atenção: é muito importante ser sincero consigo mesmo e não burlar os critérios preestabelecidos. Seja rigoroso!

6. Iniciar o curso o quanto antes

Se você já refletiu sobre o seu futuro, se  sabe exatamente o que quer para a sua carreira e quais os melhores cursos para atingir esses objetivos, comece a sua pós agora mesmo!
Quando se trata do mercado de trabalho, quem fica muito tempo planejando sem tomar uma atitude corre o sério risco de ficar para trás. Iniciar o quanto antes ajuda a se manter motivado e empolgado, facilitando o cumprimento do planejamento à risca.

Para aqueles que precisam conciliar trabalho e estudo na busca de melhor posicionamento no mercado e mais conhecimento, investir em uma pós-graduação EAD já é um benefício por si só. Organizar o tempo corretamente torna mais fácil ter uma boa rotina e aproveitar todas as vantagens dessa formação.
Ficou com alguma dúvida ou quer contribuir com mais alguma dica? Deixe um comentário! Teremos prazer em compartilhar ideias com você!
No Comments

Post A Comment