Você sabe o que é MBA e como ele funciona?

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige que os profissionais invistam em formação continuada ou especializações para dar um up na carreira. Se o seu objetivo é chegar ao topo, você precisa saber o que é MBA!

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre essa modalidade de pós-graduação, uma vez que as ofertas de cursos e instituições são realmente generosas. Contudo, é necessário conhecer os aspectos principais para fazer uma boa escolha.

Este artigo foi elaborado para ajudar você nesse processo. Confira aqui o conceito, as características, os tipos de curso e os benefícios que essa pós-graduação oferece!

O que é MBA?

O primeiro passo para entender o que é MBA é saber que a sigla vem do inglês Master in Business Administration, que significa Mestre em Administração de Empresas. Entretanto, MBA não é considerado um mestrado no Brasil.
No nosso país, o MBA é um curso de especialização Lato Sensu voltado para a prática profissional, e é indicado para quem deseja aprofundar conhecimentos administrativos e de gestão. Bastante procurado por empresários, executivos e gestores, é ótimo para aumentar o networking e garantir uma visão mais aprimorada do mundo corporativo.

Como um MBA se diferencia de outros tipos de pós?

O MBA é um curso Lato Sensu e, como tal, é indicado para quem busca aperfeiçoamento profissional. Esses cursos se destacam por conceder ao aluno competências específicas para serem aplicadas na prática, facilitando a ascensão na carreira, uma possível mudança de área ou ainda a adaptação a um novo cargo dentro da atual empresa em que trabalha.
Quando o interessado busca um curso de especialização, normalmente se depara com as opções Lato Sensu e Stricto Sensu. Nesse contexto, saber o que é MBA é um requisito básico para fazer uma escolha mais adequada às demandas profissionais.
O Stricto Sensu trata-se dos programas de mestrado e doutorado, indicados para as pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica, seja como professor universitário, seja como pesquisador.
O MBA tem um tempo de duração menor do que um mestrado, que costuma levar em média 2 anos para ser concluído. A pós Lato Sensu leva de 1 a 2 anos para ser concluída.

Tempo de duração

Como o assunto é o tempo de duração, é importante lembrar que, para o diploma ter validade no mercado, o curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso, no Brasil o MBA deve ter a duração mínima de 360 horas-aula.
Contudo, é possível cursar o MBA também no exterior, em que deve ser obedecido o chamado padrão global, de 480 horas-aulas.
Essa característica de ensino breve — em relação ao mestrado ou a uma nova graduação — faz com que o MBA seja mais indicado para quem já tem uma rotina de trabalho, pois as aulas costumam acontecer uma ou duas vezes por semana, ou mesmo aos sábados. Além disso, há a modalidade EAD.

Forma de ensino

O MBA é um modelo de ensino mais voltado para a área profissional, apresentando estudos de casos, jogo de negócios e uma grade de professores com uma carreira sólida no mercado.
Como mencionamos acima, o MBA pode ser cursado na modalidade presencial ou a distância. A carga horária é a mesma e não há diferenciação no certificado — o que difere uma da outra é o custo e a flexibilidade dos horários.
A modalidade presencial exige que o aluno compareça à instituição regularmente. Já na EAD, as aulas podem ser assistidas por meio da internet, onde e quando for mais conveniente — e as mensalidades geralmente são mais baixas.
Quando você opta por um EAD, pode estudar em qualquer instituição renomada que ofereça a modalidade, inclusive nas internacionais.
Essa não é a única característica da forma de ensino. No MBA, os alunos entram em contato com instrumentos da área de gestão para promover debates sobre situações reais no formato de cases, em que o professor atua como um mediador.
Ao final da especialização, a maioria das instituições exige que o aluno desenvolva uma monografia ou um artigo de conclusão de curso, que tenha relação com os aspectos abordados durante as aulas. Após a entrega — que normalmente não exige apresentação diante de uma banca —, o cumprimento das atividades e das horas-aula, o estudante recebe o título de especialista.

Em quais áreas é possível fazer um MBA?

Agora que você já sabe o que é MBA e como ele funciona, chegou o momento de conhecer as áreas que estão em crescimento e podem fazer uma grande diferença no currículo. São elas:

  • gestão de pessoas;
  • gestão de negócios;
  • gerenciamento de projetos;
  • áreas comerciais;
  • gestão em finanças.

As áreas de tecnologia da informação, saúde, marketing e agronegócios também oferecem uma ampla variedade de cursos. Com o crescimento nas demandas de MBA, você certamente se surpreenderá com as áreas que atualmente já promovem especializações.

Tipos de cursos

A ideia central do MBA é conceder ao aluno o título de especialista, então o currículo e a carga horária são fundamentais para garantir o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação.
Como mencionamos acima, essas especializações contemplam um amplo leque de áreas, e dentro de cada nicho é possível escolher os cursos que mais se encaixam nas suas demandas profissionais. Esteja sempre atento às exigências do MEC!

Quais são os benefícios do MBA?

Ao longo deste artigo você não só descobriu o que é MBA como teve acesso às vantagens que esse tipo de especialização pode oferecer para a vida profissional de uma pessoa. Caso ainda não esteja convencido, listamos 9 benefícios do MBA para a sua carreira. Confira:

  1. o MBA promove uma reciclagem de conhecimentos de alto nível
  2. dá acesso a informações e palestras relevantes para a carreira;
  3. abre a mente e proporciona ideias criativas para a abertura do próprio negócio;
  4. propicia a construção do seu nome como referência no ramo de atuação;
  5. possibilita que você descubra um talento adormecido dentro de si mesmo, mudando de área de atuação e se realizando profissionalmente;
  6. valoriza o currículo;
  7. abre caminhos para remunerações mais altas — principalmente se a empresa contratante estabelece uma política de planos de cargos e salários;
  8. promove ferramentas criativas para a solução de conflitos;
  9. aumenta a rede de contatos.

Esperamos que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é MBA e que você tenha se entusiasmado a dar um grande passo na sua carreira!
Que tal fazer com que os seus amigos tenham acesso a este conteúdo? Compartilhe este post nas redes sociais e veja quem se anima a estudar e dar uma turbinada na vida profissional!

No Comments

Post A Comment