5 dicas para você voltar a estudar e impulsionar sua carreira!

Benefícios para quem volta a estudar

Ao recomeçar seus estudos, você deve lembrar que acrescentará muitas vantagens em sua carreira profissional e vida pessoal. Para ficar mais claro, vamos considerar uma entrevista realizada ao consultor Sérgio Miorin, diretor-geral da SM Consultoria e divulgada pelo Jornal de Piracicaba:

Maior remuneração

Devido ao fato de os profissionais darem continuidade aos estudos, eles passam a ser mais bem remunerados.

Diferencial competitivo

As empresas têm interesse em contratar profissionais que têm maior especialização por meio de seus estudos. O motivo está relacionado ao maior preparo para cumprir as tarefas designadas.

Realização pessoal

Nem só com oportunidades de trabalho você será beneficiado ao voltar a estudar, mas também terá realização pessoal. Ao adquirir conhecimentos, você passa a ter uma nova visão de mundo e terá mais segurança e confiança para atuar nas diversas situações que surgirem.

Oportunidade de fazer networking

Além disso, você tem a chance de conhecer professores que são reconhecidos por ter grande engajamento no mercado e saber aplicar o conhecimento com a prática nos negócios.
Dessa forma, terá a oportunidade de se inserir no mundo dos melhores especialistas no assunto e facilitar qualquer próximo passo profissional que queira dar.
Agora, veja as cinco dicas que preparamos para você seguir e impulsionar sua carreira.

Dicas para voltar a estudar e impulsionar a carreira

1. Decida sobre suas preferências e metas para o futuro

Antes de tomar qualquer decisão em relação ao recomeço de seus estudos, decida em qual área deseja atuar. Seus objetivos profissionais devem ser colocados em prática para criar as metas necessárias para alcançá-los.
Caso você deseje seguir uma nova carreira ou aperfeiçoar-se na mesma em que atua, não há problema! O mais importante é ter certeza do que pretende fazer. No entanto, caso apresente dúvidas, faça esse teste vocacional. Esses testes ajudam a dissipar as incertezas.

2. Encontre aquela opção que mais se encaixa no seu momento

A próxima dica é ser sincero e adequar o curso que procura de acordo com a sua realidade, por exemplo, optando por uma instituição de ensino que caiba no seu orçamento ou que seja próxima de sua residência, do seu local de trabalho ou no meio do caminho.

Para isso, a ideia é escolher entre os cursos que se adaptem ao seu momento atual. Uma opção interessante é o Ensino a Distância (EaD). Por meio de um ambiente online, ficará mais fácil conciliar seus estudos com o trabalho, por exemplo.

3. Organize seus estudos

Após iniciar suas aulas, você terá que manter uma organização para que consiga ir bem nos estudos. Para isso, procure montar um cronograma com as datas de trabalhos e avaliações que tiver que fazer. Para o momento de estudar, procure ter sempre um local organizado e que seja livre de barulho.
Fazendo dessa forma, ficará mais fácil estudar e adaptar-se a essa rotina.

4. Faça um planejamento financeiro

É comum que, ao voltar a estudar, você passe a ter mais despesas financeiras, como o pagamento das mensalidades. Para que não fique sem aquele fôlego no final do mês, é importante organizar suas finanças. Pague todas as dívidas pendentes, caso tenha, para que fique com o orçamento mais folgado.
Mantenha o foco em investir nos seus estudos, evitando, assim, fazer compras desnecessárias. Dê prioridade aos gastos essenciais para não comprometer seu orçamento. Além disso, observe alguns pontos que deverá rever para manter-se matriculado no curso.

Elabore uma planilha de gastos extras

Considere outros itens que poderão fazer parte da rotina ao retornar aos seus estudos, como​ alimentação e ​transporte (ex: transporte público, aplicativos “tipo uber” ou estacionamentos).

Prepare-se para os imprevistos

Para se preparar quanto aos possíveis gastos que possam surgir, o ideal é que você sempre tenha uma poupança guardada para suprir algumas eventualidades.

Guarde um pouquinho para o lazer

Todos precisam de lazer, então lembre de guardar um pouco para curtir um pouco nos momentos de folga.
Você pode usar esses apps para te ajudar com a organização.

5. Persista

Lembre-se de que dificuldades podem surgir no decorrer de sua caminhada. No entanto, mantenha o foco e a disciplina para conseguir se formar. No final, você verá que valeu o esforço e poderá perceber os melhores resultados em sua vida profissional.
Uma ideia interessante é escrever, em um papel, seus principais objetivos profissionais. Deixe esse papel sempre próximo, assim, quando sentir vontade de desistir, você se lembrará do motivo de ter voltado aos estudos.
Algumas vezes, pessoas ou eventos podem colocá-lo em situações difíceis de escolha. Um exemplo disso seria um amigo chamá-lo para uma festa bem no dia que se programou para estudar, ou, ainda, ter que deixar para mais tarde os planos de uma viagem, devido às datas das aulas.
No entanto, esteja decidido e não permita que nada tire seu desejo de estudar. Até porque, o maior beneficiado será você mesmo.
Por fim, vale ressaltar que, ao voltar a estudar, sua vida profissional terá um novo rumo. Portanto, persista e tenha foco e disciplina para que seus objetivos sejam alcançados. Além disso, prossiga com seus estudos, até mesmo, após concluir a pós-graduação. Aproveite todas as oportunidades que tiver de se aperfeiçoar a cada dia mais em sua profissão.
Agora que você aprendeu, com nossas dicas, os benefícios que terá ao voltar a estudar, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Certamente, seus amigos vão gostar de aprender sobre o assunto. Vamos lá!

]]>

No Comments

Post A Comment