Qual a importância do ENEM? Tire suas dúvidas!

enem

COMPARTILHE!

Com a sua criação em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha como principal objetivo ser uma avaliação de desempenho dos estudantes do ensino público e privado dos anos do Ensino Médio. 

A partir de 2009, o exame também passou a ser um instrumento para seleção de alunos em instituições de ensino federais e para programas do Governo Federal como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)  e ProUni (Programa Universidade para Todos). 

Como funciona o Enem?

O Enem é um exame que acontece em fins de semana consecutivos. Os candidatos devem realizar uma prova de 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento: 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias. 

Além das questões, os estudantes também devem escrever uma redação (dissertativa-argumentativa) de acordo com um tema proposto. 

O interessado em realizar a prova deverá se inscrever durante o período de inscrições, realizar o pagamento de uma taxa (há opção de solicitar a isenção) e comparecer ao local da prova, na data e horários marcados. De forma anual, o Enem acontece nos últimos meses do ano, assim como a maioria dos principais vestibulares pelo Brasil.

CONTINUAR LENDO

Instituições

enem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *