TCC no EaD: Você sabe como funciona? Tire suas dúvidas!

TCC no EaD

COMPARTILHE!

Desde os primeiros meses na graduação ou pós-graduação, os alunos recebem informações sobre como será o conteúdo programático, as avaliações. Além disso, são avisados que precisarão desenvolver um trabalho final para concluírem a formação. Pensando nisso, montamos um artigo completo para explicar como o TCC no EaD funciona. Vamos lá!

O que é Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

TCC é um projeto desenvolvido por estudantes nos últimos semestres da graduação ou pós-graduação. O principal objetivo deste trabalho é fazer com que o aluno coloque em prática tudo o que foi visto durante todo o curso, além de ser uma forma de permitir o aprofundamento sobre um tema ou área de atuação do seu interesse. 

Tanto no ensino presencial quanto no a distância, o TCC  deve seguir uma estrutura pré-determinada. Além de estar formatado no padrão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):

  • Capa;
  • Dedicatória;
  • Agradecimento;
  • Resumo (em português e inglês);
  • Sumário;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;
  • Bibliografia;
  • Anexos.

Tipos de TCC no EaD

CONTINUAR LENDO

Nesta modalidade, o principal objetivo é aproximar o aluno da pesquisa acadêmica. Isto acontece, pois uma monografia é um trabalho mais extenso e aprofundado sobre um objeto de pesquisa. Além disso, cada instituição define o mínimo de páginas que o projeto precisa ter. 

Artigo científico

Um artigo científico é um trabalho mais sucinto que tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa. Normalmente, possuem cerca de 10 a 20 páginas. Portanto, pode ser feito em grupo ou de forma individual, cabe à instituição definir as regras para sua execução. 

Como funciona o TCC no EaD?

No ensino a distância, o professor e o tutor são os responsáveis por auxiliar o aluno durante todo o processo de construção do projeto, pesquisa e apresentação em banca. 

Assim como as aulas são feitas de forma remota, as orientações também. Toda a comunicação é feita em um ambiente de aprendizagem virtual. Depois concluído, o estudante deve defender o seu trabalho, presencialmente, em frente a uma banca avaliadora. 

A reprovação no TCC pode acontecer se ficar comprovado que o estudante cometeu plágio (utilizar informações que não são suas, como se fossem). Portanto, é importante ressaltar que os diplomas dos cursos a distância são tão válidos quanto os do ensino presencial. 

Entretanto, existem instituições em que o TCC não é obrigatório! Isso acontece, principalmente, em cursos de pós-graduação a distância, em que o aluno pode optar por fazer ou não, caso seja do seu interesse.

Sendo assim, se você está considerando começar um curso de graduação ou pós-graduação a distância, é importante pesquisar os critérios de aprovação de cada instituição. 

Apesar do TCC ser temido pelos estudantes devido a sua complexidade, com um bom projeto, é possível conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, as empresas estão em busca de profissionais que pensem de forma inovadora e fora da caixa. 

Gostou do artigo? Não perca tempo e leia também sobre as diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu!

Referências sobre o assunto: 

Aprenda como elaborar um tcc

O que acontece se for reprovado no tcc?

Como é feito o tcc na educação a distância? 

Conheça os tipos de tcc

Como fazer um tcc em 10 passos

Modalidades

ensino a distânciatcc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *